sábado, 5 de março de 2011

ESSA LENTÍSSIMA PRESIDENTA!


A presidente Dilma Rousseff está desistindo de uma agenda de reformas que a comunidade financeira, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e outras autoridades dizem ser necessárias para acelerar os investimentos e o crescimento sustentável do Brasil.

Apesar de ter uma larga maioria no Congresso, o governo de Dilma tem sido tomado por preocupações sobre os gastos, a inflação e as incertezas da economia global, segundo seus líderes.

Isso afundou ou atrasou a legislação que iria, entre outras coisas, simplificar o pesado sistema de impostos, reformar a estrutura de royalties do petróleo e intensificar o controle sobre a indústria mineradora do país.

Empresários têm afirmado que essas mudanças facilitariam a operação no Brasil, onde indústrias e outras companhias frequentemente reclamam que a valorização do real, a burocracia e o fardo dos impostos dificultam a competição.

"Nessa conjuntura, mesmo com estabilidade econômica, você pode criar uma instabilidade financeira" ao tentar aprovar as reformas, afirmou à Reuters o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara dos Deputados.

"Você faz essas mudanças quando as coisas estão calmas, não durante uma crise econômica internacional."

Nos primeiros dias, Dilma enfrentou sindicatos e membros do PT, elevando a esperança de reformas entre empresários. Mas ela começou a se distanciar da agenda de reformas antes de assumir o cargo de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, colocando freios em reformar a aposentadoria e as leis trabalhistas.

Agora, o governo diminuiu a planejada reforma tributária, que Dilma tinha elencado como uma de suas maiores prioridades econômicas, para alguns cortes na folha de pagamento e investimentos. A grande tarefa de harmonizar os impostos será postergada.

A indústria há tempos reclama que a cotação da moeda favorece as importações sobre as exportações e prejudica a agregação de valor às mercadorias. Para o setor, a competição entre os Estados para oferecer os impostos mais baixos a produtos estrangeiros causa elevação nas importações e prejudica as indústrias locais.

"Não vale a pena atacar isso, porque requer acordos que não temos", afirmou Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado. "Há muitos interesses envolvidos. Não é tão fácil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário