sábado, 11 de abril de 2009

XOCOATL , o nosso chocolate


Não era tão doce quanto o chocolate dos dias de hoje, mas os maias bebiam cacau 2.100 anos antes de Cristóvão Colombo chegar à América, ou mil anos antes do que se imaginava, disseram pesquisadores.

Uma análise de um objeto de cerâmica de 2.600 anos atrás confirmou que os antigos maias faziam bebidas com o cacau por volta de 600 antes de Cristo numa região da América Central que muitos antropólogos apelidam de "o berço do chocolate".

Lenda do Imperador do Chocolate

Esta lenda diz que foi em Montezuma , no México , que a bebida do cacau teve o seu maior fã . O mito fala que ele possuía , diariamente , à mesa : 50 vasilhas de ouro para chocolate e ordenava colocar a disposição de seus funcionários mais de 3000 barris de cacau preparado . Este imperador , último dos astecas , quando esteve no poder , de 1502 à 1520 tornou oficial o uso do chocolate nas refeições dos nobres .Este imperador ficou conhecido pelas escrituras como o : Imperador do Chocolate .

Lenda das Vítimas de Sacrifícios Que Bebiam Chocolate

Diz a lenda que os astecas , nas festividades das colheitas , davam às vítimas de sacrifícios taças de chocolate .
Segunda a historiadora Patrícia Oliveira , os astecas faziam isto para que as almas das vítimas chegassem mais rápido ao céu de uma forma que agradasse as divindades , pois o chocolate era visto como o alimento dos deuses .

Lenda das Moedas de Chocolate

Os astecas faziam suas moedas de xocolatl , ou seja , chocolate . Para a psicóloga Simone Silva isto demonstra a importância que o cacau tinha para eles , pois o seus maiores tesouros eram feitos de chocolates .

Lenda do Harém de Montezuma e o Chocolate Afrodisíaco

Há uma lenda que diz que o imperador Montezuma tinha mais de mil mulheres e sempre ingeria chocolate antes de ir para o harém .

Lenda da Deusa Maia

Há mais de mil anos atrás , existia uma deusa maia , que tinha os frutos do cacaueiro em seus cabelos .Então , veio o deus do vento e com um furacão espalhou estes frutos . Assim surgiu a árvore do cacau .

Lenda do Deus Ek Chuach

Conforme esta lenda o deus Ek Chuach precisava se alimentar de chocolate para garantir uma boa colheita ao povo maia .
Existem registros que , por volta de 600 A.C. , os maias ofereciam aos deus Ek Chuach uma bebida escura e amarga chamada chocolate .
Nesta mesma época , 600 A.C. os maias estabeleceram as primeiras plantações de cacau em Yucatan e na Guatemala .

A Relação Entre Chocolate e Ovo de Páscoa :

A tradição de dar para as pessoas ovos na Páscoa iniciou – se na Antigüidade . No oriente , ovos enfeitados eram dados de presente na festa da Primavera .
O costume chegou ao Egito e eles davam ovos coloridos no começo de cada nova estação. Após a morte de Cristo, os cristão simbolizaram este ato como lembrança da ressurreição e no século XVIII a Igreja adotou – o , oficialmente , como símbolo da Páscoa . Desde esta época , ovos são dados de presente no Domingo de Páscoa .
O ovo de chocolate na Páscoa , surgiu a partir do século XVIII , na troca dos ovos duros e pintados que eram ofertados na época . Foi uma idéia maravilhosa dos confeiteiros franceses que criaram esta maneira sedutora de apresentar o chocolate .

Nenhum comentário:

Postar um comentário