sexta-feira, 3 de abril de 2009

Explica, Lula, explica


O presidente Lula continua sofrendo estocadas consequência da sua declaração em que cita "gente branca de olhos azuis" como responsável pela crise mundial. Uma repórter britanica, durante entrevista de Lula, pediu desculpas a ele por ela ser branca e de olhos azuis. Lula tentou fazer gracinha, mas não escondeu o constrangimento.
Agora, o ministro Celso Mello, do STF, está relatando uma Ação de Interpelação Judicial movida por um cidadão brasileiro que se sentiu ofendido com a declaração de Lula.
O cidadão Clóvis Victorio Mezzomo, ofendido com a declaração do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de que a crise econômica mundial teria sido causada por comportamentos irracionais de pessoas de pele clara e olhos azuis, encaminhou um pedido de Interpelação Judicial ao Supremo Tribunal Federal solicitando uma explicação do presidente.

Mezzono alega ser brasileiro com ascendência italiana e afirma ter pele extremamente alva e olhos verdes. Na ação, o autor afirmou que trabalhou desde a infância na cidade de Estância Velha (RS) cercado por pessoas iguais a ele que contribuíram, juntamente com europeus, negros e índios, para o progresso da região.

Na ação, Mezzomo afirma que o ato de Lula foi racista e cita o artigo da Constituição Federal em que é determinada a igualdade a todos, perante a lei e sem distinção de qualquer natureza.

É provável que não vai dar em nada, mas é louvável a coragem desse cidadão e muito justa sua interpelação, afinal de contas, não é o governo de Lula que criou até um Ministério da Igualdade Racial? Então tem que fazer por onde.

O presidente que "acha chic emprestar dinheiro ao FMI" podia passar sem esses constrangimentos.

Como dizia meu pai, em boca fechada não entra mosquito!

Toma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário