sábado, 30 de abril de 2011

DELÚBIO DE VOLTA

"Vamos votar logo a volta de Delúbio ao partido que com o casamento real, amanhã o assunto só renderá notinhas nos jornais.”Senadora Marta Suplicy (PT-SP), antes da aprovação pelo Diretório Nacional do PT da refiliação de Delúbio Soares ao partido.

Integrantes do Diretório Nacional do PT aprovaram na noite de hoje (29) o retorno ao partido de Delúbio Soares, considerado como pivô do mensalão de 2005.

A vitória de Delúbio foi esmagadora. Ele contou com apoio de 60 dirigentes. Apenas15 votaram contra. Outros dois não opinaram.

O presidente eleito do partido, Rui Falcão, foi um dos que votaram a favor de Delúbio.

"Como não existe pena perpétua no Brasil e tão pouco no regimento e estatuto do PT, nós encaramos isso com naturalidade", ressaltou Falcão na saída da reunião.

Para o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), a refiliação do "companheiro" não se trata de uma anistia, mas um "momento novo".

Apesar de não ter participado da votação, o ex-presidente Lula foi um dos que apoiaram o retorno do ex-dirigente.

A expulsão de Delúbio, tesoureiro do partido por cinco anos, ocorreu no auge do escândalo do mensalão, em outubro de 2005.

No ano seguinte, ele foi considerado pelo então procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza como um dos líderes do suposto esquema de corrupção.

O esquema do mensalão envolvia a compra de apoio de congressistas para projetos de interesse do governo.

Após a denúncia do PGR, Delúbio tornou-se réu em ação no Supremo Tribunal Federal (STF) por formação de quadrilha e corrupção ativa.

O julgamento de Delúbio e outros 37 réus acusados de envolvimento no esquema deve ocorrer em 2012.

Uma primeira tentativa de retorno de Delúbio chegou a ser ensaiada em 2009, mas em razão de ser um ano pré-eleitoral, os dirigentes do partido preferiram adiar a decisão.

O novo pedido de retorno ao partido foi feito, pessoalmente, ontem (28) por Delúbio ao Diretório Nacional. Na ocasião, ele chegou às lagrimas ao defender a refiliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário