domingo, 2 de outubro de 2011

QUANTA ASNEIRA, ESSA PRESIDENTE DIZ!

de Celso Arnaldo Araújo

Trechos da entrevista concedida nesta quinta-feira em Brasília por Dilma Rousseff aos jornalistas Celso Zucatelli e Chris Flores, do programa Hoje em Dia ─ onde foi estabelecida nova marca mundial na prova de levantamento de bola para a presidente nos Jogos Pan-americanos da TV Record, conforme a transcrição sem cortes do Blog do Planalto.

Jornalista (sobre o aumento da expectativa de vida da população): É excelente. Até 2050, a estimativa é que passe dos 80 anos. Como que o governo se prepara para isso?

Presidenta: Olha, o Brasil, ele, antes de chegar lá… de chegar lá, eu vou falar aonde. Antes de nós ficarmos um país com uma população mais velha, nós vamos ficar mais ricos.

Jornalista: Opa!

Presidenta: É muito importante a gente ficar mais rico antes de ficar um país dominantemente mais velho.

Jornalista: Dá tempo?

Presidenta: Dá tempo, e mais, tem uma outra boa notícia.

Jornalista: Oba!

(…)

Presidenta: Sabe que 65% dos pequenos empreendedores são mulheres?

Jornalista: Olha!

(…)

Presidenta: Eu não sou, como diz a Bíblia, sepulcro caiado, não sou. Por que eu não sou? Porque eu tenho obrigação de falar para a população o que ela tem direito de ouvir.

Jornalista: Eu sei, por isso que a gente pergunta para a senhora mais, porque eu sei que a senhora fala.

(…)

Presidente: Então, no Brasil, a gente vai ter de fazer duas coisas, por isso que eu não estou pedindo hoje um aumento de impostos. Nós vamos melhorar a gestão da Saúde neste país.

Jornalista: Que ótimo!

Animada com tantas interjeições da dupla, após cada cortada no raciocínio, só restou à presidente Dilma devolver à Record um saque Jornada nas Estrelas – descrevendo, como ninguém jamais fez, a emoção que será assistir aos Pan-Americanos.

Jornalista: Torcer, presidente?

Presidente: Olha, é algo, assim, que a gente… cada um de nós… eu acho que o esporte tem essa capacidade, tá, de te movime… de mexer contigo, de fazer com que ocê fique torcendo e, ao mesmo tempo… porque é muito bonito, né? Ao mesmo tempo, cê aprecia, e aí depois cê torce. Agora, eu acho que eu vou, também, sofrê, porque um pouquinho a gente sofre. Eu acredito que vai ser uma experiência muito importante a gente vê, com todas essas… esses avanços tecnológicos, o jogo. E tô impressionada: vocês vão mandar 250 pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário