quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A MALDIÇÃO DO PCdoB SE ESPALHA


Sem conseguir conter a crise política que envolve o ministro do Esporte, Orlando Silva, e seu partido, o Palácio do Planalto já emitiu sinais de que seria melhor o PCdoB entregar logo o cargo e conduzir o processo de saída do ministro. Segundo interlocutores da presidente Dilma Rousseff, quanto mais demorar essa solução, mais o PCdoB e o governo ficarão fragilizados. Dilma chega nesta quinta-feira à noite da viagem à África e pode se encontrar ainda nesta quinta-feira com Orlando e com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo. Dirigentes do partido já admitiam reservadamente que podem ficar sem o Ministério do Esporte, tamanho o desgaste político.

Uma outra preocupação, essa mais pragmática, rondava nesta quarta-feira o PCdoB: os ataques ao ministro Orlando começam a atingir outros membros da legenda, com potenciais prejuízos eleitorais nas eleições municipais do ano que vem. Poderão respingar, principalmente, em nomes do partido que vão disputar eleições majoritárias em 2012. É o caso das deputadas Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), para a prefeitura de Porto Alegre; Perpétua Almeida (PCdoB-AC), de Rio Branco; o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB-MA), para a prefeitura de São Luís; e o prefeito de Olinda Renildo Calheiros, que deve disputar a reeleição.

A deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) chamou de “patética” a denúncia feita por um ex-militante do PCdoB vinculando o uso em sua campanha eleitoral de sobra de caixa de um suposto desvio de recursos na Secretaria de Esportes do município de Alvorada (RS). A deputada retornou nesta quarta-feira à noite a Porto Alegre para assinar procurações para que seus advogados processem cívil e criminalmente Márcio Taylor, autor de uma carta manuscrita apreendida pela polícia e já divulgada há cerca de três meses e meio.

Manuela diz que há uma tentativa de vincular a denúncia, que não é alvo de investigação, ao caso envolvendo o ministro do Esporte, Orlando Silva. Para a deputada do PCdoB, o uso desta carta agora faria parte de uma disputa local no município de Alvorada.

- Esse indivíduo brincou com a pessoa errada. É um zé-ninguém e vou processá-lo. O autor da carta que me cita não vai fazer sua politiquinha com a minha honra. Vou levá-lo à justiça e à policia. É uma denúncia sem pé nem cabeça - afirmou Manuela.

Segundo o jornal “Zero Hora”, a carta que envolve Manuela foi apreendida na Operação Cartola, da Polícia Civil gaúcha, em julho deste ano, que investigava contratos públicos suspeitos no valor de R$ 30 milhões.

A correspondência manuscrita, de 40 linhas, de autoria de Marcio Taylor, ex-militante do PCdoB, acusa o secretário de Esportes de Alvorada, Nelson da Silva Flores de cobrar sobra de caixa do programa Alvorada Olímpica para financiar a campanha de Manuela à Câmara.

O PCdoB emitiu nota à imprensa nesta quarta-feira, atribuindo a denúncia à liderança de Manuela nas pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre.

“A deputada Manuela tem uma trajetória política comprometida com a transparência. Não vamos admitir que ninguém macule isso de maneira leviana e irresponsável”, disse o presidente do PCdoB no Rio Grande do Sul, Adalberto Frasson.

Quem já viu fumaça sem fogo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário