sábado, 28 de fevereiro de 2009

Lula e a crise

Fala Lula

No início da crise Lula disse que era apenas uma marola, mas vem reconhecendo gradativamente a seriedade da questão.
O presidente Lula disse o seguinte em discurso no SEBRAE:

"Temos que reconhecer que a situação é delicada, que essa crise é possivelmente maior que a crise de 1929 e temos que reconhecer que o Roosevelt só conseguiu resolver a crise de 29 por causa da II Guerra Mundial. Como não queremos guerra, queremos paz, nós vamos ter que ter mais ousadia, mais sinceridade, mais inteligência, por que eu não admito que uma guerra para resolver um problema econômico tenha 6 milhões de mortos".

O que o presidente queria dizer? Na maioria da vezes é difícil entendê-lo.
Na sua visão a segunda Guerra Mundial aconteceu como solução para a crise de 1929?
Roosevelt combateu a crise com medidas internas, incluindo aí, um corte drástico nas despesas do seu governo. Aliás, essa é uma medida que Lula se recusa a tomar, haja visto que as despesas do governo só tem aumentado.
A Segunda Guerra Mundial foi um desastre com outras causas, sem ligação com a crise de 1929 e como consequencia teve 52 milhões de mortos e não apenas 6 milhões como diz o presidente.
Pela declaração do presidente, seria de se considerar uma guerra para resolver a crise desde que ela tivesse um número menor de mortos?
Confuso, muito confuso.

Um comentário:

  1. 1ª PARTE: "Temos que reconhecer que a situação é delicada, e que essa crise é, possivelmente, maior que a crise de 1929. E temos que reconhecer que o Roosevelt só conseguiu resolver a crise de 29 por causa da II Guerra Mundial. (...)"

    Faz referência ao fato de a economia dos EUA voltar a se estabilizar graças a repetição do que ocorreu na Primeira Guerra: empréstimo de dinheiro aos países europeus, venda de armas, etc.

    2ª PARTE: "(...)Como não queremos guerra, queremos paz, nós vamos ter que ter mais ousadia, mais sinceridade, mais inteligência, porque... eu não admito que, uma guerra, para resolver um problema econômico, tenha 6 milhões de mortos".

    Faz referência ao início da Segunda Guerra Mundial, ocasionado pelo governo Alemão, que perseguiu os judeus, detentores de grande parte do capital do país em uma época de crise.

    ResponderExcluir