quinta-feira, 30 de abril de 2009

A PEDRA DO INGÁ



A Pedra do Ingá é atualmente um dos monumentos arqueológicos mais significativos do mundo, situada no município de Ingá no interior da Paraíba. Além de ser um dos mais belos e até pode ser nomeado intrigante e interessante.

Trata-se de um conjunto de pedras, onde há inscrições, cujas traduções são desconhecidas. Têm sido apontadas diversas origens, e há quem defenda origem extraterrestre.

Nessas pedras estão esculpidas várias figuras diversas, representando animais, frutas, humanos, constelações e até a Via Látea.

Na primeira imagem de cima para baixo vê-se a transcrição de parte das inscrições na pedra. A segunda imagem é a pedra ao natural. Alguns especialistas dizem que as inscrições parecem ter sido moldadas nela, como se algo tivesse amolecido a pedra e daí houvesse a impressão das marcas.

A história do Brasil é contada a partir do ano de 1.500, mas a Pedra do Ingá é o testemunho de que alguma civilização importante habitou ou passou pelo nosso território. Nenhum governo no Brasil se interessou sériamente em estudar a história pré-Cabral. A Pedra do Ingá é apenas uma das evidências, existem várias outras espalhadas pelo território nacional. Evidências como essa da Pedra do Ingá desconcertam a ciência tradicional que fica procurando nos índios a autoria das inscrições, o que é um absurdo. Os índios com certeza chegaram ao nosso território muito depois dessas inscrições terem sido feitas.

É preciso que algum governo tenha a coragem de tirar o véu que cobre as evidências de civilizações anteriores do nosso território, ter coragem de desafiar a ciência tradicional e procurar a verdade. Talvez seja mesmo certo que a verdade está lá fora.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

GRIPE SUÍNA: RISCO REAL DE PANDEMIA GRAU 5


A OMS (Organização Mundial de Saúde) elevou para grau 5 o alerta da gripe suína, em escala que vai de 1 a 6. Isso significa que, agora, a pandemia (epidemia de vasto alcance geográfico, talvez global) não pode ser evitada. "Toda a humanidade está sob ameaça em uma pandemia", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou a existência de dois casos suspeitos. "É hora de todos os países ativarem seus planos de prevenção pandêmica".

De acordo com o ministro José Gomes Temporão (Saúde), os dois casos suspeitos são de um morador de São Paulo e o outro de Minas. Outras 36 pessoas que tiveram sintomas da doença estão sendo monitoradas. São pessoas que chegaram de países onde a doença foi registrada e apresentaram algum dos sintomas da doença.

Há pacientes sendo monitorados no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Segundo o ministro, o Brasil tem matéria-prima para produzir medicamentos para o tratamento de até 9 milhões de pacientes contaminados com o vírus da gripe suína.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

HO! CUBA!


O presidente cubano, Raúl Castro, afirmou hoje que seu país "não precisa fazer nenhum gesto" em direção aos Estados Unidos. Castro exigiu o fim imediato do embargo imposto pelos norte-americanos sobre a ilha comunista. A declaração foi uma resposta a recentes declarações do presidente dos EUA, Barack Obama.

Obama, que completa 100 dias como presidente dos Estados Unidos hoje, havia afirmado que Havana deveria realizar algum gesto para melhorar as relações bilaterais, como por exemplo a libertação de presos políticos. Obama levantou neste mês o fim de restrições de viagens e remessas feitas por cubano-americanos à ilha.

Os EUA e o mundo dão atenção demais a essa ilha. País minúsculo, menor que o Triangulo Mineiro, economia pequena, PIB pequeno, Cuba não oferece perigo para ninguém. E Raul Castro não tem poder para exigir nada de Obama. Se os EUA pararem de dar atenção a Cuba, ninguém vai falar dela mais. Se resumirá ao que ela realmente é: apenas uma das ilhas do Caribe, onde a esquerda brasileira adora passar férias e sonhar com revoluções. Coisa do passado!

AÉCIO E SERRA INICIARÃO VIAGENS CONJUNTAS


Pré-candidatos pelo PSDB à Presidência acertam que a consulta interna ao partido deve ser realizada até fevereiro e que os dois viajarão ao menos uma vez por mês pelo país para discutir propostas com a sociedade.
Aécio, que defendia a realização das prévias entre setembro e dezembro deste ano, aceitou adiar a data da consulta aos filiados do partido para 2010, como queria José Serra. “Fui sensível aos argumentos do governador Serra, que acha que, sobretudo no seu caso, por ser governador de primeiro mandato, antecipar muito esse calendário traria para ele algum desconforto”, afirmou. De acordo com o mineiro, Serra também recuou em sua decisão de não iniciar de imediato as viagens pelo país para discutir a sucessão presidencial com lideranças locais nas várias regiões. Os dois acertaram manter pelo menos uma viagem juntos por mês nas diferentes regiões do país e o calendário será definido pela direção nacional do PSDB.
A estratégia é iniciar a construção de alianças e fortalecer os palanques regionais para a sucessão.

terça-feira, 28 de abril de 2009

QUE QUE É ISSO PRESIDENTE?


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 28, que se as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) quisessem chegar ao poder, "seria muito mais fácil" que criassem um partido político para disputar eleições.
"Se, em um continente como o nosso, um índio e um metalúrgico podem chegar à Presidência, por que alguém das Farc, disputando eleições, não pode?"
Meu Deus do céu! Parece que o Obama conseguiu virar a cabeça do "cara".
Meu caro presidente Lula, as Farc não podem disputar eleição simplesmente porque são criminosos. Sequestradores, assassinos, assaltantes, estrupradores, etc, etc....
Será que o Lula votaria ou apoiaria alguém dessa estirpe?
Se a resposta for sim estaremos perdidos porque logo, logo teremos o partido do PCC disputando eleições, porque não? Pela lógica do Lula isso não é um absurdo.
Eleitor brasileiro, é preciso mudar o governo do Brasil em 2010, pelo bem do futuro nação.
O Lula calado é um poeta!

O EIXO DO ATRASO


O presidente reeleito Rafael Correa, do Equador, nega que exista na América do Sul o eixo Equador-Venezuela-Bolívia. Mas é claro que se nota a influencia gigantesca de Ugo Chávez nos outros dois países, quase como um segundo presidente. Basta ver que idênticamente, os três conseguiram as suas reeleições de maneira parecida, usando principalmente os tais referendos. Evo Morales apelou até para uma ridícula greve de fome. Os tres pretendem continuar no poder indefinidamente. Sob a tutela do eixo se encontra também o Paraguai e a Argentina. Atrás da cortina da tal Revolução Bolivariana, Hugo Chávez manipula seus parceiros contra os interesses do Brasil na região. Foi assim na Bolívia com a nacionalização de propriedades da Petrobrás, está sendo assim no Paraguai com a rediscussão das tarifas de energia de Itaipu e vai ser assim no Equador, pois Rafael Correa pretende nacionalizar instalações da Petrobrás no país. Esses caras dizem que são amigos de Lula, que ingenuamente acredita, mas estão afim de comer o Brasil pelas beiradas.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A GRIPE SUÍNA


A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu elevar o nível de alerta pandêmico da gripe suína para fase 4 (em uma escala que vai a 6), informam agências internacionais. Até esta segunda-feira, 27, o nível de alerta estava em 3. A fase 4 representa risco significativo de pandemia, ou epidemia em escala mundial, com a confirmação de que existe transmissão direta entre humanos. O nível seguinte, 5, define pandemia "iminente".

A OMS afirma que não há risco no consumo de carne suína bem cozida, e que trabalhadores que manipulam carne de porco crua devem lavar as mãos com cuidado, usando água e sabão.

O sintoma da gripe suína é parecido com o sintoma da gripe comum.

A pessoa quando está com gripe suína sente febre, perde a vontade de se alimentar e passa a ter tosse. Algumas pessoas ficam com coriza (nariz escorrendo) e sentem sua garganta seca. Alguns ainda tem nauseas, vômitos e diarreia.

Níveis de alerta da OMS:

Fase 1 - nenhum vírus que circula entre os animais causou infecção em humanos;

Fase 2 - um vírus que circula entre animais causou infecção em humanos, o que causa uma potencial ameaça pandêmica;

Fase 3 - casos esporádicos e pequenos focos da doença em humanos, mas que não têm suficiente capacidade de transmissão entre humanos;

Fase 4 - a transmissão entre humanos já é possível. Há um risco significativo de pandemia;

Fase 5 - o vírus se transmite de pessoa para pessoa em pelo menos dois países de uma região monitorada pela OMS. A pandemia é iminente;

Fase 6 - mostra que uma epidemia global está acontecendo.

domingo, 26 de abril de 2009

CRUZEIRO 5, ATLÉTICO 0


O Cruzeiro está muito perto de conquistar o bicampeonato mineiro. Para quem previa um jogo equilibrado, no primeiro duelo da final, neste domingo, no Mineirão, acertou só na etapa inicial. No segundo tempo, o time celeste foi muito superior, contou com o auxílio da defesa alvinegra e chegou à incrível goleada de 5 a 0. Os gols foram de Leonardo Silva (2), Kléber, Leo Fortunato e Jonathan (2).

sábado, 25 de abril de 2009

CARTILHA OU MANUAL?


O senador Magno Malta fez um pronunciamento indignado contra uma cartilha do Ministério da Saúde sôbre uso de drogas. Procurei mais informações e vejam o que encontrei na cartilha do Ministério da Saúde do governo Lula.
Sôbre maconha:
Se você é usuário de maconha, é bom andar com um vidrinho de colírio, porque ela costuma deixar o olho meio vermelho; para tirar o bafo, beba bastante água ou, senão, uma vodca”.

Sôbre cocaína:
“Se você é usuário de cocaína, não use nota de dinheiro para cheirar cocaína, use um canudinho, desses que há nos bares, que são mais higiênicos. E não manipule a cocaína com sua mão, que pode estar com algum micróbio, com alguma bactéria”.

Sôbre crack:
Se você é usuário de crack, você tem de beber muita água após consumir crack, bastante água mesmo, e também tem de se alimentar bem antes e depois do consumo de crack”.

E, quanto ao ecstasy, recomenda fazer uso de bastante bebida isotônica antes e depois da pessoa consumir a droga.

Em nenhum momento diz que o consumo de drogas é prejudicial à saúde e que financia o tráfico.

Veja os tópicos da cartilha:
Ao usar drogas aspiradas – cocaína:

- evite compartilhar canudos;
- evite preparar a droga com cartões eletrônicos ou cartões que soltem tinta;
- coloque a droga sobre superfícies limpas;
- não coloque canudo dentro do nariz e
- evite usar notas de dinheiro

Ao usar drogas injetáveis - não compartilhe

- agulhas e seringas;
- algodão para limpeza;
- frascos de anabolizantes;
- frascos de diluição de água.

Ao usar crack

- evite latas prefira copos de plástico;
- evite compartilhar piteiras e cachimbos;
- procure usar protetor labial e
- se usar piteiras e cachimbos prefira os de madeira ou de vidro.

Ao usar álcool

- evite usar sozinho e
– beba água, antes, durante e depois

Ao usar ecstasy

- beba muita água;
- faça reposição hidroeletrolítica com sucos, bebidas isotônicas, etc e
- conheça o fornecedor para não comprar gato por lebre.

Ao usar cigarros

- evite o uso de cigarros de “baixo teores”.

Na cartilha encontramos a seguinte frase: “Conheça o fornecedor para não comprar gato por lebre”.

Quem será o bom fornecedor no entender deles?

O senador Magno Malta chama a cartilha de manual e é o que parece.
Será que nesse governo não tem ninguém para alertar os aloprados sôbre as besteiras que eles fazem?

Veja o desabafo do senador Gerson Camata: Sr. Presidente, às vezes, lemos uma notícia e não acreditamos naquilo que estamos lendo. No sábado, no jornal O Globo, li uma notícia uma vez, duas vezes. Tomei um cafezinho, bebi um copo d’água e a li de novo, para ver se aquilo era verdade. Era verdade. Hoje, eu a li de novo. O Ministério da Saúde editou uma cartilha – não acredito que aquilo foi pago com dinheiro público; estou falando isto aqui por que estou requerendo ao Ministério exemplares da cartilha e estou pedindo que o Tribunal de Contas diga se é lícito usar dinheiro do contribuinte para fazer uma cartilha como essa – dirigida aos viciados em crack, em cocaína e em ecstasy. Em vez de dizer que aquilo faz mal, em vez de pedir para que não façam uso dessas drogas, estimula-se o uso, porque o título é O álcool e outras drogas não afetam seus direitos. Dizem “álcool e outras drogas”, ou seja, é tudo igual, é tudo igual.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

COMIDA DE BUTECO 2009


Já está acontecendo o COMIDA DE BUTECO 2009, em Belo Horizonte. O evento comemora 10 anos de existência e traz o tradicional roteiro de bares e tira-gostos. Entre 17 de abril e 17 de maio está aberta a temporada de descobertas de novos bares e sabores em Belo Horizonte. Se BH não tem praia, tem uma cultura de buteco sofisticada e deliciosa. Para quem não conhece Belo Horizonte é uma ótima oportunidade de conhecer visitando 41 endereços onde vai poder degustar comidas deliciosas e curtir um bom papo.

Confira os bares e pratos participantes:


1. ACONCHEGO DA FLORESTA
Tira-gosto: PAPO FURADO
(moelinha defumada com mussarela, couve rasgada e molho especial. Acompanha pão)
Rua Alabastro, 38 . Floresta . tel 31 3461-5340
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 16h a 00h. Sábados de 11h a 00h. Domingos e feriados de 12h as 18h.




2. AGOSTO BUTIQUIM
Tira-gosto: DONA BERINJELA E SEUS DOIS QUITUTES
(cubos de carne marinados, berinjela crocante e bolinhas de angu com taioba, ao molho Vadinho)
Rua Esmeralda, 298 . Prado . tel 31 3337 6825
Horário de funcionamento: 2ª a sábado, de 17h a 00h.




3. ALI-BA-BAR
Tira-gosto: KAFTA MINEIRA AO MOLHO BARAK OBAMA
(kafta ao molho, acompanha mandioca cozida na manteiga de garrafa e couve mineira)
Rua Mathias Cardoso, 345 . Santo Antônio . tel 31 3337 9114
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 16h a 00h. Sábados e feriados de 11h a 00h.




4. ARMAZÉM DO ÁRABE
Tira-gosto: PICADINHO À MODA BIDFINE
(carne picada em cubos com grão de bico e especiarias árabes)
Rua Luz, 230 . Serra . tel 31 3223 1410
Horário de funcionamento:
2ª a sábado, de 17h a 00h.




5. AUTÊNTICO’S
Tira-gosto: ATRÁS DA MOITA
(carne de boi cozida, linguiça defumada, pupunha, cenoura e couve especial)
Avenida Professor Mário Werneck, 895 . Estoril . tel 31 3378 3215
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 00h. Sábados de 12h a 00h. Domingos de 12h as 18h.




6. BAR 222
Tira-gosto: NAS ASAS DO 222
(coxinha da asa frita com molho picante, acompanha espetinho de couve recheado com bacon)
Rua Francisco Deslandes, 222 . Anchieta . tel 31 3287 7712
Horário de funcionamento:
2ª a domingo e feriado de 16h a 00h. Sábados




7. BAR DA CIDA
Tira-gosto: CARNE “ACENTADA”
(maçã de peito e miolo de acém ao molho da casa com mandioca frita, acompanha couve e pão)
Rua Numa Nogueira, 287 . Floramar . tel 31 3434 8715
Horário de funcionamento:
3ª a 6ª, de 16h a 00h. Sábados e domingos, de 13h a 00:30h.




8. BAR DA LORA
Tira-gosto: MERCADÃO DA LORA AO MOLHO DOS BOHEMIOS
(fígado com jiló + linguiça com couve + pernil com conservas, acompanha molho de cerveja Bohemia)
Mercado Central . Avenida Augusto de Lima, 744 . Loja 115 . Centro (Santa Catarina) . tel 31 3274 9409
Horário de funcionamento: 2ª a sáb. de 08:30h às 18h. Domingos, de 08h as 13h.




9. BAR DO ANTÔNIO (PÉ-DE-CANA)
Tira-gosto: CARNOBA
(filé com taioba, caldo de carne e batata recheada com queijo)
Rua Flórida, 15 . Sion . tel 31 3221 2099
Horário de funcionamento:
2ª, sábados e feriados de 11h a 01h. Domingos, de 11h às 19h.




10. BAR DO CARECA
Tira-gosto: FILHO DA TRUTA
(truta com batata doce frita e molho especial)
Rua Simão Tam, 395 . Cachoeirinha . tel 31 3421 3655
Horário de funcionamento:
3ª a 6ª, de 17:30h a 00h. Sáb. de 11h a 00h. Domingos e feriados, de 11h às 20h.




11. BAR DO CARECA (O PESCADOR)
Tira-gosto: TILÁPIA NA PRAIA DO CARECA
Rua José Lopes Murada, 310 . Floramar . tel 31 3434 6448
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 18h a 00h. Sábados e feriados de 12h a 00h. Domingos, de 12h às 18h.




12. BAR DO CEARÁ
Tira-gosto: QUE PESCOÇO!
(pescoço de peru com batata cozida)
Avenida Henfil, 525 . Serrano . tel 31 3475 5362
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 00h. Sábados e feriados de 11h a 00h.




13. BAR DO DEDINHO
Tira-gosto: UM DEDINHO DE MINAS
(filet de peito de frango com catupiry, batata noiset, queijo provolone e couve frita)
Avenida Deputado Anuar Menhen, 231 . Santa Amélia . tel 31 3047 1012
Horário de funcionamento: 2ª a 5ª, de 17h a 00h. Sextas, de 17h a 01h. Sábados, de 11h a 01h. Domingos e feriados, de 11h a 00h.




14. BAR DO DOCA
Tira-gosto: DEZmaio Mineiro
(costelinha ao molho de goiabada e empadinha de angú, recheada com requeijão,
acompanha couve)
Rua Américo de Macedo, 633 . Gutierrez . tel 31 3291 6594
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 01h. Sábados e feriados, de 12h a 01h. Domingos, de 12h às 23h.




15. BAR DO DONDINHO
Tira-gosto: TROPEIRO BANDEIRANTE
(feijão tropeiro com couve)
Rua Tenente Vitorino, 269 . Santa Tereza . tel 31 3481 7607
Horário de funcionamento:
2ª a domingo, de 16h às 02h.




16. BAR DO FERREIRA
Tira-gosto: PECADO CAPITAL
(taioba, mandioca, carne bovina, costelinha e tomate recheado)
Rua Pinheiro Chagas, 473 . Barreiro de Baixo . tel 31 3389 9357
Horário de funcionamento:
3ª a 6ª, de 16h a 00h. Sábados e Domingos, de 11h às 22h.




17. BAR DO JOÃO (SANTA BRANCA)
Tira-gosto: MODA DA CASA
(músculo de panela com batata ao alho e taioba)
Rua Mário de Andrade, 15 . Santa Branca (Pampulha) . tel 31 3491 3122
Horário de funcionamento
2ª, sábados e feriados, de 07h a 00h. Domingos, de 08h às 20h.




18. BAR DO JOÃO (SÃO JOÃO BATISTA)
Tira-gosto: TREM ESQUISITO
(músculo à milanesa acompanhado de mandioca cozida na manteiga de garrafa, couve, molho especial e pimenta biquinho)
Rua Geralda Marinho, 117 . São João Batista . tel 31 3451 2746
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 16h a 00h. Sábados, domingos e feriados, de 12h a 00h.




19. BAR LOCAL
Tira-gosto: BACALHOCAL
(bolinhos de bacalhau ao molho acompanhado de creme de abóbora)
Rua Viçosa, 250 . São Pedro . tel 31 3223 1987
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 00:30h. Sábados, de 12h a 00h. Domingos, de 12h às 23h.




20. BAR DO PRIMO
Tira-gosto: ENTRE TAPAS E PINTXOS
(tortilla de batatas, bolinho de bacalhau e moela)
Rua Santa Catarina, 656 . Lourdes . tel 31 3335 6654
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 00h. Sábados e feriados, de 10h a 00h.




21. BAR DO VÉIO
Tira-gosto: CADA UM NO SEU QUADRADO
(bolo de carne recheado, bolinho de mandioca com parmezão, acompanha molho ao sugo)
Rua Itaguaí, 406 . Caiçara . tel 31 3415 8455
Horário de funcionamento: 2ª a 4ª, de 17h às 23h. Quintas e sextas, de 17h a 00h. Sábados, de 11h a 00h. Domingos e feriados, de 11h às 19h.




22. BAR DO ZEZÉ
Tira-gosto: SPC
(suan, polenta e couve)
Rua Pinheiro Chagas, 406 . Barreiro de Baixo . tel 31 3384 2444
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 00h. Sábados e feriados, de 12h às 22h.




23. BAR PITY
Tira-gosto: JOELHO DE MOÇO
(joelho de porco servido com linguiça defumada, bacon e taioba)
Rua Tomé de Souza, 28 B . Funcionários . tel 31 3221 3552
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 00h. Sábados, de 12h a 00h.




24. BAR SABOR DO NORDESTE
Tira-gosto: SINFONIA NORDESTINA
(carne-de-sol na brasa com pirão de queijo)
Rua Barão de Macaúbas, 212 . Santo Antônio . tel 31 3342 4225
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 00h. Sábados e domingos, de 11h às 23:30h




25. BARBAZUL
Tira-gosto: MAXIXE NO SERENO
(carne serenada com maxixe, tirinhas de pimentão amarelo, vermelho e verde, cebola roxa, acompanha farinha de cigano e couve)
Avenida Getúlio Vargas, 216 . Funcionários . tel 31 2535 3527
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 00h. Sábados, domingos e feriados, de 09h a 00h




26. BARÇÃO MOREIRA
Tira-gosto: MAÇÃ DE PEITO DA VOVÓ
(servida com mandioca na mateiga. Acompanha pão e couve)
Rua Mombaça, 493 . São Gabriel . tel 31 3493 2078
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 00h. Sábados, de 10:30h a 00h. Domingos, de 10:30h às 22h.




27. BARTIQUIM
Tira-gosto: RABO NO MATO
(rabada com mostarda)
Rua Silvianópolis, 74 . Santa Tereza . tel 31 3466 8263
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, de 18h a 00h. Sábados, de 11h a 00h. Domingos, de 11h às 18h. Feriados, de 10h às 18h.




28. BOMBAR
Tira-gosto: BREGA E CHIQUE
(linguiça artesanal de porco acompanhada de bolinhos de angu com queijo, couve e alho caramelizado)
Rua Guaicui, 116 . Luxemburgo . tel 31 8817 5867
Horário de funcionamento: 2ª a 5ª, de 17h a 00h. Sextas, de 17h a 01h. Sábados, de 13h a 01h. Domingos, de 13h às 20h.




29. BOTECO DA CARNE
Tira-gosto: FONDI MINEIRO
(linguicinha, pernil e almôndega, molhados no angu molinho e queijo parmesão)
Rua São Romão, 56 . São Pedro . tel 31 2555 8480
Horário de funcionamento: 2ª a 5ª, de 17:30h a 01h. Sextas, de 17:30h às 02h. Sábados, de 11:30h às 02h. Domingos e feriados, de 11:30h às 20h.




30. CAFÉ PALHARES
Tira-gosto: KARACOL DE PERNIL
(tradicional pernil do Palhares servido em forma de caracol, regado com molho picante de abacaxi, acompanhado de hortaliças, fios de couve e pão árabe)
Rua dos Tupinambás, 638 . Centro . tel 31 3201 1841
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, de 10h às 23h. Sábados, de 10h às 22h.




31. CHAMEGO’S
Tira-gosto: RESGUARDIN DE MINAS
(espetinho de frango acompanhado do sabor do interior)
Rua dos Aimorés, 1912 . Lourdes . tel 31 3273 4031
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h às 23h. Sábados, de 13h às 23h. Domingos, de 13h às 19h.




32. CHURRASCARIA DO ITAMAR
Tira-gosto: COPA LOMBO NA BRASA
(copa lombo assado na brasa, acompanha escondidinho de couve)
Avenida 7 de abril, 874 . Esplanada . tel 31 3463 6585
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 18h às 23h. Sábados e feriados, de 18h às 23h.




33. CURIN BAR
Tira-gosto: TETA DE GALINHA TAIOBEIRAS
(teta de galinha com mussarela na chapa, acompanha creme de couve e batata)
Rua Érico Veríssimo (Astecas), 2722 . Santa Mônica . tel 31 3452 7101
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 16h a 00h. Sábados, domingos e feriados, de 12h às 22h.




34. ESCRITÓRIO DA CERVEJA
Tira-gosto: BOI CHAPADO
(filé na chapa com condimentos, acompanhado com anéis de cebola crocante)
Avenida General Olímpio Mourão Filho, 800 . Planalto . tel 31 3495 6183
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17:30h a 00h. Sábados, domingos e feriados, de 13:30h a 00h.




35. ESTABELECIMENTO BAR
Tira-gosto: COSTELINHA DO PIRU
(costelinha desossada e marinada em molho shoyo e limão no espetinho e frita. Servido com molho de mexirica e farofa de carne desfiada de pescoço de peru, taioba e farinha de milho)
Rua Monte Alegre, 160 . Serra . tel 31 3223 2124

Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 18h a 01h. Sábados, de 13h a 00h. Domingose feriados, de 14h às 22h.





36. FAMÍLIA PAULISTA
Tira-gosto: VIRANDO MINEIRO
(tutu de Feijão, lombo, linguiça, ovo, banana e couve)
Rua Luther King, 242 . Loja 9 . Cidade Nova . 31 3484 4598
Horário de funcionamento: 2ª a 5ª, de 18h às 23h. Sextas, de 18h a 00h. Sábados, de 12h às 23h. Domingos e feriados, de 12h às 17h.




37. KÖBES
Tira-gosto: PORCA ATOLADA
(costelinha de porco com mandioca)
Rua Professor Raimundo Nonato, 31 A . Horto . 31 3467 6661
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 18h a 00h. Sábados, de 12h a 00h. Domingos e feriados, de 12h às 20h.




38. PATORROCO
Tira-gosto: PATO COM PÉ NA FRANÇA
(creme de pé de porco, com confit de pato e um toque de mostarda tipo Dijon servido com folha de mostarda crocante)
Rua Turquesa, 875 . Prado . 31 3372 6293
Horário de funcionamento: 2ª a sábado, de 17h a 00h.




39. PEIXE FRITO
Tira-gosto: MINEIRINHO ATREVIDO
(filé de cascudo a doré aos molhos de taioba e pé de pimenta)
Rua Juiz de Fora, 1242 . Santo Agostinho . 31 3291 1046
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 18h a 00h. Sábados, de 12h a 00h. Domingos e feriados, de 12h às 18h.




40. PIMENTA COM CACHAÇA
Tira-gosto: COICE DE AVESTRUZ
(batata ao coice com molho quatro queijos, acompanhado de medalhões de avestruz, creme de taioba e espinafre picante)
Avenida do Contorno, 8699 . Gutierrez . 31 3087 6822
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 01h. Sábados e feriados, de 12h a 01h. Domingos, de 12h às 22h.




41. SILVIO’S
Tira-gosto: ANGUIOBA
(bisteca com taioba, angu e pimentinha biquinho)
Rua Begônia, 199 . Esplanada . 31 3482 3001
Horário de funcionamento:
2ª a 6ª, de 17h a 00h. Sábados, de 12h a 00h.