quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DIA MUNDIAL DA INTERNET SEGURA


Especialistas em crimes cibernéticos redefiniram o conceito de bate-papo na internet: nada mais que um perigoso convite para crianças e adolescentes saciarem suas curiosidades. Em Mariana, na Região Central, uma menina de 11 anos caiu na conversa de uma amiga virtual e exibiu-se na webcam interpretando cenas provocantes. Dias depois, “Aninha Fofinha”, como a colega se identificava, ameaçou colocar as imagens na rede mundial.

Assustada e constrangida, a garota de 11 anos tentou suicídio. Ela é apenas uma das 721 vítimas de crimes cibernéticos investigados pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPE-MG), entre junho de 2008 e janeiro de 2010. Mas, diferentemente do que se pensa, os computadores não são mais capazes de esconder o criminoso. O MPE-MG descobriu que a “fofinha” era um carioca de mais de 30 anos e hoje ele está preso.

Hoje, Dia Mundial da Internet Segura, o MPE comemora os avanços nas investigações de crimes on-line. “Não podemos mais dizer que a internet é uma terra sem lei. Semanalmente recebemos muitas denúncias de abusos e, com as novas tecnologias, conseguimos identificar vários autores. São crimes sérios e não podem ficar impunes”, diz a promotora Vanessa Fusco, da Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, citando a gangue de pichadores descoberta pela rede de computadores e presa em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário