sexta-feira, 24 de julho de 2009

ATÉ A SEMANA


Peço licença às pessoas que tem acompanhado esse blog para anunciar um breve período de descanso para recarregar as baterias. Uma semaninha só! Voltaremos logo. Sarney, Lula e Cia não perdem por esperar, voltaremos com tudo. Agradecimentos e abraços a todos!

NEBULOSA BOLHA DE SABÃO

Parece uma bolha de sabão ou talvez uma imperfeição de câmera, mas a imagem é uma recente descoberta de uma nebulosa planetária.

As nebulosas planetárias, que levam este nome depois de um erro na identificação por astrônomos, são formadas quando uma estrela envelhecida aumenta o peso oito vezes acima da massa do que é expelido pelo Sol, formando camadas externas com nuvens de gás luminoso. A maioria é elíptica, com lóbulos dobrados ou em formato alongado, que vão evoluindo conforme estrelas ejetam gás de cada polo.


"Bolha Cygnus", nebulosa cilíndrica que flutua no espaço, ganhou o nome de PN G75.5+1.7 na semana semana passada
"Bolha Cygnus", nebulosa que flutua no espaço, ganhou nome de PN G75.5+1.7 na semana passada e tem mesmo brilho há 16 anos

Dave Jurasevich, do Observatório Mount Wilson, na Califórnia, encontrou a "Bolha Cygnus" enquanto gravava imagens da região, em 6 de julho de 2008. Poucos dias depois, os astrônomos amadores Mel Helm e Keith Quattrocchi também descobriram o fenômeno.

A bolha foi oficialmente nomeada de PN G75.5+1.7 na semana passada. Uma observação mais próxima nas segundas imagens da Pesquisa Celeste Palomar revelou que a nebulosa tem o mesmo tamanho e brilho de 16 anos antes. Jurasevich acredita que ela foi ignorada pelo fato de ser muito indistinta.

"É um belo exemplo", disse Adam Frank, da Universidade de Rochester, em Nova York.

"Nebulosas esféricas são muito raras". Uma das explicações é que a imagem está posicionada por baixo da abertura de uma típica nebulosa. No entanto, ela ainda é incrivelmente simétrica, diz Frank.

LULA CONTINUA DEFENDENDO SARNEY


Enquanto o líder do PSDB no Senado, senador Arthur Virgílio (AM), oficializava no Conselho de Ética, em Brasília, a quarta denúncia contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistia ontem em fazer sua defesa. "É preciso saber o tamanho do crime. Uma coisa é roubar, matar, outra é pedir emprego e o tráfico de influência, o lobby. O que não se pode é vender tudo como um crime de pena de morte", declarou o presidente.

Foi uma tentativa de minimizar as gravações, feitas legalmente pela Polícia Federal, reveladas na quarta-feira - nas quais o empresário Fernando Sarney, filho do senador, negocia um emprego no Senado para o namorado da filha Beatriz. É a quinta vez que Lula defende o aliado desde o início do escândalo dos atos secretos.

Depois de recuar no apoio a Sarney, Lula volta a se manifestar em seu favor. Confiante demais no seu índice de popularidade, Lula desafia até a moralidade para manter Sarney na presidencia do Senado. A casa caiu feio para Sarney mas, Lula não tem vergonha de apoiá-lo. A ficha ameaçou cair, mas não caiu.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

MINC NA MÍDIA


"Vamos cobrar dos países ricos que não permitam que suas empresas cometam esse crime ambiental e alertar aos países em desenvolvimento que eles estão servindo de lixeira dos países ricos, que no discurso vão salvar o planeta, mas não conseguem nem tratar do próprio lixo", afirmou Minc, que não esclareceu objetivamente o motivo da sua visita ao Porto de Santos. "Eu estou aqui porque sou ministro do Meio Ambiente e se descobriu que o Brasil está importando lixo ilegal e eu participo todo mês de reunião com os ministros do Meio Ambiente, a última que teve foi um mês atrás na Groenlândia", afirmou.

O lixo inglês começou a ser encontrado no Brasil no final do mês passado. Armazenada em 89 contêineres distribuídos nos portos de Santos e de Rio Grande e em uma estação alfandegada de Caxias do Sul (RS), a mercadoria importada como plástico para reciclagem na verdade é mais de 1,7 mil toneladas de lixo, descrito pelo ministro como, "lixo doméstico e hospitalar, material em decomposição, chorume, insetos e patogenias".

O ministro está um mês atrasado do fato, o assunto já está velho, mas ainda dá mídia e assim, resolveu dar as caras. Figuraça! Depois que a onça tá morta...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

CAINDO A FICHA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, desde o início da crise no Senado, vinha demonstrando apoio incondicional ao senador José Sarney (PMDB-AP), evitou sair em defesa do aliado nesta quarta-feira. Após participar do lançamento do Plano Safra de Agricultura Familiar 2009/2010, no Museu da República, Lula passou direto pela imprensa sem fazer, como nas últimas semanas, declarações a favor de Sarney.

Jornalistas chegaram a perguntar se, após a divulgação de gravações de conversas do senador com seus parentes, o governo continuaria defendendo o seu aliado. Lula nada respondeu e tentou colocar o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, na frente dos holofotes para que ele falasse sobre o Plano Safra.

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que no decorrer da crise também deu declarações a favor de Sarney, desta vez, saiu do evento sem dar uma palavra sobre o aliado.

Demorou prá cair a ficha?

NÃO SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI?


"A única coisa que eu peço é que o Ministério Público tenha o direito e a obrigação de agir com o máximo de seriedade, não pensando apenas na biografia de quem está investigando, mas na biografia de quem também está sendo investigado", afirmou Lula, sem citar nomes ou fatos. E acrescentou: "no Brasil, às vezes, a pessoa é condenada antes, dependendo da carga da manchete da imprensa".

Lula não citou Sarney, mas foi pensando nele que saiu a procupação com "a biografia do investigado". Mas, convenhamos Lula, a julgar pelos últimos fatos incorporados à biografia de Sarney, isso pode é piorar a situação dele. É só o que faltava, o presidente da República pedir para pegar leve com uns por causa de biografia. E o brasileiro sem biografia? Pau nele, né Lula?

NETO FAZENDO TROÇA


Parte dos diálogos gravados pela Polícia Federal (PF) na Operação Boi Barrica mostra que, em privado, integrantes da família Sarney faziam troça das benesses que tinham no Senado. Numa conversa com o pai, Fernando Sarney, o estudante João Fernando Michels Gonçalves Sarney, neto do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), admite que, embora estivesse pendurado na folha de pagamento do Senado como funcionário do gabinete de Epitácio Cafeteira (PTB-MA), não costumava aparecer para trabalhar. Às gargalhadas, João conta ao pai que foi chamado por Cafeteira no gabinete para uma conversa. "Fui lá achando que era alguma coisa importante (...) e ele falou: 'Não, pô, eu só queria te ver'."


Filho de Fernando Sarney com a ex-candidata a Miss Brasília Rosângela Terezinha Michels, João, de 22 anos, foi nomeado assessor de Cafeteira em 1º de fevereiro de 2007. Ele ficou no cargo, que lhe rendia salário mensal de R$ 7,6 mil, até 3 de outubro do ano passado. Foi exonerado por força da súmula do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu o nepotismo no serviço público. No mês passado, a exoneração se deu por ato secreto, para não chamar atenção. Para o lugar do estudante, foi nomeada a mãe dele.

terça-feira, 21 de julho de 2009

BLÁ, BLÁ, BLÁ...


"Na verdade, jogou-se em cima dos bancos a irresponsabilidade dos governantes que gerenciavam esse banco ou que muitas vezes utilizavam esse banco para fazer, quem sabe, os caixas 2 da vida em época de campanha eleitoral", disse Lula, sem citar nenhuma instituição específica. "E, por conta disso, todos os bancos públicos estavam quebrados", afirmou, ao criticar a onda de privatizações ocorrida há cerca de dez anos.

Lula afirmou que "é nesse momento em que a gente sente o acerto do Brasil ter um banco como o Banco do Brasil ou uma Caixa Econômica. E talvez o arrependimento porque bancos tão importantes nesse País foram praticamente doados, como o Banespa, vendido a troco de nada", afirmou. Em 2000, o espanhol Santander pagou R$ 7 bilhões pelo banco paulista, com ágio de 281% sobre o preço mínimo.

O presidente Lula não desce dos palanques eleitorais e procura sempre atacar a oposição. Mas quem deu exemplo de caixa 2 em eleição bem acabado e confesso foi o PT no escandalo do mensalão.

Como que o Banespa foi doado a troco de nada? Um ágio de 281% acima do preço mínimo, ou Lula é mal informado ou não sabe fazer conta.

Graças à privatização de bancos públicos improdutivos e ao PROER, Lula recebeu de mão beijada um sistema bancário saneado e livre das quebradeiras comuns anteriormente, onde quem mais perdia eram os correntistas. Isso foi importante também agora no enfrentamento da crise atual, mérito do governo anterior que não é reconhecido por Lula.

O presidente é bom mesmo de blá, blá, blá...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

EXEMPLO PARA A TERRA

A imagem feita por Wesley, em seu telescópio. O sul está para cima, onde aparece a mancha preta

O astrônomo amador australiano Anthony Wesley divulgou na internet a imagem, feita no domingo, 19, de uma mancha escura aparecendo perto do polo sul do planeta Júpiter, o maior do sistema solar. O anúncio, que se espalhou rapidamente pelo Twitter, mobilizou vários outros observadores, entre amadores e profissionais. A mancha parece ser a marca deixada pelo impacto de um cometa ou asteroide.

Os astrônomos Glenn Olson e Leigh Fletcher, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa fizeram e analisaram as primeiras imagens em infravermelho da mancha, e estão convencidos de que se trata realmente do sinal de um impacto."De jeito nenhum que uma coisa tão escura assim em Júpiter seria uma tempestade", disse Olson.

Olson disse que ainda não está claro quando o impacto que teria gerado a mancha ocorreu, mas que até o momento não surgiu nenhuma foto de Júpiter anterior ao dia 19 que mostrasse o buraco na atmosfera do planeta gigante.

O impacto com Júpíter, se confirmado, não afeta os cálculos de probabilidade de a Terra vir a sofrer um choque semelhante, diz o astrônomo. Mas o fato representa um exemplo de algo que poderia ocorrer aqui: "Algum objeto pequeno, pouco conhecido, poderia aparecer de repente sem que desse tempo de fazer alguma coisa".

SKANK FAZ POUSO FORÇADO


Os integrantes da banda mineira Skank passaram por um grande susto quando voltavam de um show nesse fim de semana, depois que a aeronave em que a banda estava perdeu uma porta. O grupo havia acabado de se apresentar em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha e ao decolar de volta a Belo Horizonte, aconteceu o acidente.

Nove pessoas estavam no jato - o piloto, copiloto, empresário, o produtor, segurança e os quatro integrantes do Skank. Segundo o grupo, o pouso forçado aconteceu em uma fazenda perto de Capelinha. A dona da aeronave mandou uma van para os músicos e vai investigar o acidente.

domingo, 19 de julho de 2009

Cavalgada Cultural Brasília 50 anos chega a BH


“É uma emoção enorme chegar a cavalo, depois de percorrer 640 quilômetros, aqui à praça da igreja da Pampulha, projetada pelo meu avô muitos anos atrás. Este lugar é o início de tudo.” Com voz rouca, embargada e olhos marejados, Carlos Oscar Niemeyer, neto do arquiteto Oscar Niemeyer, resumiu a sensação de chegar a Belo Horizonte, ontem. De chapéu, botinas e cinturão de coubói, ele comandou a tropa de 20 cavaleiros da Cavalgada Cultural Brasília 50 anos. Na bagagem das mulas, livros que foram ficando no meio do caminho.

O grupo saiu há 22 dias de Niterói (RJ), diante do Museu de Arte Contemporânea, outra obra do famoso arquiteto. A jornada será retomada em abril de 2010, daqui a Brasília, para chegar à capital federal a tempo das comemorações do cinquentenário da capital. No caminho, os cavaleiros distribuem os livros para escolas públicas e crianças das cidades do trajeto, atraídas pelo lúdico da tropa, que difunde conhecimento dessa maneira inusitada.

Até agora, foram entregues 60 mil exemplares, em 20 municípios. “A ideia foi do Oscar Niemeyer, que, quando soube que faríamos uma cavalgada para homenagear seu centenário, sugeriu que arrecadássemos doações de livros”, conta Carlos, lembrando que o avô acompanha de longe cada passo da jornada, via internet. O arquiteto completa 102 anos em dezembro, “lúcido e trabalhando”, na definição do neto.

sábado, 18 de julho de 2009

LUGO PEGA LULA DE JEITO


O Brasil vai permitir que o Paraguai venda livremente sua cota de energia de Itaipu no mercado brasileiro, acabando com a obrigação de operar apenas com a Eletrobrás. Mas a mudança seria feita de forma gradual e estaria completa em 2023, quando o tratado entre os dois países será renegociado.

Com a concessão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ajuda na sobrevivência política do colega Fernando Lugo, acuado pelas revelações de que teve filhos quando era bispo. A avaliação no governo brasileiro é que, sem a compreensão do Brasil, Lugo não termina o mandato.

O assunto causou polêmica no governo, mas prevaleceu a posição do Itamaraty. O Ministério de Minas e Energia era contra, por temer aumento no preço pago pelo consumidor pela energia de Itaipu. A diretoria brasileira da binacional está decepcionada com a decisão.

O que Lula não faz por seus amiguinhos esquerdistas ultrapassados ? O interesse da nação que se dane, foi assim com a Bolívia, onde perdemos uma refinaria inteira de petróleo; foi assim no Equador, com o calote do governo daquele país a empréstimos do BNDES. Chavez, Lugo, Correa e Morales com Lula, não pedem, mandam. Que presidente!

Primeira alfândega do Brasil colônia está em situação precária




O único posto fiscal da época do império fica em Minas Gerais e precisa de reforma. A história das negociações do ouro e de pedras preciosas no país está sendo contada por um prédio 'caindo aos pedaços'.

O antigo prédio da alfândega tem mais de 300 anos e fica em Simão Pereira, na Zona da Mata.

BELO VALE, MINAS GERAIS

Fundada por bandeirantes,com tres seculos de historia,Belo Vale cercada por montanhas,cachoeiras,fazendas e com um povo hospitaleiro,guarda ainda toda a poesia do interior mineiro,com tradiçoes religiosas,festas populares e a tipica tranquilidade.

Ampliar
Igreja Matriz S.Gonçalo sec. XVIII
Igreja Matriz de S.Gonçalo da Ponte construida em 1764.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

O GNOMO NAZISTA


Um gnomo de jardim exposto em uma galeria de arte de Nuremberg está provocando discussão na cidade no sul da Alemanha. A estátua dourada de plástico faz a saudação nazista, gesto proibido no país. A promotoria iniciou inquérito para apurar se a obra fere as leis alemãs.

O incidente, chamado de um "escândalo artístico" pela imprensa alemã, foi iniciado pela divulgação de uma carta anônima enviada a um jornal local.

O autor da peça, o alemão Ottmar Hörl, de 59 anos, afirma que ela tem um caráter de crítica ao autoritarismo e se mostrou surpreso com as acusações. "Estou bastante espantado que um único gnomo exposto em uma galeria em Nuremberg totalmente desconhecida provoque tamanha discussão pública, por causa da reclamação anônima de um denunciante", afirmou o artista, conhecido por suas gigantescas instalações com centenas de figuras plásticas, e, desde 2005, diretor da Academia de Belas Artes de Nuremberg.

O gnomo dourado está à venda na galeria por 50 euros.

Engraçado, essa imagem atarracada, essa barba, me lembra alguém do cenário político brasileiro.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

CIRO FAZ O JOGO DO PLANALTO


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), voltaram a cogitar publicamente a hipótese de união na eleição presidencial de 2010. Após um encontro com Aécio no Palácio das Mangabeiras, Ciro reiterou nesta quinta-feira que poderá desistir de concorrer novamente ao Palácio do Planalto caso o governador mineiro consiga se viabilizar como presidenciável tucano.

"O governador Aécio sendo candidato à Presidência da República descomprime gravemente a necessidade estratégica de eu apresentar uma candidatura. Não quer dizer que eventualmente eu tenha que ser, porque isso dirá o meu partido", afirmou o deputado. "Mas as necessidades, as minhas angústias com relação ao futuro do País, com a presença dele, supondo um enfrentamento dele com a ministra Dilma (Rousseff), minha estimada companheira eu fico feliz, porque acho que o Brasil estará em seguras, tranquilas e boas mãos".

Ciro Gomes, que não é "flor de se cheirar", obedece a estratégia de Lula de provocar um racha no PSDB e incentivar a candidatura que teria menos chances contra Dilma. Eles morrem de medo da candidatura do Serra, consideram que com ele, Dilma não terá chances e seria mais conveniente a candidatura de Aécio que poderia ser fácilmente batida.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

E ASSIM FALOU SANCHO PANÇA


"Se a gente continuar nesse ritmo eu não tenho dúvidas de que nos próximos 10 anos o Brasil será a quinta maior economia do mundo".
"Não vamos ser ufanistas e achar que resolvemos tudo. O crédito ainda tem pendências e o spread ainda está alto."
Lula disse que, em conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse a ele que o problema dos EUA é que o país não tinha um sistema financeiro sólido "com alguns bancos públicos importantes".
Lula afirmou que tanto Obama, quanto o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em conversas com ele, ficaram "boquiabertos" com os resultados da indústria automotiva brasileira.
"O Obama me disse que os EUA não devem voltar a ter o consumo que tinham porque o povo está muito endividado".
Esse é o "Cara" com o ego mais insuflado que nunca. Não sabe o que é spread mas, tenta passar intimidade com o conhecimento economico. Não fala um pingo de ingles, depende de tradutores que nunca conseguem passar a confiança no diálogo, mas tenta passar a idéia de que pode dar conselhos a Obama e deixá-lo, bem como a Sarkozy, "boquiabertos" com sua esperteza e seu "conhecimento economico". Essa figura quixotesca é o nosso presidente, infelizmente.

terça-feira, 14 de julho de 2009

DIZEI-ME COM QUEM ANDAS...


"Está chegando o ano eleitoral e eu não posso falar de eleição. Mas eu só vou dizer uma coisa para vocês. Podem escrever: eu vou fazer, eu vou ajudar a eleger a minha sucessora neste país. Ou sucessor", afirmou Lula no discurso de inauguração de uma adutora em Palmeira dos Índios, em Alagoas.
No início do discurso, Lula elogiou os senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Renan Calheiros (PMDB-AL), que pertencem a partidos da sua base aliada. "Eu quero aqui fazer Justiça ao comportamento do senador Collor e do senador Renan, que têm dado uma sustentação muito grande aos trabalhos do governo no Senado."
Sucessora ou sucessor? Mas não é a Dilma a candidata? Sujeito feminino é sucessora. Será que o presidente tem alguma dúvida sobre sua candidata ou é só a costumeira confusão gramatical? Aliás a doutora Dilma andou às voltas com diplomas fajutos no seu currículo.
O apedeuta declara importante o apoio ao seu governo dos senadores Collor e Renan. Definitivamente, político não tem vergonha na cara, porque se tivesse bastaria Lula lembrar a campanha de 1989 para alijar Collor de suas relações. Jesus disse: "Dize-me com quem andas e te direi quem és!"
Cada vez mais Lula e Collor se confundem em atos, palavras e omissões.

LULA E O REAL


artigo de Ricardo Linhares( O Dia)

O Plano Real fez 15 anos. O pacote de medidas economicas acabou com a hiperinflação e lançou o Brasil numa nova etapa de desenvolvimento. Antes, o dinheiro não valia nada. Íamos ao mercado sem saber quanto estaria custando o quilo do feijão. Os preços eram reajustados várias vezes dentro do mesmo dia. Graças à nova moeda, passamos a planejar a vida.

A maioria das pessoas já esqueceu como era a loucura inflacionária e não dá valor aos responsáveis pelas mudanças. O brasileiro não costuma olhar para trás e analisar a História. É um país imediatista.

O plano foi lançado por Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda do governo Itamar Franco. Na época, Lula era oposição e combateu as mudanças. Ele alegava que o plano era apenas eleitoreiro. O PT não tem visão econômica ou histórica. É um partido fisiologista, cujo único objetivo é alcançar o poder.

Fernando Henrique foi eleito presidente e continuou o processo de saneamento financeiro. De novo, sob ataques de Lula. Apesar da luta contra do PT, o real vingou, e FH foi reeleito. Até hoje o programa continua funcionando, pois a equipe econômica que guia o atual governo manteve praticamente a mesma política que antes contestava, inclusive a autonomia do Banco Central.

Lula é herdeiro das mudanças sociais e econômicas iniciadas no Plano Real. Seu governo segue regras estabelecidas no governo FH. Mas, como vivemos num país sem memória, parece que a estabilidade econômica foi criada pelo atual presidente. Lula não tem pudor em assumir crédito por algo que não fez. E que não deixaria ter acontecido, se na época tivesse conseguido impedir.

GRIPE SUÍNA E TORCIDA DO ESTUDIANTES


No momento em que a gripe suína faz a terceira morte no Brasil, a segunda no Rio Grande do Sul, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que uma pandemia do influenza A (H1N1) não pode ser mais evitada e que todos os países vão precisar da vacina contra a doença. Já são 94 mil pessoas contaminadas em 122 países e 429 mortos. Os Estados Unidos lideram o ranking, com 33 mil casos e 109 mortes. Nesse cenário, é difícil criar uma barreira segura contra o vírus.
Em Minas Gerais, que tem 134 casos confirmados, há duas preocupações: três pessoas internadas em estado grave, em Belo Horizonte, e os 3 mil torcedores do Estudiantes de La Plata que virão para o jogo de quarta-feira contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela final da Copa Libertadores. Para evitar preconceitos, autoridades de saúde se reuniram segunda-feira com gerentes de hotéis para orientá-los a como receber os visitantes e agir diante de suspeita de contaminação entre os argentinos. Restaurantes também receberão orientação, pois o país vizinho está em segundo lugar em número de casos na América do Sul, atrás do Chile.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

LOCOMÓVEL ELÉTRICO

Elétrico - Rodas nos pés


Javoy é importado da China, tem motor elétrico e custa R$ 6,5 mil. Farol dianteiro é um dos equipamentos que diferenciam modelo chinês. Painel mostra a velocidade e o nível de carga da bateria

A reformada Praça Raul Soares, em Belo Horizonte, recebe um público diverso por volta das 13h. De trabalhadores que gastam os últimos minutos do horário de almoço, idosos matando o tempo e pedestres apressados, todos curtem a música clássica que sai das caixas acústicas instaladas nos postes. Mas o clima ameno não tira a atenção do guarda municipal Helbert Miranda. Ao ver uma movimentação suspeita próxima à fonte de água, ele acelera seu veículo e rapidamente chega ao local. Observa e explica que foi apenas um alarme falso. O veículo pilotado por Miranda é um Segway, pioneiro do transporte individual de passageiros, usado pela Guarda Municipal para a patrulha de praças e parques da capital mineira. O carrinho é alimentado por uma bateria e se move de acordo com o movimento do corpo. O efeito só é possível graças ao giroscópio instalado na base, que verifica o centro de gravidade da pessoa 100 vezes por segundo e responde às mudanças do corpo, sem precisar de freio e acelerador.




A difusão desse tipo de transporte pelas patrulhas de cidades mundo afora desperta o interesse da concorrência e os chineses criaram um veículo semelhante, o Javoy, que se vale de uma tecnologia mais simples, mas leva imensa vantagem no preço: R$ 6,5 mil, enquanto o Segway começa a ser vendido por mais de R$ 30 mil. A principal diferença entre os dois é no equilíbrio, pois o Javoy, além das duas rodas de 16 polegadas infláveis, tem outras duas menores, de 8 polegadas, maciças, que proporcionam o equilíbrio constante.

O carrinho chinês tem motor elétrico de 2,1 cv de potência (350 watts) e velocidade máxima declarada de 20 km/h (a reportagem se esforçou, mas alcançou apenas 16 km/h em uma volta na Praça do Papa). A autonomia de carga da bateria é de 25 quilômetros e pode ser recarregada em qualquer tipo de tomada. A capacidade de carga é de 98 quilos e a operação é bem simples: basta virar a chave e apertar um botão para acelerar. Para parar há uma manete de freio, mas o ideal é evitar frenagens bruscas. É equipado também com lanterna traseira, farol dianteiro e outro botão, que aciona a ré.

Usado pela Guarda Municipal de Belo Horizonte, o Segway tem preço inicial acima de R$ 30 mil. Ausência de controles e comandos privilegia o corpo. Por ter apenas duas rodas, equilíbrio é essencial no Segway

A primeira geração do Segway, conhecida como "A Coisa", tinha comando de freio. Mas a atual depende totalmente da interação carrinho-pessoa. Quanto maior a inclinação do corpo, maior a velocidade, que pode chegar a 20 km/h. A autonomia da bateria é de 38 quilômetros, mas depende do piso, do peso do piloto e da forma de operação. É equipado com o motor elétrico de 4 cv de potência (2.940 watts), alimentado pela bateria de lítio, e suporta até 120 quilos. No mais, ele é totalmente simples e sem equipamentos.

Miranda faz a ronda diária na Praça Raul Soares e calcula que roda cerca de 15 quilômetros. "Ando de três a cinco vezes mais do que se estivesse a pé. A outra vantagem é que de cima do aparelho fica mais fácil observar a movimentação", explica o guarda. Ele também ressalta que o equipamento não deve ser usado em uma perseguição, por uma série de motivos: não supera obstáculos, pode ferir as pessoas que circulam pela praça e, em uma corrida inicial, é mais lento que uma pessoa bem preparada fisicamente. Mas o que é certo é a curiosidade que desperta: "Toda hora alguém pede para dar uma volta", conta Miranda.

QUEBRA DE DECORO


Confirmação de que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é o responsável pela fundação que leva o seu nome abriu caminho para uma investigação por quebra de decoro parlamentar. Para senadores ouvidos ontem, Sarney mentiu em plenário ao afirmar, na quinta-feira, que não tem "nenhuma responsabilidade administrativa" na Fundação José Sarney, suspeita de desviar R$ 500 mil de uma verba da Petrobrás para contas de empresas fantasmas e da família do senador.
Como fundador e presidente vitalício da entidade, Sarney assume "responsabilidades financeiras", tem "poder de veto" e preside o conselho curador, formado por amigos e familiares.
Mais: uma coleção de fotos mostra o presidente do Senado assinando o convênio com a Petrobrás em dezembro de 2005. "A mentira configura quebra de decoro. É coisa para perder o mandato", avalia o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), indicado para integrar o Conselho de Ética.
Em plenário, Sarney respondeu a uma indagação do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) sobre as denúncias de desvios na fundação - que recebeu R$ 1,3 milhão da estatal para um projeto que não saiu do papel. "Quero dizer a Vossa Excelência que eu não tenho nenhuma responsabilidade administrativa naquela fundação", respondeu ele, segundo registro das notas taquigráficas. Dias sugere que a contradição seja investigada pelo Conselho de Ética. "De boa ou má-fé, houve uma falsa informação."

domingo, 12 de julho de 2009

DEMITIDA POR CUMPRIR O DEVER


O ministro Guido Mantega (Fazenda) demitiu a secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, em razão do desgaste causado ao governo na disputa do órgão com a Petrobras envolvendo a forma de recolhimento de impostos pela estatal.
O governo estava descontente com a decisão da Receita de investigar a Petrobras.O desgaste de Lina Vieira, que foi informada na quinta de sua demissão, começou em maio, quando se descobriu que a Petrobras fez mudança contábil que proporcionou a redução de R$ 4,3 bilhões em pagamento de tributos. Em nota divulgada à época, a Receita citou a legislação que disciplinava a matéria e, em tese, vedava a manobra da estatal. Esse movimento foi considerado desastroso para a secretária, que passou a ser bombardeada nos bastidores do governo.
Para a oposição, a saída da secretária é sinal de que há irregularidades na estatal. "Se o governo adota uma posição como essa, de demitir a secretária por uma atitude correta que ela tomou, está claro que é necessária uma investigação", diz José Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado.

sábado, 11 de julho de 2009

INTERNET PODERÁ REDUZIR CONTA DE LUZ


O uso da rede elétrica para a distribuição de serviços de internet em alta velocidade poderá baratear as tarifas de energia. Proposta da área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que examina o assunto, prevê que 90% da receita obtida pelas distribuidoras de energia com o aluguel dos fios para as empresas de internet terá de ser empregada na redução de tarifas de eletricidade.

A resolução que definirá as regras para o uso da internet pela rede elétrica deve ser votada pela diretoria da Aneel ainda neste mês. O assessor da Superintendência de Regulação da Distribuição, Carlos Mattar, disse à Agência Estado que o critério já é utilizado no aluguel de postes para passagem dos cabos da telefonia. "A distribuidora não tem custo nenhum (com isso)." Ele explicou que, se houver necessidade de investimento na rede, a empresa de telecomunicações é que arcará com o custo. O mesmo ocorre com os postes. "Ela (a distribuidora) não vai investir um centavo e ainda vai ganhar 10%."

sexta-feira, 10 de julho de 2009

SÓ ABRO A BOCA QUANDO TENHO CERTEZA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, 10, que os senadores são "inquadráveis", ou seja, que não podem ser enquadrados por ele, ao se referir à decisão do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que optou pela instalação da CPI da Petrobras para amenizar as tensões na Casa, e à decisão da bancada do PT, que manteve a defesa da saída temporária de Sarney do cargo até o término das investigações das denúncias de irregularidades. "Acho engraçado a ideia de que um presidente enquadre o Senado. Os senadores são 'inquadráveis'. Eles têm mandato de oito anos e eu tenho de quatro", afirmou Lula.

Essa palavra "inquadrável" não existe, é produto da ignorancia do presidente da República com relação à Língua Pátria. Esse é o resultado para quem prefere fazer uma hora de esteira do que ler uma página de um livro e de quem acha que para governar não precisa diploma.

LULA DESMENTE RONALDO


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta sexta-feira ter indicado empreiteiras para o Corinthians construir o seu centro de treinamento, como afirmou o atacante Ronaldo, em entrevista ao SporTV, na segunda-feira.

"Não indiquei, porque se indicasse, como há muitas empreiteiras, ficaria inimigo de algumas", afirmou Lula, em entrevista na cidade de Áquila, na Itália. O presidente explicou que desde 1966 o Corinthians planeja construir um centro de treinamento.

Como é que fica o Ronaldo na história? Inventou tudo do nada? Olha é uma bela confusão reunindo Lula, jogador de futebol e empreiteira. Difícil acreditar na palavra de qualquer um deles. Lula que vive distribuindo camisas da seleção pelo mundo a fora, deixou seu ídolo Ronaldo numa saia justa. Ronaldo que já chamou Lula de "bebum" por ter sido chamado de gordo, vai ficar calado? Se ficar calado é porque tem alguma coisa inconfessável nessa história.

NUNCA SABE DE NADA


A revista britânica The Economist diz na edição que chegou às bancas nesta sexta-feira que os escândalos do Senado brasileiro são um lembrete das falhas cometidas por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da "disposição de Lula em fechar os olhos para escândalos quando lhe convém".

O artigo é intitulado "Casa dos Horrores", em uma referência ao Senado, "que tem 81 membros mas, de algum modo, requer quase 10 mil funcionários para cuidar deles". Muitos dos funcionários da Casa, segundo a revista, "foram apontados como favores a amigos dos senadores ou simpatizantes políticos".

A revista comenta a pressão sobre o presidente do Senado, José Sarney, por conta do escândalo. Sarney é aliado de Lula, afirma o artigo, e o presidente estaria interessado no apoio do PMDB - Partido de Sarney - para a provável candidatura de Dilma Rousseff pelo PT.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

E TOME DENÚNCIA


Fundação José Sarney - entidade privada instituída pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para manter um museu com o acervo do período em que foi presidente da República - desviou para empresas fantasmas e outras da família do próprio senador dinheiro da Petrobrás repassado em forma de patrocínio para um projeto cultural que nunca saiu do papel.
Do total de R$ 1,3 milhão repassado pela estatal, pelo menos R$ 500 mil foram parar em contas de empresas prestadoras de serviço com endereços fictícios em São Luís (MA) e até em uma conta paralela que nada tem a ver com o projeto. Uma parcela do dinheiro, R$ 30 mil, foi para a TV Mirante e duas emissoras de rádio, a Mirante AM e a Mirante FM, de propriedade da família Sarney, a título de veiculação de comerciais sobre o projeto fictício.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

LULA APROPRIA PALAVRAS DE Káká


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou uma reunião com líderes de outros países emergentes nesta quarta-feira, na Itália, para distribuir camisas da seleção brasileira e se vangloriar da vitória do Brasil na Copa das Confederações, realizada no mês passado na África do Sul.

Lula disse que ainda pretende distribuir mais três camisas durante os encontros na Itália, para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o premiê italiano, Silvio Berlusconi, e para o presidente do Egito, Hosni Mubarak, já que seus países foram adversários "muito duros" do Brasil na Copa.

Segundo Lula, a seleção brasileira se apropriou do lema da campanha de Obama para virar o jogo da final da Copa contra a seleção americana.

'Nós podemos'

"O Obama apareceu na televisão dizendo 'nós podemos, nós podemos'. E quase que a seleção dos Estados Unidos ganha da gente, mas aí quando estava 2 a 0 para eles comecei a dizer 'nós podemos, nós podemos', e a seleção brasileira ganhou", brincou Lula. A partida terminou em 3 a 2 para o Brasil.

Lula deslavadamente, está copiando as palavras de Káká no vestiário, no intervalo da partida. Mente para fazer graça. Ha, ha, ha...

terça-feira, 7 de julho de 2009

DIÁLOGO


Durante sessão comemorativa dos 15 anos do Plano Real, o líder petista Aloizio Mercadante falou sobre a imaturidade que envenena as relações políticas.

Acha que faz falta o diálogo de FHC com Lula. "Deveriam conversar mais, conversar mais, pensar mais o Brasil juntos".

Presente à sessão, o ex-presidente respondeu a Mercadante:

“Talvez, senador Mercadante, suas palaras tenham sentido. Mas não devem ser ditas a mim. Devem ser ditas a quem pode...”

“...Quem pode não sou eu. Quem pode dizer vamos juntos não sou eu. Eu estou por baixo [...]. Sempre que estive por cima tentei, não consegui”.

É MENTIRA DE QUEM?


A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, teve dificuldades hoje para explicar os erros no seu currículo oficial e da plataforma Lattes que lhe atribuíam a condição de mestre e doutoranda. Os dados só foram corrigidos após reportagem da revista "Piauí" mostrar que Dilma abandonou o doutorado e nunca concluiu o mestrado. Após participar de uma solenidade no Rio, a ministra admitiu que não terminou os cursos e prometeu apurar de onde vieram as informações equivocadas. Embora os currículos da Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), costumem ser atualizados pelos próprios titulares, ela disse não ser autora da versão que lhe creditava doutorado em Ciências Sociais e Mestrado em Ciência Econômica.

"Na Lattes, tem um erro dizendo que eu fiz Ciências Sociais. Eu nunca botei isso em currículo nenhum. Inclusive estamos levantando de onde saiu que fiz Ciências Sociais. Eu fiz Economia. Nunca falei nem apareceu em canto nenhum que fiz Ciências Sociais", afirmou Dilma. "Aquele documento com aquela informação, asseguro que não (preenchi). Não sei que vantagem eu teria de falar que tinha feito Ciências Sociais e não Economia, que é a minha profissão pública e notória", completou. "Se fosse Química, Física Quântica, vá lá."

Esse é o comportamento típico de uma petista: não sei, não vi, não é comigo.
Pára com isso!

VEM CÁ, NENEM


O atacante Ronaldo revelou na noite desta segunda-feira que o presidente Lula tem participação fundamental na "nova fase doCorinthians ". De acordo com o Fenômeno, o presidente indica algumas empreiteiras para participarem da construção do novo Centro de Treinamento (CT).

"Ele [o presidente] está dando alguns contatos de empreiteiras que podem nos ajudar, não é financeiramente", revelou o Fenômeno ao SporTV. "O presidente está sabendo de tudo [o que ocorre no clube e no futebol] e indica as empresas que podem nos ajudar."

Ronaldo foi questionado sobre mais detalhes da participação do presidente na construção do CT, grande sonho do Corinthians. Mas aí, resolveu se calar e não declarou mais nada.

A gente sabe que essa relação com empreiteiras e políticos no Brasil, é históricamente imoral. Será que o "cara" está se preparando para virar lobista depois que descer a rampa do Planalto?

segunda-feira, 6 de julho de 2009

ITAMAR, O ETERNO


O ex-presidente Itamar Franco ingressou no PPS fazendo campanha para o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB). "No campo das oposições só há uma candidatura efetivamente colocada, a do governador Aécio Neves", declarou nesta segunda-feira, durante a cerimônia de assinatura da ficha de filiação. Itamar Franco afirmou que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), nunca reconhece publicamente que é candidata, assim como o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Ao contrário, Aécio Neves já anunciou que deixará o governo em 2010 para disputar as eleições - candidato à Presidência ou ao Senado - e manifestou sua disposição de disputar prévias para decidir quem será o candidato tucano à sucessão de Lula.

Apesar de ser cabo eleitoral declarado de Aécio, como membro do PPS Itamar Franco tornou-se um nome avaliado também pelos aliados de José Serra. O ex-presidente tem sido considerado para o cargo de vice numa eventual chapa encabeçada pelo governador de São Paulo. A estratégia teria como objetivo aumentar as chances de Serra em Minas Gerais, estado que é o segundo maior colégio eleitoral do país. Nesta segunda, Itamar negou que tenha sido sondado por tucanos de São Paulo sobre a possibilidade de ser vice de Serra. "Se estou dizendo que a única candidatura colocada é a do governador Aécio Neves...", respondeu.

Presidente do PPS, o deputado federal Roberto Freire afirmou, em seu discurso, que Itamar Franco será "o que ele quiser e o que o povo assim determinar". "Hoje, ele está mudando o xadrez da política", declarou Freire. O deputado fez questão de ler carta enviada por José Serra cumprimentando Itamar Franco pela filiação ao PPS. Na carta, o paulista destacou a importância do governo Itamar Franco para estabilidade econômica do Brasil.

domingo, 5 de julho de 2009

MAS QUE "INGÊNUA"!


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, confirmou nesta sexta-feira, 3, que o governo concederá um reajuste ainda neste ano ao beneficio do Bolsa-Família, programa de transferência de renda que atende mais de 11 milhões de famílias.

Em tom de desabafo, Dilma reclamou que todas as ações sociais do governo, como o Bolsa-Família, Luz para Todos e o programa Minha Casa Minha Vida são classificadas de eleitoreiras. "Se o governo decide fazer o Minha Casa Minha Vida ninguém diz que é para combater a crise, só diz que é por uma questão eleitoral"

Dilma também comentou sobre avaliações da oposição de que o reajuste do Bolsa-Família é para alavancar sua candidatura em 2010. "Eu sou estigmatizada por questões eleitorais, o que posso fazer? Virou tudo eleitoral".

Mas que cara de pau! Tá na cara que tudo isso é para promover a sua candidatura e ela vem posar de ingênua. Inclusive a manutenção de Sarney no comando do Senado faz parte da estratégia de campanha. Custe o que custar, inclusive a moral.

MINEIRO PENHORAVA A ALMA


O compromisso era bem claro: deve, não nega, pagará quando puder e, enquanto isso não é feito, fica como garantia a própria alma do devedor. Era essa a lógica da figura jurídica conhecida como “ação de alma”, comum nos séculos 18 e 19, em que um juramento deixava penhorado um dos valores mais caros aos cidadãos da época, em uma espetacular mistura dos mundos religioso, civil e econômico. “A arte de bem morrer condicionou aspectos fundamentais da vivência do barroco nas Minas Gerais do setecentos”, conta a historiadora Cláudia Coimbra do Espírito Santo, que se especializou no assunto.

“A crença na salvação da alma e o medo da perdição eterna moldaram o comportamento de homens e mulheres na região mineradora. Sendo assim, o imaginário católico permeou as relações políticas, econômicas e sociais”, explica. Ela encontrou processos de “ações de alma” no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, na Casa Setecentista, em Mariana, no Arquivo Judiciário, em Pitangui, na Torre do Tombo, em Lisboa, e em São Luís do Maranhão.

As ações funcionavam assim: um suposto credor procurava o juizado civil, solicitando que o devedor fosse chamado em juízo para contestar a dívida ou jurar pela sua alma que iria pagar. Se o réu não aparecesse, era julgado à revelia, valendo o juramento do credor declarando a dívida. Se o réu aparecesse e, eventualmente, negasse o débito, prevalecia o juramento dele, ou seja, o suposto credor era desautorizado. “Se o devedor jurar que não deve, o autor da ação é condenado a pagar as custas”, informa a historiadora.

A historiadora, que fez dissertação de mestrado sobre o assunto e está aprofundando as pesquisas no doutorado, supõe que venha desse tipo de ação a expressão “endividado até a alma”.

sábado, 4 de julho de 2009

AVIÃO DA ALEGRIA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar, hoje, em Paris, que o grupo dos sete países mais ricos do mundo, mais a Rússia - o G-8 - não tem mais legitimidade para tratar de questões econômicas e financeiras. A declaração foi feita na sua chegada a Paris, onde permanecerá no final de semana, acompanhado da esposa, de filhos e de uma comitiva de ministros.

O que o Lula pensa do G-8 não interessa aos brasileiros. Interessa é o que ele anda fazendo com o dinheiro dos brasileiros.
Que benefícios trará a viagem dos filhos de Lula a Paris para a nação brasileira? Não é uma beleza?
Quem pode ir a Paris aí, levante a mão!
Que tal ir de graça, num avião público!
Vá sonhando, isso não é para os brasileiros mortais. Isso, só para a turma do "cara".

LULA E DILMA NÃO TEM VERGONHA DE APOIAR SARNEY


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, para dizer que não pedirá licença, nem renunciará ao comando da Casa. Feliz com a contundência de Lula em sua defesa junto ao PT, Sarney conversou por quase duas horas com o presidente. E aproveitou o encontro no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória da Presidência, para mandar um recado à base governista. Disse que vai liderar o saneamento administrativo do Senado, conduzindo a Casa a um "processo de normalidade", com apoio da base e de "quem mais estiver interessado".
A ministra candidata Dilma também defendeu Sarney, no seu costumeiro tom imperativo no estilo Fidel Castro. A fala dessa mulher causa arrepios. Imagine Dilma com poder de presidente, vai dispensar o parlamento e qualquer tipo de intermediário, ela não tenta convencer, ela quer sempre impor o que pensa. E já começa bem, apoiando Sarney e suas maquinações.
Imagino que alguns senadores do PT estão sentindo vergonha do papel que Lula, Dilma e compania estão impondo a eles. Imagino o constrangimento do bom senador Aluisio Mercadante sendo obrigado a manchar sua história política.

PARABÉNS AO PRESIDENTE DO GREMIO


Não foi só a confusão na área externa do Estádio Olímpico que constrangeu o Grêmio na noite de quinta-feira, no jogo contra o Cruzeiro, pela semifinal da Copa Libertadores. Parte da torcida imitou macacos, gritando "uh, uh, uh" quando Elicarlos, que havia acusado Maxi López de racismo no Mineirão, entrou em campo.

O presidente do clube, Duda Kroeff, que tem feito campanhas contra o racismo, prometeu fazer de tudo para identificar os torcedores. "Eu vou me empenhar para que eles nunca mais entrem no Olímpico", prometeu.

Segundo Kroeff, o clube vai disponibilizar todas as gravações feitas por suas câmeras durante o jogo à delegada Adriana da Costa. "Vamos olhar as cenas juntos e procurar identificar [quem fez gestos racistas]", prometeu Kroeff. "Se for possível, sairemos atrás do nome da pessoa". Tanto o dirigente quanto a delegada admitem, no entanto, que a tarefa é muito complicada.

Além de demonstrar que está empenhado em evitar que gestos semelhantes se repitam, Kroeff rejeita qualquer vinculação da imagem do clube com racismo. "Tem que ficar bem claro que o Grêmio rejeita esse tipo de atitude ridícula, infundada, errada", ressalta. "O Grêmio tem uma estrela em sua bandeira em homenagem a um atleta negro chamado Everaldo, não sei se outro clube no mundo tem algo semelhante".

sexta-feira, 3 de julho de 2009

FHC DIZ QUE LULA FOI LEVIANO


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva 'abusa das palavras' e diz 'coisas levianas', em resposta à crítica do petista sobre a atuação dos tucanos no Senado. Lula disse, na quarta-feira, ainda durante viagem à Líbia, que o PSDB pretende 'ganhar o Senado no tapetão' ao fazer pressão pelo afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência da Casa.

- O presidente, às vezes, abusa das palavras. Sabe que, se o presidente do Senado eventualmente renunciasse, haveria uma nova eleição. Eu lamento que o presidente diga coisas tão levianas disse FHC. O ex-presidente participou, em São Paulo, de uma homenagem a sua mulher, Ruth Cardoso, que morreu no ano passado.

Ao fazer as afirmações, Lula havia dito que o PSDB, junto com o DEM, trabalha para tirar Sarney do comando do Senado com o objetivo de preencher a vaga com o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), primeiro-vice-presidente da Casa. No mesmo dia das declarações de Lula, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, disse que seu partido faz "o possível" para solucionar a crise do Senado e considerou as declarações de Lula como uma "injustiça".

Lula não vê o fato moral, só enxerga palanque eleitoral.

LULA ORDENA APOIO A SARNEY


Na conversa com o presidente Lula ontem à noite, o líder Aluisio Mercadante, chegou ameaçar deixar o cargo. Lula está obrigando os senadores do PT a apoiar Sarney em nome das eleições de 2010. Alguns não engolem Sarney desde sua eleição para a presidencia do Senado, quando disputou com o petista Tião Viana e ganhou.

Os petistas estão divididos entre apoiar a governabilidade, sustentando uma possível aliança com o PMDB em 2010 --como defende o presidente Lula-- ou manter a convicção da bancada de que o afastamento de Sarney seria a melhor saída para contornar a crise que atinge a imagem da Casa.

Petistas afirmam que o presidente Lula, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, não conseguiram mudar o posicionamento dos senadores.

O presidente Lula chegou a se comparar a Sarney na tentativa de sensibilizar os companheiros de partidos. "Imagine se no lugar do Sarney o alvo fosse eu. E a todo momento alguém pedisse que eu saísse, como ficaria a governabilidade?", teria questionado o presidente Lula.

Como tenho dito aqui, a noção de moralidade de Lula é de virar o estômago. Lula, hoje, é aquele tipo de político para quem tudo é válido, desde que se ganhe a eleição.

TORCIDA RACISTA


A acusação do zagueiro Elicarlos, do Cruzeiro, de ofensa racista pelo atacante Maxi López, do Grêmio, na semana passada, rendeu mais problemas no jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores (2 a 2). Torcedores no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, foram vistos imitando macacos na arquibancada quando o defensor ia entrar em campo, junto com gritos.

Leonardo Silva, também do time mineiro, foi alvo das ofensas nos momentos dos segundo tempo em que não demonstrava rapidez para repor a bola no jogo. O problema foi reconhecido pelo presidente gremista Duda Kroeff. "Temos de expulsar essas pessoas daqui", diz, em entrevista ao jornal Zero Hora desta sexta-feira.

Ainda na saída de campo, Elicarlos disse ao SporTV que não se arrependeu da denúncia que fez. "Estou ciente do que fiz, isso não deve acontecer em campo". O presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, diz que não vai pedir punições. "As autoridades estão vendo e tomara que façam alguma coisa. Tenho certeza de que se o Maxi pedisse desculpas, tudo seria encerrado."

A denúncia feita por Elicarlos no jogo no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, está sendo investigada pela polícia e ainda não tem previsão de desfecho. Caso seja confirmado o crime, a pena prevista pode ser de até cinco anos de prisão.

MAIS ESSA


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ocultou da Justiça Eleitoral a propriedade da casa avaliada em R$ 4 milhões onde mora, na Península dos Ministros, área mais nobre do Lago Sul de Brasília. De acordo com documentos de cartório, o parlamentar comprou a casa do banqueiro Joseph Safra em 1997 por meio de um contrato de gaveta. Em nenhuma das duas eleições disputadas por ele depois da compra - 1998 e 2006 - o imóvel foi incluído nas declarações de bens apresentadas à Justiça Eleitoral.

Sobre a ausência da casa nas declarações registradas na Justiça Eleitoral, a assessoria de Sarney informou, por escrito, que ocorreu um “erro do técnico que providencia a documentação do presidente Sarney junto aos órgãos competentes”.

O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), quer ouvir explicações do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), sobre o motivo de não ter declarado à Justiça Eleitoral uma casa avaliada em R$ 4 milhões. “Essa é uma questão que tem de ser feita mesmo. E espero que ele responda o mais rápido possível”, disse. “Não tenho a mínima ideia se a casa é dele, se pertence aos filhos ou a quem pertence”, completou.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

PARA QUEM NÃO TEM O QUE FAZER


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta quinta-feira, no Palácio da Alvorada, o time do Corinthians que conquistou na noite de quarta-feira o título da Copa do Brasil após empate por 2 a 2 contra o Internacional, em Porto Alegre.
O presidente posou para fotos, vestiu a faixa do time e segurou a taça da vitória. "Morram de inveja os que não são corintianos", disse Lula.
Seleções passarem por Brasília já é um rito até normal, mas o time de futebol pelo qual torce o ocupante da presidencia da República, é a primeira vez. A vontade do Lula de aparecer atinge as raias do absurdo, tenta tirar do próprio time um pouco do brilho conquistado em campo. Se não fosse engraçado seria ridículo.

ONDE ESTÁ A MORALIDADE?


Para sobreviver no cargo, o senador José Sarney (PMDB-AP) emparedou ontem o PT e tornou o Palácio do Planalto sócio de sua crise. Diante da sugestão de afastamento do comando da Casa, apresentada pela manhã por senadores petistas, o presidente do Senado ameaçou renunciar ao cargo, fato que desencadearia um processo sucessório fratricida e abalaria a aliança PT-PMDB em 2010.

A manobra de Sarney foi a senha para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciasse uma operação de "enquadramento" do PT para salvar o aliado. Horas depois de decidir engrossar o coro pelo afastamento de Sarney - alvo de denúncias reveladas pelo Estado -, o PT voltou atrás. Às 22h15 de ontem, ao deixar a casa de Sarney, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) selou o tom da resistência à renúncia: "Foi importante a decisão do PT (o recuo). O que está em jogo é 2010".

A Moralidade que é um dos pilares da administração pública vai para o espaço em nome da eleição de 2010. É o "cara" e seus "princípios".

quarta-feira, 1 de julho de 2009

CHORA EVO


O presidente da Bolívia, Evo Morales, acusou nesta quarta-feira o presidente americano, Barack Obama, de ter mentido ao dizer que ia encerrar o intervencionismo dos Estados Unidos na América Latina e, em seguida, ter mantido a suspensão de benefícios comerciais que garantiam uma receita de US$ 25 milhões por ano aos bolivianos. A Bolívia teme que a decisão americana custe milhares de empregos no país.

O Representante Comercial dos EUA anunciou nesta terça-feira que estava encerrando os benefícios de importação de produtos bolivianos porque, segundo ele, o terceiro maior produtor de cocaína do mundo não faz o suficiente na luta contra as drogas, deixando o cultivo de coca sem combate. Os benefícios faziam parte da Lei de Preferências Comerciais Andinas (ATPA), aprovada em 1991, que previa, em troca de isenção alfandegária, colaboração dos países da região com agentes antidrogas americanos.

Ué, porque Morales não pede os US$ 25 milhões ao seu companheiro Chávez?

CADÊ A COERENCIA?


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje que a União Africana rejeite o golpe em Honduras. Lula discursou em um encontro de cúpula do continente que está ocorrendo na Líbia. "Eu gostaria de pedir que este encontro, em seu comunicado final, inclua uma rejeição ao golpe de Estado que ocorreu em Honduras no último domingo e exija que o presidente democraticamente eleito volte ao poder", disse. Lula foi convidado a falar no encontro, que tem como anfitrião o atual presidente da União Africana, o ditador líbio Muamar Kadafi.
Com a coerencia de sempre, Lula condena o golpe em Honduras, ao mesmo tempo que posa junto com o ditador Kadafi. Isso é normal, tratando-se de Lula.