quarta-feira, 30 de junho de 2010

VICE FICHA LIMPA

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, confirmou no início da noite desta quarta-feira, o nome do deputado Indio da Costa (DEM-RJ) como candidato a vice na chapa dele como um "político da nova geração" e "peça fundamental na aprovação do projeto Ficha Limpa". "Apresentamos aqui uma novidade que é um sinal de renovação e esperança para o nosso Brasil", disse Serra, em entrevista à imprensa.

Pesou na escolha de Indio da Costa o fato de ele ser jovem, do Rio de Janeiro - Estado onde o candidato tucano não vai muito bem, -, e também por ter sido um dos relatores do projeto Ficha Limpa no Congresso Nacional. O último fator, no entanto, foi o mais ressaltado pelos líderes do DEM e também por Serra. "O projeto Ficha Limpa estabelece uma nova relação dos políticos com os eleitores. É um projeto que abriu uma perspectiva nova na política brasileira e o Indio da Costa é uma das peças chaves nisto", afirmou José Serra.

Indio da Costa, repediu discurso proferido mais cedo, se limitando a fazer agradecimentos à cúpula do DEM pela indicação. Mais uma vez, o deputado se disse surpreso com a escolha, e prometeu que, agora, como candidato a vice-presidente, "estudará bastante o Brasil". "Vamos transformar o Brasil num País de oportunidades. Com certeza, o Brasil pode mais e com o presidente Serra pode muito mais", disse Indio, incorporando o slogan da campanha tucana "O Brasil pode mais".

INDIO DA COSTA É VICE


O DEM aprovou na tarde desta quarta-feira, 30, a coligação do partido com o PSDB na campanha de José Serra à Presidência da República. O vice-presidente do DEM, deputado ACM Neto (BA), conduziu a reunião e anunciou o resultado aprovado por aclamação.

O DEM indicou o deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ) para vice na chapa de Serra. O nome dele também foi aprovado pela convenção do partido.


O presidente de honra do DEM, Jorge Bornhausen, disse que Indio da Costa é um jovem preparado e lembrou que ele tem, na sua trajetória política, história como subprefeito de Copacabana, vereador por três mandatos no Rio, secretário de Estado no governo César Maia e, mais recentemente, foi relator do projeto Ficha Limpa na Câmara dos Deputados.


O vice de José Serra começou na vida pública em 1993, na equipe do então prefeito César Maia. Está em seu quarto mandato parlamentar e foi eleito deputado federal em 2006 com 91,5 mil votos. Antes disso, foi vereador por três mandatos.


Antonio Pedro de Siqueira Indio da Costa, carioca de 39 anos, é advogado, especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor de dois livros sobre gestão pública, Administração Pública no Século XXI (2007) e A Reforma do Poder (2003).

Na Câmara dos Deputados, é membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Comissão de Defesa do Consumidor e da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Em quatro anos de mandato apresentou 25 projetos de lei, na área da transparência do poder público, direito do consumidor, econômica e penal.


Como vereador no Rio, foi coautor da política de turismo da cidade do Rio de Janeiro. Atuou como secretário municipal de Administração (2001-2006), administrador do Parque do Flamengo (1993/94) e administrador regional de Copacabana/Leme.

PESQUISA VAI, PESQUISA VEM


As duas últimas pesquisas divulgadas trazem pela primeira vez a candidata Dilma na frente de Serra. As duas, rigorosamente iguais, com 5 pontos de vantagem. Embora, na indique que é uma tendencia permanente, isso bastou para que a imprensa 'vira-latas' divulgasse o fato como irreversível e já colocando a faixa presidencial na petista. Calma com o andor...

Apesar de perder a liderança nas últimas pesquisas de opinião para a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, o candidato do PSDB, José Serra, afirmou que a disputa presidencial vai ser tão acirrada quanto uma final de Copa do Mundo.

Para ele, as pesquisas de opinião são voláteis e a cabeça do eleitor só vai estar formada depois do mundial da África do Sul, que acaba em 11 de julho.

"Pesquisa vai e vem... Essa vai ser uma eleição disputada. É como uma final de Copa do Mundo", disse Serra em entrevista gravada à GloboNews, que pôde ser acompanhada pela imprensa.

"Não pode achar que vai ser de goleada. Depois da Copa, a campanha vai acelerar, depois do horário eleitoral ela ganha perfil ... o eleitor só forma sua cabeça muito mais adiante", afirmou ele, que saiu sem falar com jornalista após o programa.

As duas últimas pesquisas de intenção de voto, divulgadas pelo CNI/Ibope e instituto Vox Populi, apontam a candidata petista com uma vantagem de 5 pontos percentuais sobre o tucano, que desde o início da pré-campanha liderava as sondagens.

"Não dá para imaginar que vai subir sempre e chegar a 60 por cento", avaliou.

terça-feira, 29 de junho de 2010

CAOS SEM PREVENÇÃO


Murici, cidade natal do senador Renan Calheiros (PMDB), voltou a ficar alagada com as chuvas no fim de semana. Mas os moradores diziam que a enchente "foi normal", por não ter derrubado casas. A rua da residência da família de Renan está alagada e seu irmão e prefeito, Remi, está morando na prefeitura. Na cidade, parte dos 2.500 desabrigados estão em galpões às margens de uma rodovia. O Exército doou iogurtes e outros alimentos entregues por empresas, e muitas mulheres e crianças chega
ram a se animar:

— Nunca tinha comido iogurte dessa marca, isso é coisa de rico -— afirmou Josefa Feliciano da Silva.

Em Recife, uma criança de 2 anos, Renata Bezerra da Silva, morreu na madrugada de ontem, no deslizamento de uma barreira que aterrou a casa onde ela estava, no bairro de Linha do Tiro. Além disso, o corpo de Leonilson Ferreira da Silva foi encontrado na cidade de Gameleira, aumentando para 20 o número de pessoas mortas pela chuva em Pernambuco. Ontem, voltou a chover, e, em Palmares, o nível do rio subiu e alagou diversas ruas.

As chuvas começaram na região há cerca de dez dias, atingindo principalmente Pernambuco e Alagoas. No total, mais de 50 pessoas morreram nos dois estados, onde ainda há milhares de desabrigados e desalojados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Alagoas e Penrambuco semana passada e prometeu ajuda do governo federal.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

SERRA TORCE POR DUNGA


O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, esteve hoje em Santos para assistir ao jogo do Brasil contra o Chile, ao lado do candidato tucano ao governo paulista, Geraldo Alckmin. Serra, que é palmeirense, assistiu à vitória brasileira na sede do Santos Futebol Clube, time de Alckmin. Assistiram ao jogo também Orestes Quércia (PMDB) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), candidatos ao Senado.

Perguntado se só decidirá o nome do seu candidato a vice aos 45 minutos do segundo tempo, Serra desconversou. "Não vou falar sobre isso. Vim aqui para falar de futebol", declarou. Ele também tentou minimizar a crise com o DEM por conta da indicação do senador tucano Alvaro Dias (PR) para seu vice. "Não se preocupe, nós vamos ter um bom entendimento."

Ao lado de Serra durante a partida do Brasil contra o Chile, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, disse que "não se pode fazer gol contra agora". Freire evitou citar nomes ou partidos, mas deixou claro que estava falando da reação do DEM após a divulgação de que o vice de Serra deverá ser o tucano Alvaro Dias.

"O melhor que a gente faz agora é não atrapalhar. Será do Serra a última palavra", disse Freire, afirmando ainda ter sido consultado na sexta-feira pelo presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, sobre o que achava da indicação de Dias para vice. "Ele me consultou, sim. Estamos falando nisso há muito tempo. Mas tem gente que fica querendo fazer gol contra. Isso não pode. Temos de esperar uma definição de Serra. E o Alvaro Dias é, sim, um bom nome para vice."

Sobre a vitória sobre o Chile, Serra elogiou a velocidade e o entrosamento do time brasileiro contra um adversário "caloroso". Casado com uma chilena e com um filho nascido no Chile, ele disse que embora a família simpatize com o time adversário a torcida é mesmo para o Brasil. Assim que saiu o primeiro gol do Brasil, Serra enviou uma mensagem para o filho chileno.

CONFUSÃO DE ALIANÇAS


Em Minas Gerais, PT e PMDB, partidos da candidata de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, Dilma Rousseff, e de seu vice, deputado federal Michel Temer (SP), se aliaram na disputa pelo governo, mas muitas das outras legendas que apoiam a chapa petista ao Palácio do Planalto não fazem parte do palanque estadual. Caso do PSB, que apoia a candidatura de Dilma, mas que no estado está ao lado do candidato do PSDB ao governo mineiro, Antonio Anastasia. Apesar disso, não vai apoiar toda a chapa majoritária dos tucanos mineiros. No caso do Senado, o PSB vai de Fernando Pimentel, ex-prefeito de BH, indicado pelo PT para disputar uma das vagas da alta corte. A escolha do PSB é pragmática e aposta na popularidade dos maiores cabos eleitorais dessa disputa no estado: o presidente Lula e o ex-governador Aécio Neves, que também disputará uma vaga no Senado. Mesmo caso do PDT que nacionalmente apoia Dilma, mas na disputa local fechou aliança com o PSDB e avalia qual o melhor caminho seguir no caso das proporcionais, já que a principal preocupação da legenda é aumentar sua bancada de deputados.

Exemplos como o de Minas não faltam pelo país afora. Na sexta-feira mais uma capítulo dessa novela de traições e alianças esdrúxulas foi escrito. O PSDB anunciou que indicará o senador tucano Álvaro Dias (PR) para ser o candidato a vice na chapa presidencial de José Serra (PSDB), embolando de vez a disputa no Paraná. Lá o irmão de Álvaro Dias, o também senador Osmar Dias (PDT), ensaiava uma aliança com o PT e o PMDB na disputa pelo governo do estado. Agora pode desistir da candidatura ao governo e disputar mais um mandato no Senado, com o apoio do ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa, candidato do PSDB ao governo.

Até a senadora Marina Silva, candidata do PV, que deve disputar com chapa pura a Presidência da República, enfrenta traições e palanques duplos. No Rio de Janeiro, o candidato do PV ao governo, deputado federal Fernando Gabeira, tem como aliados os dois principais partidos que dão sustentação à candidatura de Serra, DEM e PPS, além do próprio PSDB. Na convenção do dia 19, que selou a aliança serrista de Gabeira, a foto de seu palanque era algo surreal. De um lado uma foto gigante de Marina Silva, do outro a de José Serra, no centro Gabeira discursava para a militância. Marina e Serra providencialmente se atrasaram para o evento e não chegaram a tempo de discursar nem dividir o mesmo palanque, muito menos tiveram de enfrentar tamanho constrangimento.

No Acre, a senadora também terá de dividir o palanque com a ex-ministra Dilma Rousseff. É que na terra natal de Marina o PV decidiu não lançar candidato ao governo do estado e sim apoiar a eleição do senador Tião Viana (PT), que foi companheiro de Marina de legenda e de lutas durante o tempo em que ela esteve filiada ao Partido dos Trabalhadores. Comandado nacionalmente pelo arqui-inimigo do governo Lula, o PTB do ex-deputado Roberto Jefferson (RJ) teve de enquadrar sua bancada para conseguir fechar uma aliança com o tucano José Serra, mas não escapou de dissidências. Em Alagoas, o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB), candidato ao governo do estado, apoia a candidata de Lula, apesar de sua legenda integrar nacionalmente a aliança serrista. Dilma também contará com o palanque oficial de Ronaldo Lessa, que disputa o comando do estado pelo PDT, partido que nacionalmente integra a chapa da petista.

domingo, 27 de junho de 2010

SALTO ALTO E OS 90 MINUTOS






















O governo Lula está de salto alto na campanha presidencial, já contando como certa a eleição de Dilma Rousseff, alguns integrantes do governo sequer respeitam os adversários. Embora nada possa garantir isso, nesse momento. A campanha mal começou.

"O lado de lá vive batendo cabeça, parece a França. A seleção do povo vai dar uma goleada no time dos tucanos", disse Orlando Silva, ministro do Esporte. Esse é um iniciante na política, dos quadros do PCdoB, repassa muita verba para ongs ligadas ao partido através dos programas de seu ministério. Como é pensamento geral no governo, acha que o povo é propriedade exclusiva deles e parece que os votos da oposição virão de uma outra entidade misteriosa que não é povo. Acostumado a comparecer em cerimônias de entregas de troféus, é difícil ver uma em que ele não está, usa essa linguagem de arquibancada para se expressar.

"O lado de lá tem uma atitude diferente da nossa. Acha que pode governar sozinho", afirmou Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais. Provávelmente ele se refere aos casos em que o PT nacional esmagou os PTs regionais em nome dessa aliança que produziu muita coisa, incluindo o "mensalão".

Até o vice-presidente, Zé Alencar que vive ostentando uma imagem de bonzinho, nessa semana abriu a caixa de ferramentas e disse que está até com pena de Serra!

Aécio Neves lhe respondeu: "Nós respeitaremos os nossos adversários, não vamos tripudiar sobre ninguém. Uma eleição ainda tão incerta como essa devia sugerir um pouco mais de cautela."

Será uma eleição muito dura, com pequena diferença de votos e é no mínimo falta de cuidado fazer afirmações como as dos ministros e Alencar. Esse menosprezo por Serra pode funcionar a favor do candidato perante a opinião pública, são detalhes que ajudam a mudar o enfoque da campanha.

Usando a liguagem de arquibancada de Orlando Silva, é bom lembrar que o jogo tem 90 minutos e só acaba com o apito final do juiz!

"NÃO É HORA DO DEM"


O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que ontem causou um rebuliço ao anunciar em seu Twitter que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) fora escolhido vice na chapa de José Serra, hoje disse, também no microblog, que o DEM não deve reivindicar a vaga de vice na aliança.

"O Brasil todo sabe. O DEM não pode nos empurrar o vice dele. Vamos a voto no conselho político da campanha", tuitou Jefferson em resposta a um seguidor. "Ficara o Alvaro Dias. O DEM deve esperar um pouco para fazer novo casamente. Não e a hora dele".

O presidente do PTB pediu desculpas em seu Twitter por ter tuitado ontem a frase "O DEM e uma merda!!!". Segundo ele, a mensagem deveria ter sido enviada privadamente a uma pessoa, e por engano dele, foi publicada para que todos os seus seguidores a vissem.

"Ontem eu errei ao tuitar. Ao invés de DM apertei Reply. Foi uma confusão ate a Teresa [assessora dele] tirar a postagem. Sinto muito", disse ele.

Ele avalia que ontem cometeu excessos na esfera virtual.

"Ontem eu fui mais blogueiro e ttro [tuiteiro] do que político. Penso que desagradei. Volto hoje a condição de político".

sábado, 26 de junho de 2010

GOVERNO LULA RECONHECE FALTA DE GRENCIAMENTO NAS ENCHENTES


O governo Lula reconheceu em relatório a sua incompetencia gerencial nas enchentes que mataram e desabrigaram pessoas em todo o país. Lula e Dilma quiseram dividir com os governos anteriores, uma responsabilidade que é só dos dois. Lula precisa descer do palanque e deixar de confundir governo com campanha. Esse fato deveria bastar para impedir a continuidade desse governo incompetente!

Por causa dessa incompetencia gerencial, o país vai gastar 5 vezes mais na recuperação dos prejuízos do que se tivesse feito ações de prevenção. Um absurdo!

Um relatório do Ministério do Planejamento aponta que há "desarticulação" das ações do próprio governo federal no combate a inundações no país.

O texto cita o fato de obras antienchente estarem espalhadas por ministérios, a precariedade dos bancos de dados, a atuação da Defesa Civil --mais reativa do que preventiva-- e a falta de planos de segurança de barragens.

O relatório é outra constatação negativa em relação à ação do poder público na prevenção de catástrofes como a que matou ao menos 51 em Alagoas e Pernambuco.

A Folha revelou que os dois Estados têm sistemas falhos de prevenção de enchentes, que incluem a falta de radares meteorológicos em Pernambuco e de Defesa Civil em cidades alagoanas.

Além disso, o governo federal, em sete anos e meio, gastou mais com reconstrução e assistência às vítimas (R$ 5,8 bilhões) do que com prevenção (R$ 1,1 bilhão).

sexta-feira, 25 de junho de 2010

EM RITMO DE CAMPANHA


Lula falhou no gerenciamento quando não liberou o dinheiro previsto em orçamento para prevenção de enchentes no nordeste, deixou o dinheiro contingenciado, apenas no papel. Aí, aconteceu a catástrofe, sem mostrar constrangimento pela sua falta de gerencia, Lula vai a campo em ritmo de campanha eleitoral, abraçar, beijar e liberar muito mais dinheiro que custaria a prevenção. Aqui no Brasil, a incompetencia gerencial é premiada com votos!

Em meio à lama fétida do centro devastado de Palmares (PE), uma das cidades mais atingidas pelas chuvas que já mataram 51 pessoas em Pernambuco e Alagoas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que a caravana com oito ministros e dois governadores parasse. Calçou galochas e foi para o corpo a corpo. Abraçou moradores que lhe pediam ajuda e, no meio da aglomeração, prometeu: "Vamos dar novo endereço às pessoas e reconstruir o comércio." Foi saudado e aplaudido.

Em seguida, ainda em clima de campanha, foi a uma faculdade anunciar o maior aporte de recursos dado a uma região atingida por calamidade neste ano. Foram depositados ontem, "a título de adiantamento", R$ 550 milhões a Pernambuco e Alagoas - R$ 275 milhões para cada -, para serem investidos em alimentação, água, saúde e reconstrução. De janeiro ao dia 16 deste mês, a União liberou R$ 535 milhões para todas as outras tragédias.

O volume anunciado por Lula é mais de três vezes superior aos R$ 143,7 milhões gastos com prevenção de desastres ambientais ao longo de 2009. Supera ainda em sete vezes os R$ 70,6 milhões liberados este ano com ações preventivas e é quase metade da soma - R$ 1,2 bilhão - que a União despendeu no Brasil inteiro com a rubrica "resposta a desastres e reconstrução". "No passado, entre a desgraça e a ajuda, precisava esperar coitado do prefeito da cidade do interior levar um projeto para liberar recursos. O que estamos fazendo? Estabelecendo uma relação de confiança. Depositamos dinheiro para que comecem a trabalhar primeiro. Vamos derrotar a burocracia que atrapalhava a todos", disse Lula.

E emendou com anúncio de mais dinheiro - medida provisória liberando linha de financiamento de R$ 1 bilhão para comércio e indústria, R$ 47 milhões do Ministério da Saúde para reconstrução de hospitais e postos de saúde, R$ 51 milhões do Ministério da Educação para reformar escolas, casas do Programa Minha Casa, Minha Vida para quem perdeu residência.

"Ao socorrer depois da tragédia, sobretudo em ano eleitoral, a autoridade acha que mostra ação e sensibilidade e ninguém se toca para a falha gerencial", critica o diretor da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco.

Em Alagoas, Lula andou em meio a mais destroços, lama, lixo e mau cheiro. Perguntou sobre a situação das famílias, abraçou crianças, ouviu pedidos e, mais uma vez, prometeu agir.

A BALANÇA DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA

Veja abaixo no quadro, o quanto cada estado brasileiro paga ao governo Lula e quanto o governo Lula repassa a cada estado. Pode-se ver claramente que os estados do sul e sudeste ficam com a sobrecarga da federação, recebem muito menos do que enviam. Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que mais tem prejuízo na troca, sendo que os paulistas batem o record em perda. Destacamos o estado do Maranhão que é o mais beneficiado pelo governo Lula. Os Sarney não tem nada a reclamar, porisso "são Lula desde criancinha". Isso pode ajudar a explicar o mapa eleitoral que coincide com o mapa de distribuição de recursos( o mapa é da pesquisa Ibope de fevereiro, apenas para ilustrar a área de influencia dos candidatos, que continua a mesma).


Quanto paga ao governo federal

Quanto recebe do governo federal

Resultado final

Acre

244.750.128,94

2.656.845.240,92

2.412.095.111,98

Amazonas

6.283.046.181,11

3.918.321.477,20

— 2.364.724.703,91

Amapá

225.847.873,82

2.061.977.040,18

1.836.129.166,36

Pará

2.544.116.965,09

9.101.282.246,80

6.557.165.281,71

Rondônia

686.396.463,36

2.488.438.619,93

1.802.042.156,57

Roraima

200.919.261,72

1.822.752.349,69

1.621.833.087,97

Tocantins

482.297.969,89

3.687.285.166,85

3.204.987.196,96

Alagoas

937.683.021,32

5.034.000.986,56

4.096.317.965,24

Bahia

9.830.083.697,06

17.275.802.516,78

7.445.718.819,72

Ceará

4.845.815.126,84

10.819.258.581,80

5.973.443.454,96

Maranhão

1.886.861.994,84

9.831.790.540,24

7.944.928.545,4

Paraíba

1.353.784.216,43

5.993.161.190,25

4.639.376.973,82

Pernambuco

7.228.568.170,86

11.035.453.757,64

3.806.885.586,78

Piauí

843.698.017,31

5.346.494.154,99

4.502.796.137,68

Rio Grande do Norte

1.423.354.052,68

5.094.159.612,85

3.670.805.560,17

Sergipe

1.025.382.562,89

3.884.995.979,60

2.859.613.416,71

Goiás

5.397.629.534,72

5.574.250.551,47

176.621.016,75

Mato Grosso

2.080.530.300,55

3.864.040.162,26

1.783.509.861,71

Mato Grosso do Sul

1.540.859.248,86

2.804.306.811,00

1.263.447.562,14

Espírito Santo

8.054.204.123,9

3.639.995.935,80

— 4.414.208.188,1

Minas Gerais

26.555.017.384,87

17.075.765.819,42

— 9.479.251.565,45

Rio de Janeiro

101.964.282.067,55

16.005.043.354,79

— 85.959.238.712,76

São Paulo

204.151.379.293,05

22.737.265.406,96

—181.414.113.886,09

Paraná

21.686.569.501,93

9.219.952.959,85

— 12.466.616.542,08

Rio Grande do Sul

21.978.881.644,52

9.199.070.108,62

— 12.779.811.535,9

Santa Catarina

13.479.633.690,29

5.239.089.364,89

— 8.240.544.325,4

quinta-feira, 24 de junho de 2010

TRÉGUA NA COPA


O técnico da seleção brasileira, Dunga, pediu desculpas aos torcedores do país nesta quinta-feira pelos palavrões ditos no ar durante a entrevista coletiva do último domingo, após a vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim.

Durante a entrevista, o treinador se estranhou com o comentarista da TV Globo Alex Escobar. "O que foi? Algum problema aí?", perguntou o treinador, rindo. "Não, nenhum, não estava olhando para você', respondeu Escobar.

No "Fantástico", a emissora reproduziu a cena e mostrou momentos da entrevista em que, com o microfone aberto, Dunga proferiu palavrões.

"Quero pedir desculpas ao torcedor brasileiro por minha atitude e por como me comportei. O torcedor tem apoiado e não tem nada a ver com problemas pessoais ou de uma ou outra situação. Só quero trabalhar e que me deixem trabalhar", falou hoje Dunga, em nova coletiva.

"Peço desculpas ao torcedor, pois ele não tem que saber de algumas coisas e ouvir desabafos meus. Só quero trabalhar", continuou.

Ao longo dos últimos dois anos, o treinador encerrou décadas de privilégios da TV Globo e partiu para o confronto.

Nesse caminho, acumulou palavrões contra profissionais da emissora, pediu a cabeça de desafetos no canal e se colocou no papel de censor e crítico de reportagens. Os primeiros pedidos da emissora negados por Dunga datam de maio de 2008, quando o Brasil fez um amistoso com a Venezuela em Boston. Na ocasião, o técnico vetou a participação de Diego e Robinho em programa.

O choque ganhou força na Olimpíada de Pequim, quando o treinador passou a acreditar que jornalistas que faziam a cobertura da sua equipe, especialmente alguns da Globo, torciam contra o Brasil e queriam sua demissão.

Ao ganhar a medalha de bronze do torneio, virou-se para a tribuna onde estavam repórteres de vários veículos e fez xingamentos parecidos com os do último domingo --contra o jornalista da Globo Alex Escobar, no Soccer City, durante a entrevista da Fifa, após a vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim.

Dunga resistiu ao fracasso olímpico, passou a acumular bons resultados e ganhou força para perseguir seus desafetos, inclusive na Globo.

O ápice da disputa aconteceu quando pediu a demissão de Mário Jorge Guimarães, um dos principais profissionais da emissora até então na cobertura da seleção.

Guimarães acabou deixando suas funções na Globo e assumiu um cargo executivo no Sportv, canal esportivo por assinatura da empresa.

No ano passado, no próprio Sportv, Dunga atacou sem rodeios a cobertura que a emissora fazia sobre o time.

Criticou reportagem do jornalista Mauro Naves, outro que esteve em Pequim, em que o profissional descrevia um treino da equipe como 'leve' --Dunga detesta quando alguém fala que seu time não treinou pesado.

Falcão, um dos principais comentaristas da emissora, é outro profissional da Globo na lista negra do técnico.

Em maio, no dia em que anunciou os 23 jogadores que iriam ao Mundial, Dunga fez rara deferência à emissora e concedeu entrevista ao vivo no 'Jornal Nacional', dando sinais de uma trégua.

Na Copa, porém, a relação se deteriorou rapidamente depois que Robinho, em dia de folga, falou com a TV em um shopping --foi obrigado a pedir desculpa ao elenco.

"TEM CAROÇO DEBAIXO DESSE ANGU"


Alguma coisa está errada nessa pesquisa IBOPE, a ponto de surprender os dois lados que lideram a eleição presidencial. Em campanha, ninguém é surpreendido assim, todos tem suas pesquisas de acompanhamento, com informações reais, são números que norteiam as ações, porisso tem que ser confiáveis, não importa se são desfavoráveis ou não. O comitê pró-Serra esperava uma pequena vantagem sobre Dilma e o comitê pró-Dilma concordava com essa pequena desvantagem, aí, entra o IBOPE contra as informações de ambos os lados e inverte sa coisas. Tem coisa, aí!

O resultado da pesquisa CNI/Ibope, na qual a petista Dilma Rousseff aparece liderando a corrida presidencial, surpreendeu o comando da campanha do candidato tucano, José Serra, e foi discretamente comemorado no PT e no Palácio do Planalto. Nem mesmo os petistas esperavam esse resultado.

A expectativa entre os tucanos era que a forte exposição de Serra em inserções e programas partidários nas últimas semanas na TV e no rádio garantisse a ele a dianteira nas pesquisas. Os dois grupos atribuem o crescimento de Dilma à forte associação de sua candidatura com o presidente Lula, estratégia que será mantida até o final da campanha.

Em reunião na noite de terça-feira, integrantes da coordenação da campanha de Dilma avaliaram que a pesquisa Ibope poderia trazer uma pequena oscilação positiva para Serra, justamente por causa da propaganda partidária.

(...) — É um resultado a se respeitar, embora neste momento ninguém possa ter qualquer segurança, estando na frente ou não. É possível que a Dilma cresça ainda mais, mas não vai chegar nem a 60% daqueles que consideram o governo Lula bom ou ótimo — reforçou o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).

quarta-feira, 23 de junho de 2010

PESQUISA IBOPE QUESTIONADA





































O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), questionou nesta quarta-feira o resultado da pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) que aponta, pela primeira vez, a petista Dilma Rousseff liderando a disputa presidencial.

Segundo Guerra, o PSDB foi "surpreendido" porque pesquisas internas indicavam a liderança do tucano José Serra, com pelo menos 2% a favor.

"Esses números são diferentes do que nós temos. Nós respeitamos o Ibope, mas nossas pesquisas não coincidem com esse resultado. Ele está sempre na frente. Pode anotar, até o final do mês, ele estará novamente na frente", disse.

Guerra disse ainda que pediu a assessores do partido uma análise detalhada do material do Ibope. "Nosso pessoal está debruçado sobre esses resultados e vamos brigar com eles", afirmou.

O presidente do PSDB negou que as aparições de Serra na mídia, com o programa do partido e as inserções, tenham influenciado o Ibope. "O impacto dessas propagandas ainda não podem ser medidas. A Dilma também teve grande exposição nesse período".

Coordenador da campanha tucana, Guerra afirmou que ainda não conversou com Serra sobre a pesquisa e descartou eventuais mudanças nas estratégias definidas para o pleito. "Não podemos mudar a cada ponto. Nós temos um projeto e vamos continuar com ele", disse.

PESQUISA IBOPE


Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta (23) em Brasília mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 40% e o candidato do PSDB, José Serra, com 35% na corrida eleitoral pela Presidência da República.

Marina Silva (PV) tem 9% das intenções de voto, segundo o levantamento, encomendado ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O cenário da pesquisa que apresentou esses resultados é o que inclui somente Dilma, Serra e Marina. No cenário que reúne12 candidatos, Dilma aparece com 38,2%, Serra, 32,3% e Marina, 7%.

É a primeira vez que Dilma aparece à frente de Serra numa pesquisa de intenção de voto para presidente.

Na pesquisa Ibope anterior, divulgada no último dia 5 e feita por encomenda da TV Globo e do jornal “O Estado de S.Paulo”, Dilma e Serra apareciam empatados com 37% das intenções de voto. Marina Silva acumulava 9%.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos (portanto, Dilma pode ter entre 38% e 42%; Serra, entre 33% e 37%; e Marina, entre 7% e 11%).

A pesquisa é a primeira realizada após a oficialização das candidaturas de Dilma, Serra e Marina pelas convenções partidárias. O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 19 e 21em 140 cidades.

Disseram que votarão em branco ou nulo 6% dos entrevistados. Os que responderam que ainda não sabem em quem votar são 10%, segundo o Ibope.

terça-feira, 22 de junho de 2010

LULA INAUGURA TERRENO BALDIO


No esforço para impulsionar a campanha da petista Ana Júlia Carepa à reeleição no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "inaugurou" ontem um terreno baldio e comandou um comício em estádio de futebol.

Em Marabá, com estardalhaço, Lula anunciou, num palanque montado num terreno vazio da Transamazônica, o "início" da terraplenagem para construção de uma usina siderúrgica da Vale.

Até o final deste ano, a obra não passará da fase de terraplenagem, admitiu em entrevista após o evento José Carlos Martins, diretor executivo de Ferrosos da companhia.

O empreendimento faz parte de uma lista de promessas feitas nas eleições de 2006 nas regiões Sul e Sudeste do Pará que dificilmente serão cumpridas. Lula e Ana Júlia prometeram também a pavimentação do trecho paraense da Transamazônica e um plano de desenvolvimento sustentável da BR-163. A entrega das eclusas de Tucuruí, outra promessa, ocorrerá em setembro, disse a governadora.

Para mostrar a importância do evento que, segundo Lula, "mudará a história industrial do Estado", assessores da Presidência e do governo do Estado e funcionários da Vale pediram a uma empreiteira da companhia que estacionasse no terreno vazio nove retroescavadeiras e 16 caçambas.

Lula e a governadora subiram numa das máquinas para as tradicionais fotos de viagens presidenciais. Nas contas oficiais, a obra da siderúrgica vai gerar 16 mil empregos. A usina empregaria 5.300 mil empregos diretos durante as operações.

Depois de resistir durante três anos a fazer qualquer promessa de tirar a siderúrgica do papel, o presidente da Vale, Roger Agnelli, disse ontem que a obra vai custar R$ 5,3 bilhões e ficará pronta em 2013.

Até agora, no entanto, quem gastou com o projeto foi o governo do Pará, que está sendo questionado pelo Ministério Público Estadual por pagar um total de R$ 60 milhões em indenizações para 26 fazendeiros que vão ter de deixar a área. Dois deles vão ficar com metade do valor desembolsado pelos cofres do Estado.

Após o evento, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, foi questionada sobre o cronograma das obras da usina. A uma pergunta sobre quando as obras começariam de fato, ela, exaltada, disse que as obras já tinham começado.

Mais cedo, em Altamira, nem mesmo a presença de Lula evitou que Ana Júlia fosse vaiada por uma plateia de cerca de dez mil pessoas que lotaram o estádio municipal do Bandeirão, no centro de cidade, para ouvir o presidente defender a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

A passagem de Lula por Altamira foi relâmpago e sob um forte esquema de segurança. Mal desembarcou na cidade, o presidente deu uma entrevista, ainda no aeroporto, à rádio Vale do Xingu, quando enumerou os projetos do governo federal para a região, como o asfaltamento da transamazônica (BR 230) e a usina de Belo Monte. Além de citar o nome de Ana Júlia e pedir até ao repórter da rádio que a entrevistasse, Lula aproveitou para fazer campanha velada para a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff.

"Eu sempre trabalho com a ideia de que nós podemos fazer mais, e para isso precisamos trabalhar mais. Então, eu penso que será um processo eleitoral tranquilo. Acho que o povo quer continuidade das coisas que estão acontecendo no país, porque o povo percebe que é uma chance extraordinária de melhorar, definitivamente, a vida do povo", disse Lula, ao ser perguntado sobre sua sucessão.

"O GOVERNO LULA NÃO TEM PLANO DE COMBATE ÀS DROGAS"


O candidato do PSDB à sucessão presidencial, José Serra, acusou nesta terça-feira, 22, o governo federal de não ter um plano de combate às drogas. Para o tucano, o Brasil carece de uma ação coordenada, e não de iniciativas "de ocasião". "Houve um anúncio (do governo federal). Não se pode dizer que é um plano, não tem um plano atual", disse Serra, após visitar uma clínica que funciona em parceria com o governo de São Paulo em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. "Falta uma ação abrangente e profunda (do governo federal), e não de ocasião."

A visita à unidade de saúde ocorreu um dia depois de o candidato ter acusado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de usar a máquina pública em favor da candidata do PT, Dilma Rousseff. Segunda-feira, 21, Serra disse que o lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack, feito por Lula em maio, tinha vistas às eleições de outubro.

A convite de médicos do Hospital Lacan, onde funciona a clínica, Serra foi conhecer a unidade, onde conversou com pacientes internados e se reuniu com a direção da instituição. O candidato desceu do carro com um microfone de lapela fixado no paletó e a visita foi acompanhada por uma equipe da produtora contratada por sua campanha. De acordo com o tucano, para cada paciente internado na clínica, o Sistema Único de Saúde (SUS) paga ao hospital R$ 1.138 por mês. Já o governo de São Paulo paga R$ 3.000.

"Os recursos que o SUS dá são totalmente insuficientes para a manutenção da entidade e há (por parte do Ministério da Saúde)uma permanente pressão contra a existência de unidades especializadas no tratamento de dependentes químicos", disse Serra, que criticou ainda outro ponto do programa anunciado no mês passado por Lula: "Os consultórios de rua são considerados inócuos pelos especialistas."

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PRESIDENTE DA PRODUÇÃO











O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou hoje, em reunião com representantes do setor ruralista em Uberaba (MG), que, se eleito, pretende ser conhecido como o "presidente da produção". Serra disse que a agropecuária é o setor mais importante para o País, e que, sem ela, "o Brasil não vai para a frente". Emendou com uma frase repetida em todos os encontros com agricultores e pecuaristas: "a agricultura é a galinha dos ovos de ouro do País e foi a âncora do Plano Real".

De acordo com o ex-governador paulista, desde 1994, quando o Plano Real foi criado, a agropecuária é responsável por segurar a inflação no País. Segundo ele, a inflação de alimentos é metade da inflação geral desde então e o setor agropecuário "salvou a balança comercial do País", numa referência ao fato de as exportações agropecuárias serem as principais responsáveis pelo superávit brasileiro com o comércio exterior.

Na reunião, na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Serra voltou a fazer críticas a políticas do atual governo. O ex-governador citou problemas com a reforma agrária, o câmbio, a taxa básica de juros e a falta de investimento do setor público. O candidato do PSDB ampliou as críticas e chamou de "fraca" a política de concessões dos serviços públicos. Disse que é importante saber trazer investimento privados para o setor público e cobrou, principalmente em relação aos produtos agrícolas, uma política de comércio exterior mais agressiva.

Antes de seu pronunciamento, Serra recebeu um pedido da presidente da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, de políticas contra invasão de terras, alterações no código florestal, investimentos em logística e sanidade. A entidade cobrou ainda que o próximo ministro da Agricultura seja um representante do setor. A cerimônia encerrada no final da tarde, em Uberaba, ao contrário do encontro ocorrido com a candidata e adversária de Serra, Dilma Rousseff (PT), em março, foi aberta aos jornalistas e a todos os representantes do setor, em clima de campanha.

Sobre o pedido de ações contra invasões de terra, Serra voltou a criticar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), considerado por ele como um "movimento político que usa a bandeira da reforma agrária" e que recebe dinheiro do governo federal. O ex-governador paulista voltou a propor uma política de investimentos para que haja a produção agrícola efetiva em assentamentos e cobrou segurança para investimento no País.

Por fim, Serra disse que iria acatar a sugestão do governador de Minas Gerais, Antonio Anastásia (PSDB), que o acompanhou, de se criar um sistema único para desburocratizar questões relativas ao meio ambiente e à produção agrícola. Chamado de presidente tanto por Anastácia quanto por Aécio Neves, que também estava no evento, Serra pediu ao governador mineiro, "após ser reeleito", que formule o projeto do Sistema Único do Meio Ambiente, apelidado por ele de Suma, e a Aécio que o apresente "no primeiro dia de mandato no Senado".

VENCER, CUSTE O QUE CUSTAR

























por Bob Fernandes-Portal Terra

Soccer City, caminho entre o estádio e as tendas da FIFA que abrigam o Centro de Mídia. Galvão Bueno, Arnaldo Cezar Coelho e o diretor da Central Globo de Esportes, Luiz Fernando Lima conversam, não escondem a irritação e nem se preocupam com quem passa ao lado e ouve. O alvo é o técnico da seleção brasileira, Dunga. Minutos antes, na coletiva pós Brasil x Costa do Marfim o técnico, numa dividida bem a seu estilo, deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo.

Luiz Fernando Lima lembra as conversas recentes da emissora com Dunga, já na África do Sul:

- Falamos com ele duas vezes e ele não consegue entender que não é "a Globo", ele está falando para todo o país...

Seguem as observações do grupo, sempre ferinas. Um deles chega a dizer: - ...e a única coisa que eu acho que ele aprendeu em quatro anos foi falar 'conosco' e não mais 'com nós' como sempre fez...

A cena do entrevero de Dunga para com Escobar pode ser vista AQUI, NO YOUTUBE .

Poucas horas depois, no que pode ser o início de uma escalada, um dos apresentadores do programa, Tadeu Schmidt, da África para o "Fantástico" mandou uma reportagem sobre a rusga. Soou mais a um editorial da emissora.

De um lado o poderoso sistema Globo, que carregou 300 profissionais para a África do Sul e quer um retorno para tanto. Em outras palavras, deseja o que querem os quase mil profissionais do Brasil que aqui estão: acesso. E quanto mais privilegiado, melhor.

O problema é que, na outra ponta, está Dunga, o Schwarzenegger. E como sabemos desde quando ele era o pitbull da seleção amarela, quando divide, o Dunga racha.

Está claro, cada dia mais claro, que secundado por quem ele confia e a quem tem como leais, casos de Jorginho e Taffarel, o técnico Dunga fechou um pacto com seus jogadores. De um lado ele, eles, do outro, o resto. Em especial a mídia e quem mais, dentro ou fora da seleção, não reze integralmente pela mesma cartilha.

Dunga, que apanhou injustamente entre as Copas de 90 e 94, cuja família teve que suportar o marido, o pai, o filho a carregar por 4 anos a negativa marca da "Era Dunga", certamente sabe o que alimenta contra si de rancor, de ressentimento, a cada bordoada que distribui.

Quando se decide por enfrentar a Globo, Dunga sabe que está encurtando seu caminho à frente da seleção brasileira, perca ou ganhe. Dunga sabe quais são e como se movem os interesses para a Copa 2014.

Romário sentiu o cheiro da crise e nesta terça-feira postou em seu twitter, @Romário11, as seguintes mensagens de apoio ao capitão do Tetra:

- Infelizmente sobrou pro Escobar (ele é gente boa e americano). Mas geral só gosta de bater, então apanhar um pouco faz bem!

- Parceiro "Dunga", não perca o foco, vamos em frente e faltam 5 jogos!

Ao se fechar tanto, Dunga comete erros. Erros como o de enxergar e tratar a todos, sem distinção, como se fossem adversários, inimigos mesmo, e isso não é uma verdade.

Em algum momento Dunga perceberá, ou algum amigo lhe dirá, que não seria preciso tanto e contra todos. Nesta terça-feira, com a experiência de quem já viveu e enfrentou essa tsunami, Felipão Scolari aconselhou. A todos:

- Pelo bem da Seleção não adianta um dar um soco e o outro revidar, depois um dar um chute e o outro dar um chute também, porque, se não, nunca vão se entender...

Dunga, o Schwarzenegger, decidiu-se por pagar o preço. A ele e seu grupo só uma coisa importa. Vencer. Ganhar a Copa do Mundo. Custe o que custar.

O velho parceiro Romário, herói do Tetra a quem Dunga tanto deve e vice-versa, também nesta tarde postou em seu twitter:

- A gente já sabe o que vai acontecer. Se o Brasil ganhar é obrigação, se perder não vou querer estar na pele do Dunga...

"NÃO NEGOCIO COM DITADOR"


O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou hoje não ver espaço para uma intervenção do governo federal na política cambial do País. Defensor da redução dos juros, o tucano acredita que esse ajuste na política monetária será capaz de influenciar o câmbio de forma suficiente. "Não (há espaço para intervenção). A política cambial decorre da taxa de juros", respondeu em sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL, na capital paulista.

De acordo com Serra, o tamanho do déficit em conta corrente do Brasil sinaliza problemas econômicos no futuro. "Não é uma situação tranquilizante. Se você olha a economia no curto prazo, está ótimo, mas não precisaria existir governo se bastasse o curto prazo. O governo precisa antecipar os problemas", disse.

Serra voltou a criticar a atuação da equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante da crise econômica mundial, em 2009. "Demoraram cinco meses para mexer nos juros. Houve erro de dosagem." O tucano identifica ainda um "aumento de despesas permanente" por parte da União em contraste com um "ridículo" índice de investimento governamental.

O tucano criticou a carga tributária do País e defendeu ajustes a partir de um projeto de governo para a reforma tributária. "O Brasil tem a maior carga tributária do mundo entre os países emergentes e sem contrapartida ao contribuinte. Gasta-se mal o dinheiro", disse. Serra acenou com duas ideias: detalhar aos consumidores a quantidade de impostos embutidos em cada produto e implantar, a exemplo do que fez em São Paulo, a Nota Fiscal Brasileira, para devolver parte dos impostos aos consumidores.

Na Previdência Social, Serra sugeriu a busca por uma reforma que não mexa em direitos adquiridos dos trabalhadores. "O ideal seria fazer um novo sistema para quem está nascendo hoje. Ninguém poderia alegar que perdeu algo. A longo prazo, resolve."

Sobre a polêmica relação entre Lula e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, Serra disse que, se fosse presidente, teria votado a favor das sanções àquele país, diferente do que fez o Brasil. "A negociação com o Irã não deu certo. Eu não teria feito negociação com um ditador que manda opositores para a forca, nega o Holocausto e diz querer tirar Israel do mapa", disse. "Quem confia nele (em Ahmadinejad) é como quem confiou em Hitler em Munique."

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2010


Serão abertas nesta segunda-feira as inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em fazer a prova este ano devem se cadastrar, exclusivamente pela internet, até 9 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 35, mesmo valor da edição passada, mas os alunos de escolas públicas estão isentos. O teste será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro e a nota do Enem pode ser usada pelos estudantes para entrar em universidades públicas e particulares, além de ser pré-requisito para obtenção de bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de certificados de conclusão do ensino médio de jovens e adultos.

Este ano, as provas terão a mesma estrutura da aplicada em 2009, com um total de 180 questões. Serão quatro testes de múltipla escolha nas áreas de linguagem, ciências da natureza, matemática e ciências humanas, com 45 questões cada, e uma redação. A grande novidade é a inclusão de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens. No primeiro dia do Enem, em 6 de novembro, os candidatos farão exames de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h30. No dia 7, será a vez de matemática, linguagens e da redação, das 13h às 18h30.

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é de que pelo menos 6 milhões de alunos participem do exame. Em Minas, o total de participantes deve aumentar significativamente, já que a maior instituição de ensino superior do estado, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai usar o Enem para substituir a primeira etapa do seu vestibular. Além dela, as outras 10 federais mineiras devem usar a nota do exame em seus processos seletivos, seja para compor a nota final dos candidatos ou como alternativa ao vestibular.

domingo, 20 de junho de 2010

XINGAMENTO DURANTE COLETIVA

Fiquei por entender o que Dunga balbuciava entre uma pergunta e outra durante sua entrevista coletiva após o jogo com a Costa do Marfim. Vejam só, Dunga aproveitava, entre uma pergunta e outra, para xingar um jornalista da Globo.

Quando entrou na sala de entrevistas do Soccer City, diante de cerca de 200 jornalistas brasileiros e estrangeiros, Dunga tinha um sorriso sarcástico. Ele acabava de classificar o Brasil às oitavas de final da Copa. Não havia motivos para ser bombardeado. E mesmo assim se irritou com alguns jornalistas.

Antes de se indispor com um repórter da TV Globo, Dunga disse que a partida foi muito difícil, não só pelo estilo do adversário, mas também pela complacência do árbitro aos pontapés dos marfinenses.

Após a resposta, Dunga olhou para Alex Escobar, da Globo, que estava na sala e disse assim: "Algum problema?" Escobar respondeu: "Nenhum, Dunga. Eu nem estava olhando para você."

Em seguida, um jornalista brasileiro pediu a avaliação do treinador sobre o desempenho de Luís Fabiano. Antes de responder, Dunga continuou olhando para Escobar e murmurando palavrões.

Depois falou do artilheiro da noite, Luís Fabiano.Voltou a olhar para Escobar. De novo murmurando para sua fala não sair no microfone, xingou o repórter da Globo.

Quase ao final entrevista perguntaram ao treinador se daria folga aos jogadores hoje. "Não adianta dar tempo livre aos jogadores porque vocês (jornalistas) vão atrás deles. Então é melhor ficar relaxado lá no hotel. Assim teremos mais tempo lapidar o que cada um precisa".

Antes de deixar a sala, o técnico disse assim a um funcionário da Globo: "É preciso ser homem, olho no olho e não m... nas calças.". Dunga estava feliz.

Se ganhar a Copa, o que ele fará com os jornalistas?

SERRA COMEMORA SELEÇÃO














O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, comemorou a vitória do Brasil diante da Costa do Marfim, elogiando o jogador Luis Fabiano e lamentando a expulsão de Kaká no final do segundo tempo. Ele assistiu à partida na Associação Cultural e Esportiva Nipo(Acenip), no Itaim Paulista, zona Leste da capital, ao lado do candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do prefeito da cidade, Gilberto Kassab.

O presidenciável disse que o placar ficou entre a sua previsão (2 a 1) e a do Kassab (3 a 0). "E eu torci para que ele (prefeito) acertasse em cheio", destacou, complementando que o Brasil no segundo tempo se acertou bem e o único lance chato foi a expulsão de Kaká, coautor de dois gols. O bom, é que já estamos classificados."

Na avaliação de Serra, outra coisa boa foi que o jogador Luis Fabiano voltou a marcar gols e vai ganhar confiança. "Ele é um goleador, então, nós vamos ter um Luis Fabiano confiante daqui em diante." Sobre o time da Costa do Marfim, o presidenciável destacou:"A favor da Costa do Marfim, eu diria que eles batalharam. Uma equipe brigadora, batalhou até o último minuto. Mas realmente diante do Brasil eles não tem força, não tem qualidade de futebol para enfrentar a nossa seleção."

Serra ganhou a camisa 11 de Robinho(vide foto), antes desse viajar para a Copa.

NEM LIVRO DE QUADRADINHOS


Deu no jornal Expresso de Lisboa:

Único Prémio Nobel da Literatura portuguesa faleceu, aos 87 anos, em Lanzarote. Muito debilitado fisicamente, José Saramago faleceu de "múltipla falha orgânica". O último adeus ao escritor decorreu no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

José Saramago "consagrou a língua portuguesa", considerou hoje em Lisboa Dilma Rousseff, a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) às presidenciais de 03 de outubro próximo no Brasil.

"Acho que Saramago é o grande escritor português de língua portuguesa dos tempos modernos. Ele é para mim um escritor que reverencio. Eu li o Evangelho Segundo Jesus Cristo, (Todos os) Nomes e A Jangada de Pedra. Gosto dos três, mas gosto muito do Evangelho", precisou Dilma.

Comentários de leitores do Expresso:
Esta, nem livros de quadradinhos(quadrinhos prá nós) lê, não sabe quem é Camões e vem, com esta palhaçada, ver se ganha uns votos dos Portugueses radicados no Brasil.

A SENHORA CANDIDATA Á PRESIDÊNCIA DO BRASIL;DEVERIA DIZER...NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA..VÍU..???ATÉ QUANDO..???CPTS..KANTIFLAS.

OOOPSS!

DILMÉCIO? QUE BICHO É ESSE?


O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, cometeu uma gafe ao chegar ao encontro estadual da legenda, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã deste domingo. Questionado sobre o movimento Dilmasia, voto casado em Dilma Rousseff (PT) para Presidência da República e Antonio Anastasia (PSDB) para o governo de Minas, Dutra equivocou-se e lançou outra dobradinha para as eleições: Dilmécio.

"Nós temos claro que a nossa chapa é a Dilmécio. Vamos trabalhar nesse sentido e temos absoluta convicção que a militância do PT e do PMDB vão estar unidas e engajadas nesse processo eleitoral", comentou.

A expressão faz referência a Dilma e ao ex-governador Aécio Neves, pré-candidato ao Senado. Logo em seguida, José Eduardo Dutra tentou corrigir o ato falho e citou a aliança Dilmélio, com o ex-ministro Hélio Costa ao Palácio da Liberdade e a petista à Presidência. "Dilmélio. Demorou cair a ficha."

Dutra se juntou à cúpula petista e peemedebista e defendeu o nome de Patrus Ananias para ser o vice na chapa de Hélio Costa. A expectativa agora fica por conta do anúncio da composição para a disputa ao governo mineiro.

Huuuuuummmmmmmmm!!!!!

sábado, 19 de junho de 2010

DITOS POPULARES


Temos vários ditos populares e muitos deles são resultado de entendimento errado, embora quando inseridos na cena política, não estejam tão errados.

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro'
Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro'

Não sei por que, mas isso me lembra o presidente Lula discursando, suado e esbaforido, clamando: "Nunca na história desse país...", culpa do bicho carpinteiro!






"Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'

Bom, esse já me lembra o aparelhamento do governo Lula, com mais de 80.000 petistas ocupando cargos em todos os escalões federais. Essa batata tem muita rama!







'Cor de burro quando foge.'
O correto é: 'Corro de burro quando foge!'

Esse já me lembra a cor preta com amarela que a seleção brasileira adotou nessa Copa. Dizem que tem o dedo de um corintiano famoso na questão, tanto a cor de burro ou o medo do burro se aplicam no caso dele!







Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.' O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Essa me lembrou a vaia que Lula levou no Maracanã na abertura dos jogos Panamericanos. Aposto que naquele dia, Lula quis estar em Roma. Depois daquilo, Lula nunca mais voltou ao Maracanã, pegou trauma.








Outro que todo mundo diz errado, "Cuspido e escarrado" - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de
mármore)

Lembra Lula dizendo que Dilma é ele de saias. Realmente são muito parecidos intelectualmente, embora nada que possa ser representado em mármore carrara, o material é muito nobre e a comparação muito pobre!









Mais um famoso.... 'Quem não tem cão, caça com gato.'
O correto é:'Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!'

Essa é do Serra, depois que Aécio amarelou de ser vice, Serra não desanimou e segue firme com sua campanha. Vice agora é só detalhe! E olha que tem muito rato para ser caçado(ou cassado?) na política brasileira!

RETIRADA ESTRATÉGICA



A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, deixou claro ontem que não faz questão de participar de sabatinas organizadas com outros presidenciáveis. Ela menosprezou a importância dos debates com os adversários José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) e rebateu as críticas de que esteja fugindo do debate eleitoral em sua viagem de cinco dias à Europa. "Eu tenho feito vários debates com jornalistas", disse a petista.

O que ela chama de "debate com jornalistas" muitas vezes se torna um monológo balbuciante, cheio de da... do... de..., que por vezes deixa seu acompanhante de viajem, deputado José Eduardo Cardoso desesperado, vide foto.

Questionada sobre as críticas, feitas ontem por Serra, de que esteja usando a turnê para fugir aos debates, argumentou que só não foi à sabatina promovida pelo jornal Folha de S. Paulo. A candidata não informou, contudo, que o PT havia cancelado no Brasil sua participação em outra sabatina - a organizada pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), marcada para 1o de julho.

Ao longo de sua estada na Europa Dilma vem fugindo da imprensa. Além disso, usa as entrevistas para fazer discursos de campanha com os olhos fixos na câmera do cinegrafista contratado pelo PT para acompanhar a viagem. Na Espanha, ela pôde incrementar suas imagens de campanha com o encontro que teve com Zapatero. Foi a mais longa reunião do giro pela Europa, com uma hora e 20 minutos de duração. Na pauta, a crise que o país atravessa e as relações bilaterais.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ONÉSIMO FALOU


Da Folha On Line

O delegado aposentado da Polícia Federal Onézimo das Graças Sousa afirmou nesta quinta-feira que recebeu ameaça de morte após revelar que havia sido procurado por supostos emissários da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT) para investigar o candidato tucano à Presidência, José Serra, e produzir dossiês sobre ele.

"Recebi um e-mail dizendo que eu ia me transformar em nome de parque. Na hora, não entendi. Depois me lembrei do prefeito Celso Daniel. Era uma ameaça de morte."

O ex-prefeito de Santo André Celso Daniel (PT) foi sequestrado e assassinado em 2002. Hoje, é nome de parque na cidade que administrou.

Onézimo disse, porém, que não ficou com medo da ameaça. "Tratei como uma chacota."

O delegado aposentado reafirmou, em depoimento à CCAI (Comissão de Controle das Atividades de Inteligência) do Congresso, que foi procurado para "levantar tudo sobre" o candidato tucano.

Questionado se a investigação envolvia monitoramento telefônico, respondeu: "Eu não sou onipresente. Para um bom entendedor, um pingo é letra. Como posso saber tudo sobre um pessoa?".

Segundo ele, o convite para a reunião lhe foi feito em nome do ex-prefeito Fernando Pimentel (PT-MG). Afirmou, no entanto, que foi recebido por três supostos emissários do petista: Amaury, Luiz Lanzetta --que era encarregado da área de imprensa da pré-campanha-- e Benedito de Oliveira Neto.

O advogado de Lanzetta, Antonio dos Santos Jr., afirmou que o depoimento do delegado foi "confuso e genérico". "O sr. Onézimo será acionado legalmente pelas inverdades que está dizendo."

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) disse que o depoimento de Onézimo confirmou as informações já publicadas pela imprensa e acrescentou mais detalhes.

Fruet disse aguardar uma resposta do sargento da Aeronáutica Idalberto Martins, conhecido como Dadá, que também foi convidado para depor na CCAI. Dadá teria participado das reuniões para discutir a elaboração de dossiês.

De acordo com o deputado, a comissão vai pedir informações sobre o sargento à Aeronáutica.


Arte/Folhapress