sexta-feira, 17 de abril de 2009

O PIOR JÁ PASSOU?


Guido Mantega e Lula tentam passar a confiança de que o pior da crise já passou e que o país sairá fortalecido dela. Os dois podem até querer acreditar nisso, mas não estão conseguindo passar confiança ao povo. Até parece que uma crise de vez em quando é bom, porque se o Brasil se fortalece com crise, então...
Mas na vida real não é assim. O agronegócio brasileiro que vinha sustentando a anos o superávit da balança comercial está com sérios problemas em setores como: café, laranja, algodão, boi de corte e cana de açúcar. Se nada acontecer até maio que mude o quadro, haverá quebradeira e desemprego no setor. O crédito para quem precisa está escasso porque, exatamente esses setores que precisam de crédito por estarem em dificuldades, são considerados créditos de alto risco pelos bancos que acabam não emprestando o dinheiro necessário.
Os consumidores brasileiros ainda estão cautelosos quanto ao tempo que o País vai demorar para sair da crise, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Dos entrevistados, 48,5% apostam que o Brasil demorará mais de um ano para se recuperar da crise e voltar a crescer como no período anterior ao do atual ambiente de turbulência. A maioria não vê o Brasil como melhor preparado para enfrentar a turbulência: 53,4% dizem que estas condições são iguais à média de outras nações.
O povo brasileiro que já enfrentou várias crises anteriores, mas nunca uma igual a essa, está cauteloso e não compra falsas ilusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário