terça-feira, 31 de março de 2009

O DIA DA MENTIRA


Há datas comemorativas pelas mais diversas razões. Algumas prestam homenagem a heróis, outros comemoram eventos religiosos, mas o primeiro de abril sobressai como a única data para comemorar a mentira. O dia da mentira, ou 1º de abril, é uma antiga comemoração e tem uma história curiosa. Em qual outro dia podemos pregar peças e enganar nossos queridos amigos e conhecidos?

Existem dúvidas sobre quando essa tradição bizarra começou, mas a explicação mais aceita liga o primeiro de abril à França do século XVI. Até 1564, o calendário em vigor era o calendário Juliano, que considerava o início do ano novo próximo de abril. De acordo com o livro "The Oxford Companion to the Year", o rei Carlos IX, declarou um dia que a França começaria a usar o calendário Gregoriano, onde o ano novo iniciaria em primeiro de janeiro.

Nem todos aceitaram essa mudança de datas, ao mesmo tempo, alguns acreditavam que as datas não deveriam ser alteradas, e foi esse pessoal que serviu de alvo às brincadeiras de abril, pois foram considerados tolos. As pessoas enviavam presentes e os convidavam para as falsas festas. Os cidadãos das zonas rurais da França também eram vítimas dessas piadas. Nesta época, as notícias viajavam lentamente e eles podem ter ficado sem saber sobre a troca de datas durante meses ou anos. E ainda tiveram que suportar as piadas por celebrarem o ano novo no dia errado.

Atualmente, na França, as pessoas que "caem" no primeiro de abril são chamadas de 'Poisson d'Avril', literalmente significando "peixe de abril". Uma piada comum é a de pregar um peixe de papelão nas costas da pessoa. A ligação entre os peixes e o dia da mentira não está clara. Alguns acreditam que o peixe representa Jesus Cristo, freqüentemente representado por um peixe nos primeiros tempos da era cristã. Outros dizem que o peixe é relacionado com o signo de PEIXES no zodíaco, que é representado por um peixe e que cai perto de abril. Mas é interessante salientar que Napoleão ganhou o apelido de Poisson d'Avril quando casou com Maria Luísa da Áustria, em 1º de abril de 1810.

Provavelmente, não se trata de uma coincidência que o dia da mentira seja comemorado ao mesmo tempo do que dois outros dias semelhantes. Na Roma antiga o festival de Hilária foi uma iniciativa para celebrar a ressurreição do deus Átis. A palavra hilária, provavelmente, é derivada da palavra hilaridade e hilariante, ambas significando alegria ruidosa. Hoje em dia, Hilária é também conhecida como o Dia da risada romana. Na Índia, o festival HOLI comemora a chegada da primavera. Como parte do festival, as pessoas fazem brincadeiras e se lambuzam mutuamente com cores.

sábado, 28 de março de 2009

PIRAMIDES CHINESAS



De acordo com a lenda chinesa, as mais de cem pirâmides descobertas na China são o legado de visitantes extraterrestres.

Na virada do século XX, dois comerciantes australianos se encontravam numa vasta área nas planícies de Qin Chuan, na China central. Lá eles descobriram mais de cem pirâmides. Quando eles perguntaram ao guarda de um monastério local sobre elas, foi-lhes dito que, de acordo com os registros guardados no monastério, as pirâmides são consideradas “muito velhas”. Visto que os registros tinham mais de 5000 anos, podemos apenas imaginar a idade das pirâmides propriamente ditas.


Foi dito aos comerciantes que as pirâmides pertenciam à uma era quando os “velhos imperadores” reinavam na China, e que os imperadores sempre enfatizavam o fato de que eles não eram originários da Terra. Eles eram descendentes dos “filhos do céu, que estrondosamente desceram a esse planeta em seus dragões de metal ardente”. Foi dito aos comerciantes que as pirâmides haviam sido construídas por visitantes do espaço sideral.

Todas as pirâmides estão situadas nas planícies de Qin Chuan e diferem em tamanho entre 25 e 100 metros de altura. Todas, exceto uma, no vale de Qin Lin, encontra-se o que se tornou conhecido como a Grande Pirâmide Branca. Ela é imensa, aproximadamente 300 metros de altura.

A região é próxima a uma estação de lançamento de foguetes da China e porisso tem o acesso restrito.

REPERCUSSÃO DA FALA DE LULA


A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a crise financeira foi causada por "gente branca de olhos azuis" foi destaque na imprensa britânica nesta sexta-feira. O comentário foi feito na quinta-feira, no encontro com o premiê britânico Gordon Brown, em Brasília.

Para vários jornais, a declaração pegou Brown de surpresa. Segundo o Daily Telegraph e o Independent, o premiê britânico ficou "constrangido". De acordo com o Times, "os esforços de Gordon Brown de 'amaciar' o caminho para um acordo internacional na reunião do G20, em Londres, encontraram um 'quebra-molas' no Brasil", quando o premiê ouviu a frase de Lula.



O Times destaca ainda que Lula já avisou que as discussões no G20 serão "apimentadas", quando os líderes mundiais se reunirem para negociar quem deve pagar os custos da crise.



"As declarações de Lula ameaçaram ofuscar o anúncio da proposta de uma injeção de 100 bilhões de libras (cerca de R$ 326 bilhões) de financiamento para impulsionar o comércio mundial. Brown disse que a expansão do crédito é o requerimento mínimo (para recuperar a economia) com o colapso das exportações em vários países", disse o jornal.

O diário Financial Times diz que Brown tentou se distanciar de Lula ao ouvir o comentário sobre "gente branca de olhos azuis", respondendo que "não ia atribuir culpa a nenhum indivíduo".


Para o jornal The Guardian, os comentários de Lula "animaram a viagem de cinco dias de Gordon Brown pelas Américas do Sul e do Norte. Ela foi planejada para preparar o caminho para um acordo global sobre como combater o desaquecimento econômico na reunião do G-20, na próxima semana, a ser presidida por Brown".

O Guardian destaca ainda que Brown viajou para o Brasil para anunciar sua última iniciativa para estimular o comércio global e que ele foi extremamente elogiado por Lula. "Mas enquanto eles esperavam na entrada formal do palácio presidencial, Brown teve que assistir enquanto o combativo ex-líder sindical embarcou em uma de suas conhecidas tiradas."

Mas em editorial, o jornal afirma que talvez o premiê britânico devesse usar melhor o seu tempo, preparando o encontro do G20 na semana que vem. O editorial afirma que a reunião está ficando tão ambiciosa que será "impossível resolver qualquer coisa".

O Independent cita um secretário do Ministério do Exterior britânico, que durante a vista de Brown a Brasília disse que "os líderes das maiores economias globais vão ter que produzir mais do que retórica vazia" na reunião do G20.



O diário afirma que o premiê britânico ficou "constrangido" quando Lula citou a "gente branca de olhos azuis", mas que fontes do governo sugeriram que os comentários foram para "consumo doméstico". O Daily Telegraph também diz que Brown parecia "constrangido", e que o comentário de Lula ofuscou o anúncio do fundo para estimular o comércio global.



E o Daily Mirror classificou os comentários de Lula como "bizarros" afirmando que outro secretário do governo, que estava na platéia, demonstrou uma expressão de enfado ao ouvir as palavras.

quinta-feira, 26 de março de 2009

'Essa crise foi feita por gente branca, de olhos azuis', disse Lula.


Foi com essa frase que Lula recebeu o primeiro ministro Gordon Brown, da Inglaterra. Acho deselegante e desnecessária tal atitude na recepção a uma autoridade de um país amigo. Gordon Brown não retrucou à provocação e se mostrou interessado numa proposição comum, do Brasil e Inglaterra, de criação de um fundo internacional de comércio a ser apresentada na próxima reunião do G20.
A crise tem a ver com comportamento empresarial no primeiro mundo e nada a ver com a cor da pele de ninguém. O presidente que se diz preocupado com a questão racial, deve ter cuidado com insinuações como essa. Pega mal.

UM MILHÃO DE CASAS?


Olha não sei se sou eu que não entendi ou se é o presidente Lula com sua já conhecida inabilidade de comunicar o que pensa, embaralha tudo. Mas o fato é que Lula anunciou ontem a construção de 1 milhão de casas até 2010 tendo a tiracolo a ministra Dilma.
Mas achei contraditória a própria declaração de Lula quando disse: "Não tem prazo, portanto, não me venham depois cobrar 1 milhão de casas em 2 anos."
Peraí! Daqui até 2010 temos menos de 2 anos, é o que resta de mandato ao presidente. Então como é que promete 1 milhão de casas até 2010 e depois pede para não cobrar a construção das casas em dois anos? Está prometendo o que não dará conta de fazer? Se é isso, porque prometer?
Só tem uma resposta: a campanha eleitoral de 2010!
A verdade é que as casas que serão construídas serão as mesmas que os programas habitacionais de estados e municípios já vinham construindo e continuarão construindo nos próximos anos, com ou sem o programa de Lula. Pode ser que acelere um pouco mais, mas não acredito que seja de grande proporção.
Lembram do Programa Fome Zero? E o Primeiro Emprego? Não existem mais e foram lançados com toda pompa e circunstancia.
Aliás, o PAC vem assumindo a paternidade de todas as obras que vinham sendo construídas e serão construídas no país, mesmo que nada tenha a ver com as obras, daqui a pouco até a laje que o trabalhador bater para aumentar um quartinho vai ser chamada de obra do PAC.
Pode ser uma estratégia de campanha para sua candidata, mas eu entendi que o presidente Lula anunciou as casas e imediatamente jogou a toalha! Veremos!
Outra coisa notada foi que a imprensa não questionou o presidente sobre a questão do prazo de construção. Todas as redes de tv mostraram reportagens parecidas, mostrando trabalhadores de baixo salário já contando com a casa do programa. Várias orquestras regidas ao mesmo tempo por um só maestro.

terça-feira, 24 de março de 2009

15 ANOS DE PLANO REAL


Na sede da Fecomércio, em São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, falaram dos 15 Anos do Plano Real, completados agora.
O Plano Real livrou o país da hiperinflação e o colocou nos trilhos da estabilidade econômica.
Há toda uma geração de jovens brasileiros de 15 anos que não conhecem a máquina de remarcar preços e nem sabem que há 15 anos os salários eram pagos em milhões que nada valiam. "O salário sobe pela escada e os preços sobem de elevador", diziam. O Plano Real foi um divisor de águas na recente história do Brasil. Merece ser comemorado porque finalmente, depois de vários planos e experimentos, quando a gente já não acreditava mais em planos e pacotes, o Real veio e deu conta do recado. A mim parece que se passaram mais de 15 anos, parece que isso já está muito distante. Mas não, são apenas 15 anos e devemos estar atentos, todos, povo e governo, porque não aguentaríamos a volta de uma hiperinflação.
Sobre a paternidade do Plano Real, FHC deu crédito ao seu antecessor. "O Plano Real foi do ex-presidente Itamar Franco. Se eu não tivesse tido apoio irrestrito, não teria saído (o plano)", afirmou.
Fernando Henrique Cardoso, criticou Lula ao dizer que o atual governo deu "um passo atrás" no processo de profissionalização das estatais. Segundo o sociólogo, houve um retrocesso no que chamou de "infiltração partidária" nas instituições públicas e em instituições como a Petrobras e o Banco do Brasil. "Continua havendo uma mentalidade antiga de que é preciso 'descupinizar' a máquina pública. O cupim do filhotismo, do clientelismo, do partidarismo, de tudo que é ruim e fica".
Pedro Malan, afirmou que é preciso reduzir a barreira aos investimentos privados diretos, especialmente na área de infra-estrutura. "É preciso perder o medo do investimento privado direto".
FHC chamou o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) de Plano de Aceleração da Comunicação, aludindo à divulgação das obras e citando a presença da Ministra Dilma Roussef em viagens. "Se é candidata, eu não sei. Não foi feito um porto novo no atual governo", disse o ex-presidente. Ele elogiou, no entanto, o que chamou de "sagacidade" de Lula. "É preciso reconhecer que sabe manobrar".

sábado, 21 de março de 2009

O CONTINENTE PERDIDO DE MU



De acordo com antigas lendas de povos que habitavam a América do Sul muito antes da chegada de Cristóvão Colombo ao "Novo Continente", Mu era um continente rico em ouro, prata e cobre. Essas lendas caíram no esquecimento após a chegada de Cristóvão Colombo à América, que culminou com a dizimação de grande parte da cultura desses povos. Alguns séculos depois, a lenda retornou à tona, quando o coronel inglês, James Churchward [1], afirmou ter decifrado antigas inscrições em pedra. As inscrições revelavam a existência de Mu, indicava sua localização (ligeiramente abaixo da Linha do Equador), sua extensão (9.600 quilômetros de Leste a Oeste, e 4.800 quilômetros de Norte a Sul) e a causa de sua submersão (uma ação vulcânica que dizimou a população de 64 milhões de pessoas!). Segundo levantamentos posteriores, toda a humanidade descenderia de Mu, e segundo Churchward tratava-se do Jardim do Éden, onde há 200 mil anos havia surgido o homem. As diferenças raciais teriam levado os grupos colonizadores a migrar para diferentes partes do mundo. Os mais poderosos formaram o império Uigur, cuja capital encontra-se até hoje enterrada sob o deserto de Gobi, na Ásia. Os outros formaram outras civilizações, entre elas a também hipotética Atlântida.
Nesse mapa hipotético se vê o Continente de MU localizado no Oceano Pacífico e sua ligação com um mar mediterrâneo situado onde fica hoje o Rio Amazonas. Através de um canal que o ligava à costa era possível acessá-lo e cruzar a América do Sul até o Oceano Atlântico onde nessa época existiria outro continente: a Atlântida. Nessa época ainda não teria ocorrido o levantamento da Cordilheira dos Andes. Nas margens desse mar amazônico se localizaria a legendária cidade de Manoa, hoje território brasileiro. Quando Atlântida afundou, ocorreu a drenagem do mar amazônico para o Oceano Atlântico, transformando-se num pântano que formaria o atual rio Amazonas. Dizem que existem pirâmides encobertas pela floresta amazônica, cidades antigas a serem descobertas. O filme Indiana Jones e a Caveira de Cristal faz referencia a uma dessas cidades perdidas na Amazônia.
As fotos mostram estruturas submarinas nas proximidades da ilha japonesa Yonaguni. São arcos, avenidas, estátuas colossais, construções piramidais tipo zigurates que estão a 30 metros de profundidade. São construções imponentes e podem ser vestígios da civilização de MU.
Quem se interessar mais deve ler o livro "O Continente Perdido de MU", de James Churchward.

XOCOATL , o nosso chocolate


Não era tão doce quanto o chocolate dos dias de hoje, mas os maias bebiam cacau 2.100 anos antes de Cristóvão Colombo chegar à América, ou mil anos antes do que se imaginava, disseram pesquisadores.

Uma análise de um objeto de cerâmica de 2.600 anos atrás confirmou que os antigos maias faziam bebidas com o cacau por volta de 600 antes de Cristo numa região da América Central que muitos antropólogos apelidam de "o berço do chocolate".

Lenda do Imperador do Chocolate

Esta lenda diz que foi em Montezuma , no México , que a bebida do cacau teve o seu maior fã . O mito fala que ele possuía , diariamente , à mesa : 50 vasilhas de ouro para chocolate e ordenava colocar a disposição de seus funcionários mais de 3000 barris de cacau preparado . Este imperador , último dos astecas , quando esteve no poder , de 1502 à 1520 tornou oficial o uso do chocolate nas refeições dos nobres .Este imperador ficou conhecido pelas escrituras como o : Imperador do Chocolate .

Lenda das Vítimas de Sacrifícios Que Bebiam Chocolate

Diz a lenda que os astecas , nas festividades das colheitas , davam às vítimas de sacrifícios taças de chocolate .
Segunda a historiadora Patrícia Oliveira , os astecas faziam isto para que as almas das vítimas chegassem mais rápido ao céu de uma forma que agradasse as divindades , pois o chocolate era visto como o alimento dos deuses .

Lenda das Moedas de Chocolate

Os astecas faziam suas moedas de xocolatl , ou seja , chocolate . Para a psicóloga Simone Silva isto demonstra a importância que o cacau tinha para eles , pois o seus maiores tesouros eram feitos de chocolates .

Lenda do Harém de Montezuma e o Chocolate Afrodisíaco

Há uma lenda que diz que o imperador Montezuma tinha mais de mil mulheres e sempre ingeria chocolate antes de ir para o harém .

Lenda da Deusa Maia

Há mais de mil anos atrás , existia uma deusa maia , que tinha os frutos do cacaueiro em seus cabelos .Então , veio o deus do vento e com um furacão espalhou estes frutos . Assim surgiu a árvore do cacau .

Lenda do Deus Ek Chuach

Conforme esta lenda o deus Ek Chuach precisava se alimentar de chocolate para garantir uma boa colheita ao povo maia .
Existem registros que , por volta de 600 A.C. , os maias ofereciam aos deus Ek Chuach uma bebida escura e amarga chamada chocolate .
Nesta mesma época , 600 A.C. os maias estabeleceram as primeiras plantações de cacau em Yucatan e na Guatemala .

A Relação Entre Chocolate e Ovo de Páscoa :

A tradição de dar para as pessoas ovos na Páscoa iniciou – se na Antigüidade . No oriente , ovos enfeitados eram dados de presente na festa da Primavera .
O costume chegou ao Egito e eles davam ovos coloridos no começo de cada nova estação. Após a morte de Cristo, os cristão simbolizaram este ato como lembrança da ressurreição e no século XVIII a Igreja adotou – o , oficialmente , como símbolo da Páscoa . Desde esta época , ovos são dados de presente no Domingo de Páscoa .
O surgimento do ovo de chocolate na Páscoa , surgiu a partir do século XVIII , na troca dos ovos duros e pintados que ofertados na época . Foi uma idéia maravilhosa dos confeiteiros franceses que criaram esta maneira sedutora de apresentar o chocolate .

sexta-feira, 20 de março de 2009

Olha o Delúbio aí, gente!


Lembra do Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, denunciado no Escândalo do Mensalão junto com o careca Marcos Valério e mais uma renca de 40 políticos de vários partidos?
Pois bem, êle quer voltar à cena política e já solicitou a sua refiliação ao PT, que deverá ser analisada na reunião nacional do partido em maio. A ala mais à esquerda do PT já se posicionou contra. Delúbio alega que sua expulsão do partido foi uma punição excessiva diante dos erros que cometeu. Veja só!
Êle está de olho numa vaga de deputado nas eleições de 2010.
Alguém compraria um carro usado do Delúbio?

quinta-feira, 19 de março de 2009

A PLÁSTICA DA DILMA


Esse é o resultado de um lançamento de candidatura. Dilma antes e depois. Melhorou? Não sei.
O que virá agora? Dilminha paz e amor? Dilma lá? Vamos aguardar os marqueteiros. É a campanha 2010 começando.
Nessa linha, só falta o Serra fazer implante de cabelos.

terça-feira, 17 de março de 2009

Lula e "Obrama"


- Eu me retiro dos EUA com a convicção de que a eleição do presidente "Obrama" é possivelmente uma oportunidade para os EUA fazerem coisa diferente do que fizeram no século passado - disse Lula.
Essa é a milésima "escorregada" de Lula nas suas falas. Seria uma mistura de Obama com cerveja?
Ficou esquisito também quando Lula disse que Obama tinha um pepino desse tamanho, gesticulando com as mãos e Obama retrucou dizendo que parecia que Lula tinha falado com sua esposa Michelle. Que legume é esse camarada Lula? Que intimidade, hein?

domingo, 15 de março de 2009

CORRIDA PRESIDENCIAL


O PSDB se mobilizou para sinalizar unidade no partido e conseguiu costurar a presença de seus dois pré-candidatos à Presidência em 2010, os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), em uma agenda com líderes do partido nesta segunda-feira no Recife.

Carregada de simbolismo, a viagem a Pernambuco é um fato político importante nas discussões internas do PSDB para a sucessão. Mostra um esforço dos tucanos para manter a unidade, num momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua candidata à sucessão, Dilma Rousseff, percorrem o Brasil juntos - no sábado a ministra estava ao lado de Lula em encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Casa Branca.


Se não houver nenhuma surpresa em sua agenda administrativa até segunda, Serra deverá comparecer aos eventos agendados no Recife ao lado de Aécio. O governador mineiro já havia confirmado sua participação na semana passada. Para Aécio, a viagem integra o giro que pretende fazer pelo país a fim de divulgar seu projeto político de 2010. O mineiro defende a realização de prévias pelo partido para escolher o candidato tucano.

A costura do encontro contou com grande empenho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que se encontrou na sexta-feira com Aécio em São Paulo. Líderes tucanos temem que a insistência de Aécio em disputar a indicação do partido na eleição do ano que vem possa levar a um racha. Para a direção nacional do PSDB, o ideal seria buscar um consenso entre os dois pré-candidatos. Fernando Henrique, por exemplo, é um dos principais entusiastas do lançamento de uma chapa tucana puro-sangue, encabeçada por Serra e com Aécio na vice.

sexta-feira, 13 de março de 2009

SINAL DA TV DIÁRIO INTERROMPIDO


Sempre gostei de assistir a TV Diário de Fortaleza, Ceará. Feita numa linguagem regional que prende atenção do telespectador cativou público por todo o Brasil. Mas agora, seu sinal foi interrompido e não será mais visto fora do Ceará. Adivinhe quem é responsável pela interrupção?
Sim, ela, a poderosa Rede Globo. Dizendo-se prejudicada pela invasão do sinal da TV Diário em algumas afiliadas, a Globo ajuizou ação contra a TV Diário e conseguiu restringir seu sinal apenas ao Ceará. E a decisão não cabe recurso.
Porisso ficaremos sem o sinal dessa corajosa emissora que com simplicidade vinha colocando sua programação como alternativa às mesmices das redes do centro sul que adoram se copiar umas as outras e nada oferecem de novo nas suas programações.
Longe de ser uma programação excepcional, a TV Diário era uma esperança de que é possível fazer algo diferente na atual mediocridade da programação da tv brasileira.
Fica aqui o nosso protesto contra essa ação e o nosso voto pela total liberdade na área de comunicação e contra os monopólios.

sábado, 7 de março de 2009

O Asteróide 2009 DD45 Passa Perto




Na segunda-feira, dia 02 de março,enquanto todos nós cuidávamos da vida, um grande perigo passou raspando a Terra, era o asteróide 2009 DD45. Passou a menos de 70.000 km do sudeste do Pacífico. Essa distancia é 5 vezes menos que a distancia da Lua à Terra. Um choque desse asteróide, cujo diametro foi estimado entre 20 e 30 metros, com a Terra equivaleria a explosão de 1.000 bombas atômicas.
Existem 1033 asteróides como esses, potencialmente perigosos, navegando no espaço e cujas trajetórias incertas podem trazer problemas para nós terrestres. A órbita do 2009 DD45 que acabou de passar perto da Terra é de 1,5 anos, em torno do Sol, tomara que se afaste de nós cada vez mais, porque daqui um ano e meio ele estará de volta.

quinta-feira, 5 de março de 2009

COLLOR E RENAM ATROPELAM PT


O senador Fernando Collor-PTB derrotou a senadora petista Ideli Salvati na disputa pela presidencia da Comissão de Infra-Estrutura do Senado.Para isso contou com o apoio de Renam Calheiros liderando os senadores peemedebistas.
Nem o apoio do PSDB livrou a senadora petista Ideli da derrota.
A comissão de Infra-Estrutura é estratégica no gerenciamento das obras do PAC, a menina dos olhos de Lula.
Dois fatos chamam atenção:
-De novo a dupla Collor-Renam unida na cena política nacional, exatamente como eram no governo Collor.Só Deus sabe o que essa turma pretende.
-PT e PSDB unidos, foi assim na eleição da presidencia do Senado apoiando a candidatura do senador Tião Viana e agora unidos em torno do nome de Ideli. Não sei se a presidencia do PT na Comissão de infra-Estrutura seria bom para o PSDB, porque as obras do PAC são também a principal plataforma da candidatura de Dilma Roussef, virtual adversária do PSDB em 2010.
A cena política no Senado está bem enrolada, vamos ver no que vai dar.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Hora do Planeta, 28/03/09, 20:30 h, APAGUE AS LUZES

Hora do Planeta 2009.
No dia 28 de março, às 20h30, as luzes de locais como Cristo Redentor, orla de Copacabana e Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro, vão se apagar. Também as luzes de ruas e prédios de Amã, na Jordânia, e Abu Dhabi, Dubai, Fujairah e Sharjah, nos Emirados, ficarão desligadas por uma hora. Cidades brasileiras e árabes confirmaram participação na Hora do Planeta, ato simbólico no qual luzes de vários locais do mundo serão apagadas para demonstrar preocupação com o meio ambiente.
Você também pode participar apagando as luzes da sua casa por uma hora no dia 28 de março numa demonstração de carinho ao planeta Terra.

Hora do Planeta
8:30PM Saturday 28 March 2009

terça-feira, 3 de março de 2009

FILHO DE POLITICO EM ESCOLA PÚBLICA


Projeto obriga político a matricular filho em escola pública

O ex-ministro da Educação e senador Cristovam Buarque apresentou projeto de lei no Senado que determina a obrigatoriedade de políticos eleitos matricularem seus filhos nas escolas públicas, como forma de comprometê-los com a melhoria da qualidade de ensino no País. A proposta, apresentada em 2007, prevê a implementação da medida até 2014.
Pode-se estimar, segundo o ex-ministro, que os 64.810 ocupantes de cargos eleitorais - vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e seus suplentes, governadores e vice-governadores, Presidente e Vice-Presidente da República - deduzam um valor total de mais de 150 milhões de reais nas suas respectivas declarações de imposto de renda, com o fim de financiar a escola privada de seus filhos alcançando a dedução de R$ 2.373,84 inclusive no exterior. Considerando apenas um dependente por ocupante de cargo eleitoral.

\"Além de deixarem as escolas públicas abandonadas, ao se ampararem nas escolas privadas, as autoridades brasileiras criaram a possibilidade de se beneficiarem de descontos no Imposto de Renda para financiar os custos da educação privada de seus filhos\", diz o senador, na justificativa do projeto.

segunda-feira, 2 de março de 2009

MENSAGEM DO SENADOR JARBAS AO BLOG


ENTREVISTA Á REVISTA VEJA
Sen. Jarbas Vasconcelos 2 de março de 2009 10:46


Agradeço sua generosa manifestação de apoio ao meu posicionamento expresso na entrevista que concedi à Veja, que, além de retratar minha profunda indignação com as atuais práticas políticas em nosso país, é uma forma de provocar a sociedade a abandonar a passividade com que absorve os mais variados escândalos de corrupção. Apesar de os escândalos terem se tornado corriqueiros, por contar com o estímulo do Presidente da República, jamais devem ser banalizados pelas pessoas de bem.



Não é este o Brasil que eu desejava construir na democracia, quando fui às ruas e tribunas pelo País afora para lutar contra a ditadura militar.

Fico feliz em saber que a entrevista cumpriu o papel de instigar o debate na sociedade sobre o quadro nefasto de corrupção que enfrentamos na administração pública e no Congresso Nacional. Resta agora o empenho de todos para que este assunto não caia no esquecimento.



Sua mensagem é um incentivo para que se renove a confiança de que algum dia possamos ter o mínimo de dignidade em nosso País. Saber que não estou sozinho nesta caminhada é gratificante. Mais uma vez, minha gratidão à sua solidariedade.





Jarbas Vasconcelos

domingo, 1 de março de 2009

200 MIL DESAPARECIDOS POR ANO

DESAPARECIDOS: Clique aqui e coloque no seu Blog!
DivulgandoDesaparecidos.org


Desaparecidos no Brasil podem passar de 200 mil por ano
Agência Brasil

Todos os anos, mais de 200 mil pessoas desaparecem no Brasil – 40 mil são crianças e adolescentes. Dez a 15% não retornam para seus lares. O perfil de desaparecidos, de acordo com Ivanise Santos, presidente da Associação Brasileira de Busca e Defesa das Crianças Desaparecidas (ABCD), são menores de origem pobre, de pele clara e muito bem afeiçoados, mas sem uma faixa etária definida.

Mãe de uma menina desaparecida há 13 anos, Ivanise acredita que o número de pessoas que somem de lares em todo o país pode ser ainda maior, sobretudo nas Regiões Norte e Nordeste, onde existem famílias que por desconhecimento não procuram uma delegacia para registrar o desaparecimento de um parente.

“Outro dia, recebi uma mãe cujo filho estava desaparecido há 30 dias e ela não tinha feito o boletim de ocorrência. Ela começou a procurar o filho pelos hospitais e ruas mas não sabia que tinha que ir à delegacia. É raro, mas ainda acontece”, disse, em entrevista à Agência Brasil.

Ivanise afirmou que as autoridades brasileiras ainda deixam de cumprir o que é previsto em lei para os casos de desaparecimento. Ela acredita que o sumiço de uma pessoa é visto, na maioria das vezes, apenas como mais um número que alimenta as estatísticas. A Lei 11.259/06 prevê que toda delegacia, ao registrar uma ocorrência de criança ou adolescente desaparecido, deve começar uma busca imediata, além de acionar aeroportos, portos e terminais rodoviários.

“A polícia não pode alegar o desconhecimento da lei. Nossa Constituição é bem clara quando diz que a criança e o adolescente são responsabilidade da família, do Estado e da sociedade. Há um descaso e um abandono muito grande”, afirmou.

Apesar do desaparecimento de uma pessoa não ser enquadrado como crime, Ivanise alertou que há relatos de crianças e adolescentes desaparecidos ligados ao tráfico de órgãos, de pessoas, de drogas e também à adoção ilegal e à exploração sexual.

Atenção

As circunstâncias em que ocorre o desaparecimento, segundo ela, são similares na maioria dos casos e demandam atenção por parte dos responsáveis. Crianças e adolescentes geralmente desaparecem enquanto brincam na porta de casa, quando fazem o percurso de ida ou de volta da escola ou quando saem para fazer compras em estabelecimentos comerciais próximos de onde moram.

“A prevenção é primordial e a criança, atualmente, é muito inteligente. Se você conscientizar o seu filho dos perigos que corre, ele não desaparece. São coisas simples como ensinar o número do telefone e o endereço de casa, o nome do pai e da mãe, ensinar a não dar informações para qualquer pessoa estranha que se aproxime dele oferecendo uma bala ou um brinquedo. Procure saber quem são os amigos do seu filho e nunca deixe ele sair de casa desacompanhado”, orientou.

A primeira providência a ser tomada, caso um menor desaparecido seja identificado, é entrar em contato com o serviço de Disque-Denúncia local ou mesmo para o 190. Ivanise destacou que a pessoa não precisa se identificar, mas apenas ter a consiência de que aquela criança ou adolescente possui uma família que está à procura dela.

A associação, também conhecida como Mães da Sé, realizou um ato nas escadarias da Praça da Sé, em São Paulo, neste domingo. Mães de crianças e adolescentes desaparecidos fizeram uma manifestação silenciosa segurando fotos de seus filhos nas escadarias da catedral.

SIR WINSTON CHURCHILL



Quando Churchill fez 80 anos um repórter de menos de 30 foi fotografá-lo e disse:



- Sir Winston, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos.



Resposta de Churchill:



- Por que não? Você me parece bastante saudável.



*******************************************



Telegramas trocados entre Bernard Shaw ( maior dramaturgo inglês do século 20 ) e Churchill ( maior líder inglês do século 20 ).



Convite de Bernard Shaw para Churchill:



"Tenho o prazer e a honra de convidar digno primeiro-ministro para primeira apresentação minha peça Pigmaleão. Venha e traga um amigo,

se tiver." Bernard Shaw



Resposta de Churchill para Bernard Shaw:



"Agradeço ilustre escritor honroso convite. Infelizmente não poderei comparecer primeira apresentação. Irei à segunda, se houver." Winston Churchill



*********************************************



General Montgomery estava sendo homenageado, pois venceu Rommel na batalha da África, na IIª Guerra Mundial.



Discurso do General Montgomery:



"Não fumo, não bebo, não prevarico e sou herói"



Churchill ouviu o discurso e com ciúme, retrucou:



"Eu fumo, bebo, prevarico e sou chefe dele."



***********************************************



Bate-boca no Parlamento inglês. Aconteceu num dos discursos de Churchill em que estava uma deputada oposicionista, do tipo Heloisa Helena, que pediu um aparte. Todos sabiam que Churchill não gostava que interrompessem os seus discursos. Mas foi dada a palavra à deputada e ela disse em alto e bom tom:



-"Sr. Ministro, se V. Exa. fosse o meu marido, colocava veneno em seu café!"



Churchill, com muita calma, tirou os óculos e, naquele silêncio em que todos estavam aguardando a resposta, exclamou:



-"Se eu fosse o seu marido, eu tomava esse café!