terça-feira, 14 de julho de 2009

LULA E O REAL


artigo de Ricardo Linhares( O Dia)

O Plano Real fez 15 anos. O pacote de medidas economicas acabou com a hiperinflação e lançou o Brasil numa nova etapa de desenvolvimento. Antes, o dinheiro não valia nada. Íamos ao mercado sem saber quanto estaria custando o quilo do feijão. Os preços eram reajustados várias vezes dentro do mesmo dia. Graças à nova moeda, passamos a planejar a vida.

A maioria das pessoas já esqueceu como era a loucura inflacionária e não dá valor aos responsáveis pelas mudanças. O brasileiro não costuma olhar para trás e analisar a História. É um país imediatista.

O plano foi lançado por Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda do governo Itamar Franco. Na época, Lula era oposição e combateu as mudanças. Ele alegava que o plano era apenas eleitoreiro. O PT não tem visão econômica ou histórica. É um partido fisiologista, cujo único objetivo é alcançar o poder.

Fernando Henrique foi eleito presidente e continuou o processo de saneamento financeiro. De novo, sob ataques de Lula. Apesar da luta contra do PT, o real vingou, e FH foi reeleito. Até hoje o programa continua funcionando, pois a equipe econômica que guia o atual governo manteve praticamente a mesma política que antes contestava, inclusive a autonomia do Banco Central.

Lula é herdeiro das mudanças sociais e econômicas iniciadas no Plano Real. Seu governo segue regras estabelecidas no governo FH. Mas, como vivemos num país sem memória, parece que a estabilidade econômica foi criada pelo atual presidente. Lula não tem pudor em assumir crédito por algo que não fez. E que não deixaria ter acontecido, se na época tivesse conseguido impedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário