sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O AQUÁRIO DE UBATUBA



O Aquário de Ubatuba foi inaugurado em 1996 por um grupo de oceanógrafos , colegas de faculdade. Seus principais objetivos eram a educação e a pesquisa voltadas à conservação dos mares.

Passados 7 anos de existência, é possível dizer que, ao menos em parte, estes objetivos foram alcançados e que passaram por ali perto de 1.000.000 de pessoas que puderam, ao longo do circuito de visitação, observar e aprender a respeitar a exuberante fauna aquática do Brasil e do mundo. Quem visitar o aquário conhecerá um pouco a respeito dos rios brasileiros, dos ecossistemas costeiros — marinhos e terrestres: recifes de coral, costões rochosos, manguezais e praias de nosso litoral. São 24 tanques— de águas doce e salgada — com mais de 100 espécies de animais entre piranhas, aruanã, moréias, tubarões, raias, pingüins, jacarés e muito mais. O tanque oceânico de 80.000 litros, continua sendo um dos maiores do país e causa a admiração de todos que por ali passam. As crianças possuem um espaço de destaque no aquário: o tanque de contato. Ali, as mesmas poderão tocar e aprender com monitores, curiosidades sobre animais inofensivos tais como estrelas, raias, ouriços, lagostas, entre outros. Contam ainda, com o “Cantinho do Desenho”, onde deixam registrada sua interpretação do Aquário, através de seus traços e desenhos.

No auditório, concebido para receber 100 pessoas, podem ser vistos, diariamente, documentários sobre a vida marinha e ali, são realizados cursos de extensão para universitários, palestras e reuniões da comunidade.

Os universitários podem também realizar estágios na estrutura do Aquário, que mantém atualmente 22 convênios e protocolos de cooperação técnico-científica, com universidades, além de instituições como o Projeto Tamar IBAMA e o Instituto Butantan.

Outra atividade especifica que o Aquário realiza é o Estudo do Meio — Ecoturismo e Educação Ambiental — com escolas, universidades e diferentes grupos etários e sociais, de outros centros urbanos, que passam alguns dias em Ubatuba estudando nossos ecossistemas costeiros —marinhos e terrestres — sob a orientação de nossos profissionais — oceanógrafos, biólogos, educadores e monitores ambientais.

O Aquário conta ainda com exposição de conchas, terrário, loja temática e café , tudo para maior conforto dos visitantes.

Atualmente, a equipe do Aquário está envolvida na construção de outros Aquários no país. Desta forma, os Aquários de Aracaju (SE), Aparecida (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio das Ostras (RJ), foram concebidos através de consultorias prestadas pelos técnicos de Ubatuba, que influenciaram também o aparecimento de outros, como o Aquário do Guarujá (SP) e o de Natal (RN). Para a direção do Aquário, esta é uma forma de reconhecimento de que a idéia pode funcionar. O aparecimento em todo o país deste tipo de estruturas possibilitará um maior conhecimento e valorização por parte das pessoas do grandioso potencial genético e ambiental que são os rios e os mais de 8.000 km da costa brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário