domingo, 31 de janeiro de 2010

UMA BOA IDÉIA


Apesar das várias "mancadas" ocorridas no ENEM de 2009, graças à incompetencia do governo Lula de gerir as coisas, o novo sistema de aprovação para as universidades é uma idéia excelente, que não deve ser abandonada e certamente um virtual governo de José Serra, saberá tirar o melhor dela para o bem da educação no país.

A antiga peregrinação de candidatos pelos vestibulares no país, tendo que viajar de universidade a universidade, gastando o que não podiam, foi substituída pela prova do ENEM, realizada na própria região que o aluno mora e depois de posse da nota, através da internet, o candidato procura as universidades, apresenta sua nota no curso pretendido e poderá ter imediatamente sua autorização de matrícula, desde que a nota seja boa. Simples assim!

Veja como funciona o SISU:

Como funciona o SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições federais que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 como única fase de seu processo seletivo.

Nesta primeira edição, 51 instituições oferecem 47.913 vagas em bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.

A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem 2009. Neste sítio, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando os cursos e instituições participantes. As inscrições terão início na próxima sexta-feira, 29, e serão feitas exclusivamente neste portal, por meio do acesso ao sistema.

No momento da inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem e sua senha de acesso. Caso o aluno não se recorde de sua senha, o sistema permitirá que a recupere. A partir dessa informação, o sistema importará os dados informados na inscrição ao exame e a nota obtida pelo candidato. Para consultar as vagas disponíveis, acesse o menu "Vagas" ou pesquise pelo campo de busca.

Etapas de Seleção

O processo seletivo por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) será realizado em três etapas.

A cada etapa, o candidato poderá inscrever-se em uma opção de curso e instituição e o sistema selecionará automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso de acordo com as suas respectivas notas e o número de vagas disponíveis. Os alunos selecionados pelo sistema terão um prazo para a confirmação da matrícula na instituição. As vagas eventualmente não ocupadas são disponibilizadas na etapa seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário