sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

UMA DAS CIDADES DE ANCHIETA


Os donos da terra e a Paz de Iperoig.
Os primeiros habitantes do litoral norte de São Paulo onde se encontra Ubatuba, que pertencia na época da colonização à Capitania de São Vicente, doada por D. João III a Martim Afonso de Souza, foram os índios tupinambás. Juntamente com os tupiniquins (situados ao sul) e os guaianazes (habitantes do planalto) formavam a nação Tamoia, em tupi "os donos da terra". O nomadismo fazia parte da cultura indigena e entre os grupos havia relações cordiais e convivência pacífica. A chegada do europeu no século XVI e a tentativa de escravização dos indígenas gerou conflito entre eles, provocados pelos invasores. O primeiro europeu a chegar em Ubatuba foi o aventureiro alemão Hans Staden, que servira como artilheiro no forte de Bertioga e ao ser aprisionado pelos tupinambás permaneceu cativo em Ubatuba por vários meses. Após o seu resgate por um navio francês, Staden retornou ao seu país e relatou a sua experiência no livro "Duas viagens ao Brasil". Instigados pelos franceses, os tamoios confederados sob a liçenca de chefe Cunhambebe, em confronto com os portugueses, punham em risco os incipientes núcleos de colonização de São Paulo e São Vicente, o que levou os Jesuitas manoel de Nóbrega e José de Anchieta a visitar a aldeia de Ipregoig em missão pacificadora. Anchieta permaneceu como refém dos índios em Ubatuba enquanto Nóbrega negociava em São Paulo o armistício, periodo em que escreveu na areia da praia os 5.732 versos de seu poema a Virgem. A praia de Yperoig no centro de Ubatuba tem uma estátua de Anchieta escrevendo nas areias e foi ali estabelecido o tratado que se chamou "A Paz de Yperoig".
É interessante notar que a maioria dos turistas que passam por ali, ignoram completamente essa página interessante da História do Brasil.

HOJE
O município de Ubatuba está localizado no litoral norte do Estado de São Paulo a 324 quilômetros do Rio de Janeiro, e se caracteriza por ter um território com montanhas e floresta atlântica.

É uma das praias favoritas dos paulistas( e a minha preferida por suas águas limpas e mornas).

Este municipio tem aproximadamente 80 praias espalhadas por 90 quilômetros de costa. Desde as agitadas praias de Itamambuca e Vermelha do Norte, muito freqüentadas por surfistas e esportistas, até praias desertas e paradisíacas como a Praia da Fazenda.

Pois é, amigos, nós também estamos aqui nessa acolhedora cidade de Ubatuba passando férias. As postagens do blog nessa semana sofrerão alguma irregularidade em função do lazer, mas vão continuar saindo com pequenos atrasos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário