segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

LULA NO TÚNEL DO TEMPO


Na tarde de domingo(ontem), a minha pequena Amayi me chama: "Pai, venha ver o Lula de barba preta!'

Curioso, atendo o chamado e me surpreendo com o SBT reprisando uma entrevista de Lula, no Programa Silvio Santos, feita em 1989, ano da primeira candidatura de Lula à presidencia e também, da sua primeira derrota.

A entrevista foi reprisada na íntegra, sem cortes. A princípio, pensei em dar de ombros, mas ao ouvir um trecho, me interessei e resolvi ver para constatar algumas contradições a respeito de Lula.

Dizem que o Lula de 2002, que venceu as eleições, era diferente do Lula de 1989, que foi derrotado. Vendo a entrevista, a única diferença notável, é a que Amayi apontou: o Lula de 1989 tinha barba preta e o Lula de agora tem barba branca.

O discurso é o mesmo, as bravatas as mesmas, só que naquela época as pessoas tinham a dúvida de que ele faria realmente o que falava. Hoje, sabemos que Lula mais fala do que faz.

Num trecho, Lula afirma que a causa da violencia e da criminalidade era a miséria do povo brasileiro e que o dia que se colocasse na mesa do povo, um café da manhã, um almoço e um jantar, acabaria a violência! Uma senhora da platéia, inconformada, pergunta a Lula o que fará para acabar com o tráfico de drogas e emenda: " A violencia no Brasil vem do tráfico de drogas, não é falta de comida como você fala!" Lula pego no contra pé, não contesta a mulher e desfia uma teoria de combate às drogas, que sabemos hoje, qual o resultado, ou seja nada!

Décio Pitinini, pergunta a Lula, sobre o desempenho do PT nas prefeituras que tinha conquistado. Na época, prefeituras eram o máximo do poder executivo que o PT tinha conseguido chegar. A prefeita Luiza Erundina, em São Paulo vivia momentos péssimos na administração da cidade e em Santos, outra prefeitura do PT, não era diferente. Pois Lula, respondeu exatamente como faz hoje, jogando a culpa nos governos anteriores e dizendo que haveria um salto de qualidade na administração petista. Todo mundo sabe que Erundina fracassou na prefeitura de São Paulo e práticamente vive um ostracismo na política. Mas, como hoje, Lula já não dava o braço a torcer, mesmo diante do óbvio.

Sergio Malandro, diz a Lula que as dificuldades da época, transformavam a presidencia da República num imenso abacaxi. Inclusive, conhecia gente inteligente, que tinha desistido de concorrer( Silvio Santos tinha acabado de retirar sua candidatura à presidencia, depois de ter alimentado uma grande expectativa), por que então, ele, Lula, queria descascar esse abacaxi? Presidente da República fica rico, Lula?

A resposta de Lula foi a conhecida enrolação, mas e hoje, será que Lula ficou rico? O tempo dirá!

Talvez tenha sido uma homenagem de Silvio Santos ao presidente que sai, ou mesmo um agradecimento pelo Banco Panamericano.

O caso Banco Panamericano pode ser uma jogada do PT para controlar o SBT. Como a Caixa Economica Federal está metida no negócio, possui 49% das ações do Panamericano, basta que Silvio Santos declare que não pode pagar o empréstimo do Fundo Garantidor de Crédito, para que o mesmo assuma a propriedade do SBT. Seria a ponte para passar o controle à CEF, ou seja, ao governo petista que usaria o SBT como mais uma tv "educativa" para se perenizar no governo do Brasil por anos a fio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário