domingo, 31 de janeiro de 2010

UMA BOA IDÉIA


Apesar das várias "mancadas" ocorridas no ENEM de 2009, graças à incompetencia do governo Lula de gerir as coisas, o novo sistema de aprovação para as universidades é uma idéia excelente, que não deve ser abandonada e certamente um virtual governo de José Serra, saberá tirar o melhor dela para o bem da educação no país.

A antiga peregrinação de candidatos pelos vestibulares no país, tendo que viajar de universidade a universidade, gastando o que não podiam, foi substituída pela prova do ENEM, realizada na própria região que o aluno mora e depois de posse da nota, através da internet, o candidato procura as universidades, apresenta sua nota no curso pretendido e poderá ter imediatamente sua autorização de matrícula, desde que a nota seja boa. Simples assim!

Veja como funciona o SISU:

Como funciona o SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições federais que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 como única fase de seu processo seletivo.

Nesta primeira edição, 51 instituições oferecem 47.913 vagas em bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.

A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem 2009. Neste sítio, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando os cursos e instituições participantes. As inscrições terão início na próxima sexta-feira, 29, e serão feitas exclusivamente neste portal, por meio do acesso ao sistema.

No momento da inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem e sua senha de acesso. Caso o aluno não se recorde de sua senha, o sistema permitirá que a recupere. A partir dessa informação, o sistema importará os dados informados na inscrição ao exame e a nota obtida pelo candidato. Para consultar as vagas disponíveis, acesse o menu "Vagas" ou pesquise pelo campo de busca.

Etapas de Seleção

O processo seletivo por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) será realizado em três etapas.

A cada etapa, o candidato poderá inscrever-se em uma opção de curso e instituição e o sistema selecionará automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso de acordo com as suas respectivas notas e o número de vagas disponíveis. Os alunos selecionados pelo sistema terão um prazo para a confirmação da matrícula na instituição. As vagas eventualmente não ocupadas são disponibilizadas na etapa seguinte.

sábado, 30 de janeiro de 2010

POSTURA REPUBLICANA


Na contramão dos desejos petistas, porém, Serra tentava ontem mostrar que não distingue os prefeitos pelo partido, levando ao palanque um prefeito do PT. E ouviu um discurso repleto de elogios à sua gestão.

Durante inauguração de novas alas do Hospital Geral de Carapicuíba, o prefeito Sérgio Ribeiro Silva (PT) listou os investimentos do governo estadual no município e agradeceu a Serra por ajudar a "salvar a cidade". O tucano e o petista cochicharam durante todo o evento ao fundo do palanque, descerraram juntos placas inaugurais e visitaram as instalações da unidade.

Silva fez questão de esperar o governador, que saíra para atender a um telefonema, para começar seu discurso. "Cumpri suas ordens, Serra. Esperei para começar a falar", disse o petista. Durante cinco minutos, o prefeito citou cifras de repasses para a instalação de uma estação de trem em Carapicuíba, a construção de um parque, escolas e faculdades técnicas, um batalhão de polícia e obras de saneamento e habitação.

O prefeito fez um agradecimento especial pelos recursos repassados pelo Estado para resolver uma crise no recolhimento de lixo da cidade. "São R$ 2,2 milhões para a compra de caminhões e equipamentos de limpeza pública que vão salvar nossa cidade", disse o petista. "Sou testemunha, governador, do seu trabalho e da sua postura republicana. Essa cidade precisa de um governador, um presidente que não olhe as siglas partidárias, mas o interesse comum."

Serra, por sua vez, endossou a tese do trabalho apartidário. "No governo do Estado, trabalhamos sem distinguir a cor de camisa partidária. Não pode ter outra opção, senão a população sai prejudicada. A única cor de camisa a que eu às vezes presto atenção é a do futebol", disse o governador.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

YACON, A BATATA SAUDÁVEL


aumentar fonte diminuir fonte imprimir
www.saofranciscodepaula.rs.gov.br - 27/01/2010

Ainda pouco conhecida pelos brasileiros, uma raiz, chamada de batata yacon, é novidade no mercado e promete, com suas propriedades, vários benefícios ao organismo humano.

Ao contrário da batata doce e da inglesa, a yacon não pode ser frita, nem cozida. Apesar do nome de ‘batata’, a raiz tem gosto de fruta e se assemelha ao sabor da pêra, por isso, para consumir é só lavar, descascar e comer crua. Ainda existem pessoas que fazem sucos com pedaços da batata e chás com as folhas moídas. Ainda, desidratadas, as raízes podem oferecer um salgadinho crocante.

O conteúdo de proteínas e lipídios da yacon é baixo e o mineral mais abundante nela é o potássio. A inulina, um carboidrato, também está presente na batata, que funciona como um adoçante natural de baixa caloria. Conhecida como um açúcar do bem, que tem ajudado no tratamento de diabéticos, a raiz tem sido indicada por especialistas para pacientes com colesterol alto e prisão de ventre. Ainda há quem diga que a yacon é uma ótima opção pra quem quer emagrecer.


A yacon é uma raiz tuberosa, provinda da região Andina, considerada um alimento funcional em alguns países, em decorrência de seu conteúdo de fibras alimentares solúveis. A yacon também melhora a absorção de cálcio de outros alimentos, como os vegetais.

Em decorrências das boas propriedades da yacon, a Embrapa e algumas universidades brasileiras estão investindo em pesquisas para maior conhecimento dessa raiz. Outros profissionais também procuram esclarecer questões como quantidades ideais de consumo da batata e o desenvolvimento de receitas e formas de oferecer o alimento para o público em geral.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NÃO SEI, NÃO LI NADA!


Autor do projeto que determina a distribuição compulsória de 5% dos lucros das empresas para os empregados, o ex-ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, afirmou nesta quinta-feira, 28, que a cúpula da governo não só sabia como o estimulou a proposta. Em entrevista ao Estado de São Paulo, ele disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva era um defensor "entusiasmado" da proposta e que os ministros da Justiça, Tarso Genro, e do Trabalho, Carlos Lupi, colaboraram diretamente na sua elaboração. "Conduzi este trabalho com o apoio entusiasmado do presidente Lula e em estreita colaboração com meus amigos colegas ministros, sobretudo os do Trabalho e da Justiça", garantiu Unger, que é atualmente professor na Universidade Harvard.

A afirmação de Unger contradiz declaração do ministro da Justiça, segundo a qual a obrigatoriedade da partilha de lucros, hoje entregue à negociação direta entre empregados e empregadores, não passa de "estudo" e não foi objeto de estudo e decisão da sua pasta nem do governo.

Agora o presidente "pressão alta" não vai poder dizer que não sabia ou que não leu a proposta, seu próprio colaborador já o entregou. Vai ter que assumir a responsabilidade!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

VÃO BOTANDO AS MANGUINHAS DE FORA



























Com o fim do governo Lula se aproximando, os bolcheviques desse governo "meia-boca" correm contra o tempo afim de aprovar medidas que lhes garanta privilégios, depois do decreto dos direitos humanos vem mais esta.

Novo confronto entre as empresas do setor privado e os sindicatos de trabalhadores deve ser aberto pela proposta apresentada, terça-feira, no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, que torna obrigatória a distribuição de 5% do lucro líquido delas para os empregados. A mudança na lei da chamada Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), prevista na Constituição, está sendo estudada por um comissão formada pelo governo federal, juristas e instituições da sociedade civil. A obrigatoriedade de partilha dos lucros é uma reivindicação antiga das centrais sindicais já incluída em tentativas anteriores de reforma da legislação atual, apenas reguladora de negociações livres entre patrões e funcionários.

Osmani Teixeira de Abreu, presidente do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), rebate: “Essa proposta é coisa de gente que gosta de distribuir dinheiro alheio”.
Segundo Osmani Teixeira, se a ideia for transformada em projeto de lei, as empresas vão reagir e se organizar para barrar a medida no Congresso Nacional. Um dos argumentos contra a obrigatoriedade é o de que a adesão à negociação para pagamento da PLR é crescente. Outra defesa é de que o lucro não pode ser distribuído “compulsoriamente”, na alegação do representante da Fiemg. A intenção dos delegados do Fórum Social Mundial, é de que as empresas concedam 2% do lucro de forma linear para todos os seus empregados e os outros 3% seriam distribuídos com base em critérios próprios.

Sendo competente ou não, o sujeito teria direito de ganhar mais nas costas dos que são eficientes. Melhor que isso, só cortando o dedinho no torno para garantir aposentadoria por acidente de trabalho!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O AQUÁRIO DE UBATUBA



O Aquário de Ubatuba foi inaugurado em 1996 por um grupo de oceanógrafos , colegas de faculdade. Seus principais objetivos eram a educação e a pesquisa voltadas à conservação dos mares.

Passados 7 anos de existência, é possível dizer que, ao menos em parte, estes objetivos foram alcançados e que passaram por ali perto de 1.000.000 de pessoas que puderam, ao longo do circuito de visitação, observar e aprender a respeitar a exuberante fauna aquática do Brasil e do mundo. Quem visitar o aquário conhecerá um pouco a respeito dos rios brasileiros, dos ecossistemas costeiros — marinhos e terrestres: recifes de coral, costões rochosos, manguezais e praias de nosso litoral. São 24 tanques— de águas doce e salgada — com mais de 100 espécies de animais entre piranhas, aruanã, moréias, tubarões, raias, pingüins, jacarés e muito mais. O tanque oceânico de 80.000 litros, continua sendo um dos maiores do país e causa a admiração de todos que por ali passam. As crianças possuem um espaço de destaque no aquário: o tanque de contato. Ali, as mesmas poderão tocar e aprender com monitores, curiosidades sobre animais inofensivos tais como estrelas, raias, ouriços, lagostas, entre outros. Contam ainda, com o “Cantinho do Desenho”, onde deixam registrada sua interpretação do Aquário, através de seus traços e desenhos.

No auditório, concebido para receber 100 pessoas, podem ser vistos, diariamente, documentários sobre a vida marinha e ali, são realizados cursos de extensão para universitários, palestras e reuniões da comunidade.

Os universitários podem também realizar estágios na estrutura do Aquário, que mantém atualmente 22 convênios e protocolos de cooperação técnico-científica, com universidades, além de instituições como o Projeto Tamar IBAMA e o Instituto Butantan.

Outra atividade especifica que o Aquário realiza é o Estudo do Meio — Ecoturismo e Educação Ambiental — com escolas, universidades e diferentes grupos etários e sociais, de outros centros urbanos, que passam alguns dias em Ubatuba estudando nossos ecossistemas costeiros —marinhos e terrestres — sob a orientação de nossos profissionais — oceanógrafos, biólogos, educadores e monitores ambientais.

O Aquário conta ainda com exposição de conchas, terrário, loja temática e café , tudo para maior conforto dos visitantes.

Atualmente, a equipe do Aquário está envolvida na construção de outros Aquários no país. Desta forma, os Aquários de Aracaju (SE), Aparecida (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio das Ostras (RJ), foram concebidos através de consultorias prestadas pelos técnicos de Ubatuba, que influenciaram também o aparecimento de outros, como o Aquário do Guarujá (SP) e o de Natal (RN). Para a direção do Aquário, esta é uma forma de reconhecimento de que a idéia pode funcionar. O aparecimento em todo o país deste tipo de estruturas possibilitará um maior conhecimento e valorização por parte das pessoas do grandioso potencial genético e ambiental que são os rios e os mais de 8.000 km da costa brasileira.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

QUE É ISSO COMPANHEIRO LULA?


O nosso presidente Lula gosta de brincar de "estadista" e no seu "faz de conta" o Brasil é uma potencia mundial, o que evidentemente não é!
Nessa brincadeira entrou Zelaya o presidente deposto de Honduras que Lula abrigou na embaixada brasileira e prometeu restituí-lo ao poder, usando sua "pressão de estadista" de uma "potencia mundial". O povo de Honduras não quis saber nem do "estadista" e nem da "potencia mundial", foi às urnas e escolheu um novo presidente, colocando uma pá de cal no assunto, deixando Lula de saia justa e Zelaya chupando o dedo.
Agora, Lula está abandonando o "companheiro" Zelaya à própria sorte!
O fiscal geral do Estado de Honduras, Luis Rubí, disse nesta quinta-feira, 21, que se o presidente deposto Manoel Zelaya sair do país no próximo dia 27, não ficará livre da responsabilidade penal pelos múltiplos delitos que cometeu.

Se Zelaya deixar Honduras, "não fica liberado das responsabilidades penais; ele fica pendente com os requerimentos e a espera de que se apresente aos tribunais para que responda sobre as acusações do Ministério Público", declarou Rubí a jornalistas.

O mandatário eleito hondurenho, Porfírio Lobo, anunciou na quarta-feira, 20, que quando assumir o poder, em 27 de janeiro, concederá a Zelaya um salvo-conduto para viajar com sua família e outros agregados à República Dominicana.

Sem embargo, o fiscal destacou que se o salvo-conduto não sair imediatamente, se procederá "a sua detenção (de Zelaya) e a colocá-lo à ordem dos tribunais da República".

No caso de Zelaya regressar ao país depois de sua eventual saída, Rubi apontou que o presidente deposto terá de se apresentar aos tribunais, expondo-se a ser preso.

De acordo com o fiscal,o Tribunal Superior de Contas apresentou novos requerimentos contra Zelaya por pressupostos atos de corrupção, que se somam a vinte acusações contra o presidente deposto em 2009, entre elas abuso de autoridade e traição da pátria.

E aí Lula? Leva Zelaya prá sua casa!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PROJETO TAMAR UBATUBA


Projeto Tamar Ubatuba, lutando pelo ciclo do planeta


Primitivas, as tartarugas existem no planeta há 150 milhões de anos e, nos finais do século XX, elas correram o risco de extinção. Preocupados com a preservação das sete espécies que existem em todo o mundo, biólogos uniram-se em prol deste hoje querido animal marinho. No Brasil, existem vinte e uma bases do Projeto Tamar (projeto de tartarugas marinhas) distribuídas em oito estados. O trabalho, que existe há vinte anos, abrange as regiões de desova na parte mais quente do nosso país, onde está a sede nacional e pioneira do projeto: Praia do Forte, na Bahia. Logo, surgiram as sedes de Pirambu, em Sergipe, e em Comboios, no Espírito Santo. Em Ubatuba, está a única sede do estado de São Paulo, pois esta região é considerada área de alimentação, onde encontramos apenas tartarugas jovens. Em nosso país, encontramos apenas cinco espécies: Demochelys Coriacea (chamada de tartaruga gigante ou de couro), Caretta caretta (conhecida como tartaruga cabeçuda), Eretmochelys imbricata (a tartaruga de pente), Lepidochelys oliacea (conhecida como tartaruga oliva), Chelonia mydas (popular tartaruga verde), que é a mais comum em nossa região.
Este animal reserva segredos que talvez nunca os estudiosos venham a decifrá-los, pois sabe-se que a fêmea desova na mesma praia em que nasceu mesmo que durante sua vida ela tenha cruzado os oceanos em busca de alimentos ou aventuras, porém não se sabe como ela mapeia o seu retorno após tantos anos. Uma tartaruga só sabe de sua sexualidade com cerca de vinte e cinco anos de idade, quando o macho exibe um rabo maior que o da fêmea. Algumas espécies, na idade adulta, chegam a pesar 900 quilos, como é o caso da tartaruga gigante. Já a tartaruga verde chega a cerca de 200 quilos e todas, em geral, vivem aproximadamente entre 80 a 100 anos.
Estes animais eram caçados para alimentação e para confecção de objetos ou, muitas vezes, morriam nas redes de pesca, hélices de embarcações ou até mesmo por afogamento.
O projeto Tamar conseguiu a conscientização de toda uma nação. Só em nossa região participam ativamente cerca 50 pescadores que, quando capturam algumas em suas redes logo avisam ao projeto, que também é um importante centro de pesquisas e desenvolveu importantes programas de educação ambiental em conjunto com ação social e comunitária, proporcionando a famílias inteiras da região alternativas econômicas, onde primeiro participam de oficinas e logo partem para a produção de sacolinhas de papel para embalagens, tartareias e peças em madeira, todas com motivos de tartarugas, que são comercializadas nas três lojas, que também oferecem souvenirs e material de divulgação. Toda a venda é revertida para o próprio programa de conservação de tartarugas marinhas.
Oficialmente, o projeto é patrocinado pela Petrobras e, em Ubatuba, conta também com o apoio da Elektro Eletricidade e Serviços S.A e da Prefeitura Municipal e parceria do Instituto Florestal- SMA.
Nos 3.600 metros quadrados, onde localiza-se a sede do Projeto Tamar, no bairro do Itaguá, funcionam a administração, alojamento para estagiários e pesquisadores, lanchonete e loja.
Os visitantes podem entender um pouco mais da vida deste animal através da informação dos biólogos que os acompanham nos quatro tanques e um aquário, onde estão expostos exemplares das espécies mais comuns, e também pode-se visualizar o trajeto de toda a desova através de maquete de tamanho natural. O espaço dispõe de vídeos explicativos e um mini museu com carapaças, esqueletos e embriões e do museu caiçara, construído com a autêntica arquitetura caiçara (pau-a-pique), reunindo diversos utensílios desta cultura à beira-mar.
O projeto também tem loja na Av. Guarani - Itaguá, ao lado do Aquário de Ubatuba, e na Ilha Anchieta, que também dispõe de tanques e orientação de biólogos.
Após conhecer o verdadeiro mundo das “tartarugas”, você poderá adotar uma através de doação, recebendo um certificado, uma camiseta exclusiva e ainda participar de um sorteio com direito a acompanhante para a Praia do Forte/BA ou Fernando de Noronha.
O Projeto Tamar funciona das 9h às 12 e das 14h às 18h. Criança até um metro de altura não paga; até 12 anos paga R$1,00 e, acima, R$ 2,00.
Os interessados em visitar o Projeto Tamar com escolas ou grupos, ou simplesmente saber mais informações, deverão entrar em contato através do fone: (12) 432-6202 ou através do email: tamaruba@tamar.ong.br
Vale a pena conferir!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O OVNI DE UBATUBA


Em 1957, vários banhistas observaram um disco voador se aproximar da Praia das Toninhas, em Ubatuba (SP). O objeto vinha numa velocidade incrível, e quando estava prestes a se chocar contra a água, deu uma guinada subindo em seguida. Foi quando explodiu em chamas e fragmentos sobre o mar, próximo aos banhistas. Algumas testemunhas recolheram pedaços do objeto, constatando ser de um material leve, de aparência metálica. Uma das testemunhas que recolheu pedaços do objeto, enviou uma carta para o colunista do jornal O Globo, Ibrahim Sued, relatando: "Como leitor assíduo do jornal, quero proporcionar-lhes um verdadeiro furo jornalístico a respeito dos discos voadores; se é que acredita na existência deles. Até alguns dias atrás eu mesmo não acreditava. Mas enquanto pescava na companhia de vários amigos, perto de Ubatuba, vi um disco voador aproximando-se da praia numa velocidade incrível, prestes a chocar-se contra as águas, quando, num impulso fantástico, elevou-se rapidamente e explodiu.

Praia das Toninhas, local da explosão do OVNI, em Ubatuba (SP)

"Atônitos, acompanhamos o espetáculo, quando o vimos explodir em chamas e fragmentos que mais pareciam fogos de artifício. Esses pedaços caíram quase todos sobre o mar, mas muitos caíram perto da praia, o que facilitou o recolhimento de uma parte do material tão leve que parecia papel. Aqui, anexo uma pequena amostra do material, que não sei a quem devo confiar para análise. Nunca li artigos que relatassem sobre pedaços desprendidos de UFO`s, a menos que as autoridades militares tenham também impedido essas publicações. Certo de que este assunto muito lhe interessará, mando-lhe duas cópias desta".

Três amostras dos fragmentos chegaram às mãos do ufólogo Olavo Fontes, que os encaminhou para análise. As primeiras análises foram feitas no Departamento Nacional de Produção Mineral do Ministério da Agricultura, sob responsabilidade de Luiza Maria Barbosa. Os exames foram realizados através de espectrografia, que indicaram alta concentração de magnésio (Mg), e ausência de outros elementos na amostra. Outros exames realizados nas amostras indicaram alta concentração do elemento magnésio (Mg).
FRAGMENTOS DO OBJETO QUE EXPLODIU EM UBATUBA-SP

IMAGEM AO MICROSCÓPIO DOS FRAGMENTOS DE UBATUBA-SP

fac-símile DO LAUDO DE ANÁLISEDE UM DOS FRAGMENTOS RECOLHIDOS EM UBATUBA-SP

O Dr. Olavo Fontes encaminhou as outras duas amostras para o Dr. W. Walker e para o dr. Robert W. Johnson, ambos engenheiros metalúrgicos da Universidade do Arizona (EUA). Foi confirmado o resultado obtido anteriormente, onde os resultados assinados pelos dois engenheiros acima continham comentários do tipo: "estamos diante de uma liga de metal na qual tem como síntese algo que nos levaríamos a associar uma tecnologia não terrestre". Infelizmente, os processos de análise das amostras acabaram por destruir o material.
Os membros do Colorado Project, em sua procura por evidência física que poderia tender a apoiar a ETH, obtiveram amostras dos fragmentos de magnésio de Ubatuba e os enviaram para análise pelo Departamento de Laboratório Nacional. O método escolhido era aquele conhecido como análise de ativação de nêutrons. Para comparação, uma amostra triplamente sublimada de magnésio foi adquirida da Dow Companhia Química. A amostra era semelhante a amostras que a companhia tinha provido por encomenda durante pelo menos 25 anos.

Descobriu-se que ambas as amostras continham proporções muito pequenas de impurezas, mas o padrão de impurezas era diferente. O magnésio de Ubatuba continha aproximadamente 500 p.p.m. (partes por milhão) de zinco, contra 5 na amostra da Dow, e 500 p.p.m. de estrôncio que não foi achado na amostra da Dow. Porém, de acordo com o Relatório Condon, os registros do Laboratório Metalúrgico da Dow foram checados e revelaram que a companhia tinha feito grupos experimentais de magnésio que continham várias proporções de estrôncio. Já em 1940 tinha produzido um grupo de 700 gm de magnésio que continha nominalmente a mesma concentração de estrôncio que foi observada na amostra de Ubatuba. A conclusão do Projeto era que não havia nada estranho ou sobrenatural na composição do fragmento de Ubatuba e que não havia nenhuma razão para supor assim que eles eram de origem extraterrestre.

De acordo com o Relatório de Condon, nenhum mercúrio foi descoberto no magnésio de Ubatuba, mas 2.6 p.p.m. foi descoberto na amostra da Dow. Roy Craig, o autor desta seção do Relatório Condon, não faz nenhum comentário sobre a ausência de mercúrio da amostra de Ubatuba, presumivelmente ele e seus assessores não consideraram isto como de qualquer grande significação.

Saunders deduz de seus argumentos, particularmente o sobre a ausência de mercúrio, que pode ser dito que a amostra é 100 por cento pura, já não há nada nela por acidente. Porém, aparte a ausência de alumínio e mercúrio, a amostra de Ubatuba tem maiores proporções de cada uma das outras seis impurezas listadas no Relatório Condon quando comparada à amostra da Dow.
Aparte as discussões técnicas relativas à composição das amostras de magnésio, o caso de Ubatuba foi mantido vivo durante os anos por meio de suposições não comprovadas sobre sua origem. Por exemplo, os Lorenzens escrevem:

Que o material não é 100% puro magnésio não minora o impacto do caso, visto que nós ainda temos que explicar como aquele magnésio chegou a uma área de praia remota naquele momento. Que tipo de máquina era o objeto discóide brilhante que explodiu?

Na realidade, nós não temos que explicar qualquer coisa do tipo, uma vez que não há nenhuma evidência convincente de que as amostras vieram de um disco voador, ou de que foram apanhadas de uma praia em Ubatuba, ou em qualquer outro lugar. As amostras vieram à luz no escritório de um colunista da sociedade do Rio, onde chegaram pelo correio. O escritor da carta que acompanha as amostras e suas outras alegadas testemunhas do avistamento do OVNI nunca foram localizados.

FRAGMENTOS DO OVNI

domingo, 17 de janeiro de 2010

LENDAS DE UBATUBA


A região é rica em lendas e estórias características do folclore caiçara. Apresentamos alguns relatos sobre essa preciosa cultura do povo brasileiro.



A LENDA DO CORCOVADO

A estória que vou contar nada tem absolutamente com o famoso pico que orna o belíssimo pano de fundo do maravilhoso cenário que é a Baía da Guanabara. O Corcovado em questão é o que se encontra próximo desta cidade(Ubatuba), para as bandas do sudoeste.

É uma formidável corcunda de pedra que se eleva da silhueta da Serra do Mar, da qual é, nestas redondezas, o ponto mais elevado, fazendo realçar essa giba desde Picinguaba até a ponta do Martim de Sá, nas proximidades de Caraguatatuba.

Aqui o Corcovado não tem a airosidade e o prestígio do seu colega do Rio de Janeiro, não recebendo visitas de turistas deslumbrados. Não recebe, mesmo porque as rejeita. Castiga severamente quem ousa mergulhar no mistério em que vive.

Ouçamos:

Pouco depois de Jordão Homem da Costa vir com diversas famílias povoar a antiga aldeia de Iperoig, já então com o nome de Ubatuba, aventureiros daquele tempo quiseram ir ao topo do Corcovado. Os primeiros que isso tentaram foram dois rapazes, jovens ainda, Pablo e Juan, filhos de um fidalgo espanhol, proprietário aqui de vasta sesmaria.

Partiram aos primeiros clarões de uma fresca madrugada de abril, confiantes no êxito dessa aventura. Mas, passaram-se dias sem que voltassem, começando aí a inquietação na família dos moços. Julgou-se que eles se haviam perdido, mas, ao certo, não se conseguiu saber por que não regressavam.

Um escravo do espanhol, favorito de Pablo, prometeu ao seu amo ir buscar notícias do "Sinhô Moço" no cimo do gigante de pedra. Seus companheiros, ao pé da escarpa, viram-no subir agilmente agarrando-se aos cipós e às saliências da pedra e depois sumir lá no alto por entre moitas de samambaias.

Esperaram-no até o dia seguinte. Nada. Voltaram outros dias à sua procura, mas, como os desventurados Pablo e Juan, nunca mais o preto apareceu.

Em 1697, quando ao primeiro centenário da morte de José de Anchieta, veio de São Vicente rezar missa na Capelinha de Ubatuba por intenção da alma do grande catequizador, frei Bartolomeu, da Ordem dos Franciscanos. Esse frade permaneceu mais alguns dias nesta vila e, ouvindo dos habitantes a narrativa do fato acima relatado, e de outros que se sucederam, declarou decididamente que iria ao topo do Corcovado, onde, para provar a ascensão, colocaria uma grande bandeira vermelha, perceptível aos que o acompanhassem até ao pé, da aterrorizadora escarpa. E se bem o disse melhor o fez. A grande comitiva que nesse lugar ficou postada viu, horas depois, bem lá no alto, o desfraldar da sanguinolenta bandeira que frei Bartolomeu levara consigo.

Um frêmito de alegria espalhou-se por todos aqueles observadores, ansiosos pela volta do padre que, de regresso por certo desvendaria o porquê misterioso do Corcovado. Esperaram-no debalde. Alguns homens dos mais corajosos dispuseram-se a ficar durante a noite à espera do missionário. Mas era por demais apreensiva a situação daqueles homens. O silêncio parecia estrangular a Natureza que, de instante a instante, num arranco horrível, gemia agonicamente pela garganta de um pássaro noturno.

Meia noite! Seria meia noite, quando uma exclamação quase de alívio partiu daqueles peitos ofegantes:

- Ei-lo!

De fato, pela rocha nua, lentamente, arrastava-se frei Bartolomeu, pelo mesmo trajeto pelo qual havia subido. Devia estar cansado. De vez em quando parava arrumando o hábito marrom, sustendo na cintura o frouxo cordão branco, e parecendo levar por vezes aos lábios o níveo crucifixo de marfim que lhe pendia ao peito. Um vago clarão de lua jorrou sobre a monástica figura denunciando um livor funéreo em suas faces tristes e descamadas. Correram todos para recebê-lo, mas...

- Onde está frei Bartolomeu?!, perguntaram-se com os olhos. Não mais o viram. Esperaram-no mais algum tempo, porém o frade não desceu. Um deles gritou e o eco respondeu lá no fundo, nas gargantas sombrias da cordilheira.

Logo depois um gemido horrível partiu, não sabem de onde, envolvendo a floresta inteira!

Um frio de morte, uma sensação ignota agitou as carnes daqueles homens. Sem articular palavra, lívidos, completamente desnorteados, abandonaram em disparada aquele sítio maldito, ouvindo o eco sumir longe, muito longe, na imensidão da noite!

* * *

Hoje ainda, à meia noite, quem se for postar ao pé, da misteriosa elevação verá a figura do venerável frei Bartolomeu descer lentamente pela rocha nua, sem nunca, porém, chegar à base.

* * *

Dizem que o Corcovado é encantado, ocultando uma rica mina de ouro pertencente a um gênio que a defende dos homens. Ouro lá existe, e vou provar com outro fato verdadeiro, como verdadeiro é o que acabo de contar.

Extraído do livro "Ubatuba - Lendas & Outras Estórias"
de Washington de Oliveira ("seo" Filhinho)
conforme autorização do autor

sábado, 16 de janeiro de 2010

O QUE COMER NA PRAIA?


Apesar da recomendação para não se consumir alimentos da praia aqui no litoral paulista, por causa da diarréia endêmica que grassa por estas areias, aí vai, prá quem quiser arriscar, algumas dicas.

Amendoim


O amendoim é um grão de elevado valor calórico, cada porção (1 colher de sopa cheia) contém cerca de 100 calorias. Além disso, a forma mais comum de comercialização desse alimento é a salgada, o que pode aumentar o risco de desidratação - situação que pode se agravar quando há associação com o álcool. A melhor conduta é evitar o seu consumo na praia. De uma forma geral, não encontramos facilmente substitutos desse aperitivo nas praias, entretanto, os mais criativos e com disposição, podem elaborar seus próprios aperitivos e transportá-los para a praia. Uma idéia são palitos de cenoura e pepino.

Biscoito de polvilho

Os biscoitos de polvilho sempre estão nas recomendações de alimentos seguros para serem consumidos nas praias. Entretanto, esse é um alimento "super calórico", um pacote de 100g contém 460 calorias, equivalente a um pastel de carne simples. Esse biscoito também é muito rico em sódio, cada pacote contém o equivalente a 1,5g de sal (1 pacotinho e meio). Em ambientes praianos, a busca pela hidratação adequada deve ser a principal preocupação das pessoas, principalmente em famílias com filhos pequenos. Assim, as frutas passam a ser os alimentos mais indicados nessa situação, representam uma opção saudável e de baixo valor calórico, pois cada porção contém em média cerca de 60 calorias. Em algumas praias é possível encontrar frutas sendo comercializadas nos calçadões e/ou em barracas. Para quem não conta com esta infra-estrutura, o melhor é levar frutas de casa, preferencialmente armazenadas em recipientes térmicos.

Milho verde com manteiga

O milho verde é uma das melhores opções comercializadas nas praias. Representa uma fonte alimentar nutritiva, rica em carboidrato, e, diferentemente dos aperitivos, esse alimento é capaz de matar a fome e manter a saciedade por um período mais prolongado. Cada espiga média de milho apresenta mais ou menos 130 calorias, valor calórico equivalente a uma colher de sopa de manteiga. Logo, a principal recomendação em relação ao milho é abrir mão da manteiga. Vale a pena ressaltar a importância de se utilizar pouco sal na hora de consumir o alimento.

Sorvete de chocolate

Os picolés cremosos mais simples de chocolate costumam ter em torno de 100 calorias, mas há versões que podem ter até mais de 200 calorias. Os picolés de fruta são excelentes alternativas para substituir os picolés cremosos. Além de não ultrapassarem mais de 60 calorias, são fontes importantes de hidratação para o consumo na praia.

Queijo coalho

Espetos de queijo coalho, apesar da aparência inocente, são alimentos de elevado valor calórico. Cada espeto de 60g contém cerca de 200 calorias. Esse valor calórico é semelhante ao de um sanduíche preparado com 2 fatias de pão integral, 2 fatias de peito de peru e uma fatia de queijo minas frescal. É claro que não encontramos sanduíches como esses na praia. Mas só conseguiremos manter a boa forma no verão, se programarmos melhor a nossa alimentação na praia".

Pastel e acarajé

Pastéis e acarajés são frituras tradicionais nas praias. E como qualquer fritura, contêm elevado valor calórico. Cada unidade de acarajé tem em torno de 300 calorias. O pastel pode variar entre 450 - 900 calorias, dependendo do tamanho e do recheio. Além disso, o óleo utilizado para a fritura, muitas vezes, é reutilizado ou passa um dia inteiro sob altas temperaturas. Essa prática produz substâncias que aumentam o risco de desenvolvermos doenças cardiovasculares. As alternativas mais seguras e menos calóricas para estes petiscos são os sanduíches naturais. Mas é de fundamental importância que a compra desses alimentos seja feita em estabelecimentos de confiança. Se isto não for possível, o ideal é preparar o lanche em casa e transportá-lo em recipientes apropriados.

Camarão frito

O camarão não é um alimento de alto valor calórico, entretanto, quando frito, essa característica é perdida e cada espeto alcança um teor calórico de mais ou menos 250 calorias. Quando a mesma quantidade (100g) de camarão cozido, assado ou grelhado não ultrapassa 100 calorias. Assim, o ideal é buscar estabelecimentos que ofereçam espetos assados ou grelhados. Encontrar esse tipo de estabelecimento na praia não será uma tarefa fácil, mas se o consumidor começar a exigir novas formas de preparos, é possível que esse panorama mude, já nos próximos verões.

Tapioca

Uma tapioca sem recheio contém em torno de 200 calorias, quantidade equivalente a cerca de 10 colheres de arroz. Com recheio, essa iguaria pode ultrapassar 400 calorias. Esse é um valor calórico de um prato de refeição completo: arroz, feijão, peixe grelhado e salada variada. "Assim o consumo de tapioca poderá ser uma boa opção na praia, se a intenção for substituir uma refeição. Caso contrário, o ideal é buscar um bom restaurante para um almoço nutritivo e completo.

Raspadinha

As raspadinhas aparentemente são boas fontes de hidratação na praia, entretanto, é fundamental conhecer a procedência do gelo empregado, pois esse é um ingrediente de elevado grau de contaminação. Como certificar-se sobre a procedência do gelo é muito difícil e uma raspadinha de groselha apresenta mais ou menos 150 calorias, o equivalente ao consumo de dois picolés de frutas... Muito mais seguro é optar pelos picolés, que também apresentam efeito hidratante semelhante ou superior ao da raspadinha.

Refrigerante gelado

Cada lata de refrigerante tradicional contém cerca de 150 calorias. Quando consumidas em suas versões light, as calorias são reduzidas a zero. Se o consumo de refrigerante for utilizado para reduzir ou substituir a cerveja, pode representar uma excelente opção.


Cerveja

As bebidas alcoólicas são os grandes perigos das praias. Além do teor calórico considerável, cada lata de cerveja contém 175 calorias, o álcool é um potente desidratante. Existem as versões de cervejas sem álcool, que reduzem em mais da metade as calorias (60 calorias/lata) e não apresentam o efeito indesejável da desidratação. Mesmo assim, as melhores fontes de hidratação na praia ainda são a água de coco e a água mineral

Caipirinha

Para quem não resiste a uma caipirinha no verão, a melhor opção é consumir as versões preparadas com saquê. Enquanto uma caipirinha preparada com vodka pode chegar a um valor calórico superior a 300 calorias, as preparadas com saquê não ultrapassam 120 calorias. Mas vale a pena ressaltar mais uma vez: o consumo de água deve ter prioridade nas praias, para fugir da desidratação e para manter a boa forma nas férias de verão.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

UMA DAS CIDADES DE ANCHIETA


Os donos da terra e a Paz de Iperoig.
Os primeiros habitantes do litoral norte de São Paulo onde se encontra Ubatuba, que pertencia na época da colonização à Capitania de São Vicente, doada por D. João III a Martim Afonso de Souza, foram os índios tupinambás. Juntamente com os tupiniquins (situados ao sul) e os guaianazes (habitantes do planalto) formavam a nação Tamoia, em tupi "os donos da terra". O nomadismo fazia parte da cultura indigena e entre os grupos havia relações cordiais e convivência pacífica. A chegada do europeu no século XVI e a tentativa de escravização dos indígenas gerou conflito entre eles, provocados pelos invasores. O primeiro europeu a chegar em Ubatuba foi o aventureiro alemão Hans Staden, que servira como artilheiro no forte de Bertioga e ao ser aprisionado pelos tupinambás permaneceu cativo em Ubatuba por vários meses. Após o seu resgate por um navio francês, Staden retornou ao seu país e relatou a sua experiência no livro "Duas viagens ao Brasil". Instigados pelos franceses, os tamoios confederados sob a liçenca de chefe Cunhambebe, em confronto com os portugueses, punham em risco os incipientes núcleos de colonização de São Paulo e São Vicente, o que levou os Jesuitas manoel de Nóbrega e José de Anchieta a visitar a aldeia de Ipregoig em missão pacificadora. Anchieta permaneceu como refém dos índios em Ubatuba enquanto Nóbrega negociava em São Paulo o armistício, periodo em que escreveu na areia da praia os 5.732 versos de seu poema a Virgem. A praia de Yperoig no centro de Ubatuba tem uma estátua de Anchieta escrevendo nas areias e foi ali estabelecido o tratado que se chamou "A Paz de Yperoig".
É interessante notar que a maioria dos turistas que passam por ali, ignoram completamente essa página interessante da História do Brasil.

HOJE
O município de Ubatuba está localizado no litoral norte do Estado de São Paulo a 324 quilômetros do Rio de Janeiro, e se caracteriza por ter um território com montanhas e floresta atlântica.

É uma das praias favoritas dos paulistas( e a minha preferida por suas águas limpas e mornas).

Este municipio tem aproximadamente 80 praias espalhadas por 90 quilômetros de costa. Desde as agitadas praias de Itamambuca e Vermelha do Norte, muito freqüentadas por surfistas e esportistas, até praias desertas e paradisíacas como a Praia da Fazenda.

Pois é, amigos, nós também estamos aqui nessa acolhedora cidade de Ubatuba passando férias. As postagens do blog nessa semana sofrerão alguma irregularidade em função do lazer, mas vão continuar saindo com pequenos atrasos.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

VAMOS COMPARAR?


Veja as diferenças entre a proposta de Fernando Henrique e a de Lula com relação ao programa de Direitos Humanos. A proposta de Lula instiga beligerancia, já a de FHC é moderada e respeita os direitos.
Em linhas gerais, os dois programas tratam dos mesmos temas, mas com diferenças de conteúdo importantes.

Na imprensa, o de Fernando Henrique previa fiscalização de programas pelo Legislativo; e penas, de acordo com a lei, para empresas que atuassem contra os direitos humanos.
O de Lula vai além, tentando limitar a autonomia das empresas, com um acompanhamento governamental da linha editorial, podendo suspender a programação e até cassar concessões.

No agronegócio, FHC, nos casos de invasão de terras, como as promovidas pelo MST, previa a presença obrigatória de um juiz ou de representante do Ministério Público para garantir o cumprimento de mandados de desocupação das terras. Lula prevê a negociação com os invasores, por meio de uma comissão de governo. Só depois caberia ação na Justiça para desocupação da área.

Sobre os militares, FHC não fazia referência à apuração de crimes praticados na ditadura militar. Lula prevê a criação da comissão da verdade para investigar violações aos direitos humanos na repressão política.

Na questão dos militares, o presidente Lula determinou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim e ao secretário de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, que apresentem uma solução. Que deverá ser o ajuste de termos, a fim de incluir crimes praticados por militantes de esquerda.

ZILDA ARNS MORRE NO HAITI


O governo Lula anunciou ontem que não havia brasileiros mortos no terremoto do Haiti. Mas infelizmente a realidade é outra, as notícias de hoje dão conta de brasileiros entre as vítimas fatais.

Morreu no terremoto desta terça-feira, no Haiti, aos 75 anos, a coordenadora internacional da Pastoral da Criança, a médica brasileira Zilda Arns. A informação foi dada pelo gabinete do senador Flávio José Arns, sobrinho da brasileira. Segundo o gabinete, ela estava junto a um tenente, no momento do terremoto, e os dois foram atingidos.

A médica viajou neste final de semana para encontro missionário em uma entidade chamada CIFOR.US e estava hospedada na sede episcopal. De acordo a assessoria de Zilda Arns, a coordenadora estava no Haiti para levar a metodologia de atendimento da Pastoral da Criança no combate à desnutrição.

O Comando do Exército anunciou nesta manhã a morte, na cidade de Porto Príncipe, dos militares: o primeiro-tenente Bruno Ribeiro Mário, o segundo-sargento Davi Ramos de Lima, o soldado Antonio José Anacleto e o soldado Tiago Detimermani.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PRESIDENTE FALASTRÃO


Em um discurso cifrado e cheio de estocadas na oposição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou os adversários nas eleições deste ano de falta de discurso programático e disse que, apesar de não ser candidato, não deixará que a política "rasteira" o atinja no peito. "Sou capoeirista", afirmou.

"Eu estou imaginando que, como meus adversários são todos muito letrados, eles vão querer fazer um debate de alto nível, programático, espero que seja isso", ironizou o presidente.

E continuou. "Pelos sinais que eu vi, parece que na ausência de discurso programático vale chutar do peito para cima. O que eles não sabem é que eu sou capoeirista. Estou muito preparado para não deixar a coisa chegar no meu peito", disse.

Alertando que ano de eleição é sempre "muito quente", Lula disse que os adversários não o farão perder o bom senso.

"Não vou pedir para me chamar de 'Lulinha paz e amor' em 2010 porque eu não sou candidato, mas estejam certos de uma coisa, nada, absolutamente nada, vai fazer com que eu perca um milímetro do meu bom senso".

Capoeirista? Sedentarista isso sim, atleta de copo!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A POUCA VERGONHA VAI COMEÇAR


Vai valer tudo para a construção de uma candidatura que não se sustenta.

O governo se prepara para tentar transformar a área de energia no grande portfólio de campanha presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A intenção do governo é dar aos brasileiros este ano a sensação de que, na área de origem da ministra Dilma, as obras deslancharam. Parlamentares que participam diretamente do planejamento das ações governamentais com vista a 2010 disseram que a ordem é jogar luz sobre esse setor para dar discurso da gestora eficiente num tema sobre o qual Dilma discorre com toda a segurança, sem muitos perigos de tropeços no debate – apesar dos apagões de energia, um nacional em novembro e outro na sexta-feira, que atingiu Rondônia e Acre.

Enquanto Dilma visitará as obras por todo o país, conquistando imagens para seu horário eleitoral gratuito a partir de agosto, os aliados tratam de neutralizar alguns setores que, em tese, podem dar dor de cabeça no meio da campanha. Para o funcionalismo, por exemplo, além dos planos de carreira em curso no Congresso, o relator do Orçamento, deputado Geraldo Magela (PT-DF), sugeriu e o governo acatou o aumento do tíquete alimentação dos 540 mil servidores em mais de 100%, em média. A correção renderá benefícios de até R$ 330 por mês – a medida terá um impacto de quase R$ 1 bilhão.

domingo, 10 de janeiro de 2010

O ALARME DO AQUECIMENTO GLOBAL PODE SER UMA FARSA?


O aquecimento global não passa de uma farsa montada por grandes grupos financeiros que dominam a economia mundial. E mais: não há indícios científicos que comprovem essa teoria. Ao invés de aquecimento, o planeta começou a entrar numa fase de resfriamento, que deve durar 20 anos. Essas polêmicas idéias são defendidas pelo doutor em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (EUA), o brasileiro Luiz Carlos Baldicero Molion, representante da América Latina junto à Organização Meteorológica Mundial.

Para o brasileiro, o aquecimento global acabou em 1998. O termômetro da temperatura global é o oceano Pacífico, que ocupa 35% da superfície terrestre. Ele passa 30 anos aquecendo suas águas e outros 30, resfriando. De 1977 a 1998, o oceano esteve mais quente. Esse período coincide com o aumento da temperatura média do planeta. Mas, desde 1999, o Pacífico dá sinais de que está esfriando. Como o sol também vai produzir menos energia, a conclusão de Molin é uma só:

– Nos próximos 20 anos acontecerá o período de resfriamento da Terra.

A prova de que esse resfriamento já está chegando, conforme o pesquisador, foi que no sul do Brasil e da América do Sul, o inverno foi extremamente rigoroso entre os meses de julho e agosto passado.

Em relação ao consumo de petróleo e à queima de combustíveis fósseis no ar, o Brasil é o 16º colocado, porque grande parte do nosso consumo de energia sai de hidrelétricas. Mas, se o país adicionar a isso a queima de florestas saltamos para o quarto lugar. Entretanto, segundo Molion, mesmo com a destruição de 20 mil quilômetros quadrados por ano de florestas na Amazônia, cerca de dois milhões de hectares, ainda assim a região lança na atmosfera 300 milhões de toneladas de gás carbônico, e não 600 milhões como afirmam entidades internacionais.

– Estou comparando o que homem lança na atmosfera com os ciclos da natureza. Se eu pegar os oceanos, os pólos e mais a vegetação do planeta, isto soma um total de 200 bilhões de toneladas de carbono por ano que saem desses reservatórios naturais. O homem coloca no ar seis bilhões de toneladas. Seriam 3% da contribuição humana nisso que muitos cientistas chamam de aquecimento global – avalia.

O degelo que ocorreu a 10.000 A.C. não foi por causa de emissões de co2 por carros ou industrias, que evidentemente não existiam naquela época, mas sim por causas naturais ainda não identificadas. Segundo Molion, o c02 não é vilão, mas sim o gás da vida, pois graças á sua transformação e absorção no solo, em plantas e animais é que é possível produzir o alimento que a raça humana consome.

Moulion diz que na COP15, em Copenhagen, estavam os países do terceiro mundo querendo receber dinheiro para não emitir co2, os países insulares também querendo dinheiro acusando os países ricos pela sua condição de submersão e os países ricos querendo impedir o crescimento dos países emergentes e todos usando a mesma arma para seus objetivos, ou seja, o alarme de um falso aquecimento global. O mito criado do aquecimento global é conveniente a todos, principalmente quando se sabe que não acontecerá.

O mundo está esfriando e não esquentando e isso pode ser comprovado pelos registros da estação brasileira Comandante Ferraz, na Antártida, que mostram queda de temperatura nos últimos 10 anos.

SOCIEDADE CIVIL RESISTE A PROGRAMA DE LULA, O BOLCHEVIQUE



























Uma onda inesperada de protestos envolvendo representantes do setor militar, da sociedade
civil, do empresariado, da igreja e do próprio governo, aprofundou no País a crise gerada pelo decreto que cria o Programa Nacional de Direitos Humanos. Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de dezembro, o decreto propõe a anulação da Lei de Anistia para permitir a punição de torturadores do regime militar, a ampliação do controle social dos meios de comunicação e da economia, a intervenção do Estado em atividades do cotidiano que pode dificultar até a concessão de licenças ambientais.

A reação mais dura partiu dos presidentes dos clubes que representam as reservas das Forças Armadas. Por meio de nota divulgada hoje, os presidentes dos clubes da Aeronáutica, Militar e Naval condenaram a decisão do governo de criar a Comissão da Verdade, que poderá reabrir as investigações contra agentes do Estado que torturaram e cometeram crimes hediondos na ditadura. O vice-almirante Ricardo Veiga Cabral (Marinha), o general Gilberto Barbosa de Figueiredo (Exército) e o tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista (Aeronáutica) advertem na nota que a democracia correrá riscos, e sequelas do passado "podem vir à tona", se prevalecer "o revanchismo e a mesquinharia" em setores do governo.

Juntaram-se ao protesto os líderes da oposição, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). Eles ameaçam convocar a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), presente ao lançamento do decreto, para dar explicações ao Congresso.

Até a Igreja Católica protestou contra a proibição de símbolos religiosos em locais públicos, um dos itens previstos no decreto. "Daqui a pouco vamos ter que demolir a estátua do Cristo Redentor", protestou o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Resende, para quem há intolerância religiosa num programa que deveria promover a livre manifestação religiosa.

Em meio às críticas, ninguém no governo se arriscou a sair em defesa do programa, pivô de uma crise que levou o próprio ministro da Defesa, Nelson Jobim, a colocar o cargo à disposição do presidente.

TRIANGULO MINEIRO EM ALERTA


Uma mulher de 48 anos morreu no dia 28/12, vítima de gripe suína em Abadia dos Dourados, no Triângulo Mineiro. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou a morte por Influenza A no boletim desta quinta-feira. A senhora, conhecida como Lázara, foi internada na Santa Casa de Abadia dos Dourados e faleceu no mesmo dia.

A cidade ainda investiga outro caso de morte com suspeita de gripe suína de um homem de 34 anos, conhecido como Claiton. Ele também faleceu no dia 28/12 com sintomas de gripe suína, mas os resultados dos exames que confirmariam a causa da morte ainda não saíram. Ele teria apresentado os primeiros sintomas alguns dias antes e faleceu num hospital em Uberlândia, já que não há leitos de Terapia Intensiva na cidade.

Comentários dos moradores dão conta de que Lázara trabalhava na casa de Claiton. De cinco pessoas que tiveram contato direto com Lázara, duas foram confirmadas com gripe suína - sua filha de 22 anos e uma agente do Programa Saúde da Família, de 28 anos. Elas estão sendo medicadas com o antiviral Oseltamivir, mas não estão internadas. Outros dois casos, da filha e do genro de Lázara, foram descartados e a SES espera o resultado do último exame.

As duas mortes colocaram a população de Abadia dos Dourados, com cerca de seis mil habitantes, em estado de alerta. Todos os eventos da cidade foram cancelados e, de acordo com Eliane de Moura Ramos, chefe de Recursos Administrativos da Santa Casa, aumentou muito a procura por atendimento médico de pacientes com sintomas de gripe, mas não há novos casos suspeitos de Influenza A.

sábado, 9 de janeiro de 2010

GOVERNO MEIA BOCA


Pesquisa da ONG Contas Abertas apontou que o Brasil gastou dez vezes mais com reparos causados por desastres naturais do que com a prevenção. No ano passado, o governo federal teve custos de R$ 1,3 bilhão com o programa "Resposta aos Desastres e Reconstrução" e apenas R$ 138 milhões com o de "Prevenção e Preparação para Desastres".

O professor da UnB (Universidade de Brasília) e doutor em ciência política, Evilásio Salvador, ressaltou que a falta de compromisso dos gestores públicos é responsável por permitir que desastres, como o de Angra do Reis, continuem acontecendo ano após ano.

"Nós vamos lidar no próximo ano, nessa mesma época, com cheias, águas, com todos esses desastres naturais. Ou seja, temos um ano para remover a população, para ter um plano habitacional sério de médio e longo prazo para que coloque essas pessoas para morarem longe das encostas."

O professor disse que a população precisa cobrar dos governos estadual e federal para que haja um planejamento voltado para a prevenção de desastres.

De acordo com a pesquisa, em 2008, foram gastos apenas R$ 112,6 milhões com prevenção e cerca de R$ 1,2 bilhão com reparo.

Essa é a filosofia do governo "meia boca" de Lula e tem gente que ainda vota regular e bom nas pesquisas sobre a atuação desse incompetente.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O BOLCHEVISMO DO GOVERNO LULA


O governo Lula ameaça o direito de propriedade e a liberdade de imprensa.

Apesar de depender ainda de aprovação do Congresso Nacional, o novo Programa de Direitos Humanos, lançado pelo governo federal, já provoca reações de setores da sociedade. Representantes do agronegócio denunciaram a interferência do governo no direito à propriedade.

O programa prevê mudanças na lei, para dificultar a desocupação de terras invadidas. Ele condiciona a desocupação a audiências públicas, com participação dos invasores. Prevê também fiscalização nas empresas multinacionais que desenvolvem tecnologias e inclui sindicatos no processo de licenciamento ambiental.

A presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Katia Abreu, disse que a proposta é ideológica e preconceituosa contra o agronegócio. "Quando o governo apresenta um documento de intenções dificultando e obstruindo a urgência em reintegrar posse e concessão de liminares de certa forma está apoiando os movimentos criminosos que invadem terras. Isso nós não podemos permitir", disse.

O Programa de Direitos Humanos, que no apagar das luzes de 2009, levou a área militar a pedir exoneração coletiva, porque também pretende fazer uma revisão da Lei da Anistia, pode trazer problemas para o governo não só com o agronegócio, mas também com outros setores. O da imprensa é um deles.


O programa prevê penalidades como multas, suspensão da programação e cassação para empresas de comunicação que o governo considerar que violam os direitos humanos. Cria ainda uma comissão para monitorar o conteúdo editorial, com objetivo de criar um ranking nacional de empresas comprometidas com os direitos humanos, assim como as que cometem violações.

Para o deputado Miro Teixeira (PDT-PT), a Imprensa já é a maior defensora dos direitos humanos e já existem regras para conter violações.

O deputado afirmou que "nós sempre lutamos pelos direitos humanos e assistimos a muitas violações. São os direitos humanos de pensionistas, de vítimas da violência, de pessoas sem-terra, que nós lutamos para garantir os direitos humanos dessas pessoas que são vítimas do aparelho do Estado. Agora, punição de veículos por órgãos governamentais, isso aí me parece algo como uma censura e tenho certeza que não acontecerá".

ESBANJADORES


Enquanto a maioria luta duramente pelo bem estar da família, existe espaço para o excesso e o esbanjamento que beira o abuso. Veja o espaço que há no mercado de carnes por exemplo.

Existe o tal "nicho" das carnes "nobres" destinado a uma minoria esbanjadora. O quilo do filé mignon custa R$ 63,29. O carré de cordeiro sai por exatos R$ 72,98. Pela tradicional e saborosa picanha paga-se R$ 54. Detalhe: todos os produtos são nacionais. E por que custam mais caros que os importados? “A diferença está na qualidade do animal selecionado para o abate. Por exemplo, a carne de cordeiro que vem do Uruguai é de segunda, pois a especial é exportada para a Europa”, explica o presidente da VPJ Beef, Valdomiro Poliselli Júnior. “A qualidade na seleção da matéria prima é fundamental. Só trabalhamos com cortes especiais de novilha precoce”, reforça o diretor comercial do grupo Verdemar, dono da marca Bullight, Alexandre Poni.

Tudo bem "explicadinho" mas não convence. Que Deus os perdoe!

GIGANTES LÁ FORA


O telescópio Kepler, da Nasa, detectou pela primeira vez desde que entrou em operação cinco planetas fora do nosso Sistema Solar. O tamanho dos planetas varia de um raio quatro vezes maior do que o da Terra até planetas muito maiores do que Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar.
“Os planetas encontrados são todos mais quentes do que lava derretida; eles simplesmente brilham de tão quentes”, disse Bill Borucki, o cientista da Nasa que lidera a missão do Kepler no centro de pesquisas Ames, em Moffett Field, Califórnia.

“De fato, os dois maiores são mais quentes do que ferro fundido e olhar para eles é como olhar para uma fornalha. Eles são muito brilhantes por si só e, certamente, não são lugares para procurarmos vida.”

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CÚPULA DE ZÉ MANÉ


O presidente boliviano Evo Morales convocou nesta terça-feira (5) governantes, cientistas e movimentos sociais para uma conferência climática a ser realizada em 20 de abril, na cidade boliviana de Cochabamba, região central do país.

Segundo Morales, é necessário "analisar as causas estruturais e propor medidas de fundo em harmonia com a natureza" para resolver o problema que aflige o planeta.

O presidente, no entanto, não informou quais serão os participantes do encontro que busca compensar o "fracasso da cúpula de Copenhague" (COP15), realizada de 7 a 19 de dezembro passado.

O cúpula "substituta" leva o nome de Conferência Mundial dos Povos sobre a Mudança Climática e os Direitos da Mãe Terra.

O presidente socialista reiterou suas críticas ao capitalismo e o ratificou como o principal causador das mudanças climáticas, como já havia denunciado na COP15.

MAIS ESSA!


As autoridades de saúde da Espanha detectaram uma nova forma de consumo de drogas entre os usuários do país: trata-se da aplicação de LSD no globo ocular.

Segundo um relatório oficial, a técnica, que começou a ser detectada no final do ano passado, estaria sendo utilizada pelos usuários para acelerar os efeitos alucinógenos da droga, e seria mais barata que o método usual.

De acordo com o documento, produzido pela Federação para o Estudo, Prevenção e Assistência aos Dependentes de Drogas (FEPAD), o consumo do LSD por via oral levaria pelo menos 40 minutos para produzir os primeiros efeitos.

Já a nova técnica, para a qual seria usada uma quantidade muito menor da substância, levaria cerca de 15 minutos para produzir as primeiras alucinações.
O método de consumo de drogas pelo globo ocular consiste na aplicação do LSD sobre a conjuntiva - uma membrana que recobre a parte externa do olho e a parte interna da pálpebra – com a ajuda de um pequeno pedaço de papel.

Ao entrar em contato com a mucosa ocular, a droga se dissolveria de maneira rápida.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

MANIA DE VERÃO: FROZEN YOGURT


Além do rótulo de alimento funcional, iogurte é delicioso, fortalece o sistema imunológico, regulariza o intestino, ajuda a reduzir o colesterol... E está na moda! O consumo de iogurte nunca esteve tão em alta - e não apenas os iogurtes tradicionais. Os frozen yogurts, espécie de sorvete de baixa caloria, viraram febre.

O iogurte é fonte de cálcio (um copo de 200ml contém 240mg do mineral) - vai bem na dieta alimentar das mulheres suscetíveis à osteoporose. É rico em proteínas, cálcio, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina A. As proteínas são necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do corpo e da pele, unhas e cabelos.

Quem viajar no Verão, inevitávelmente vai ver e melhor ainda, poder experimentar o frozen iogurt, a mania dessa temporada. Quer fazer em casa? Então veja:

Frozen yogurt de limão:

- 3/4 xícara (chá) de água
- 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor
- 1/2 xícara (chá) de adoçante (ou 1 xícara de chá de
açúcar)
- 2 claras
- 2 copos de iogurte (400 g)
- 1 colher (sopa) de suco de limão

Para a calda de limão:

- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água
- 1 limão cortado em rodelas
- 1 colher (sopa) de rum

Hidrate 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor em 1/4 xícara
(chá) de água e leve em banho-maria até que a gelatina dissolva.
Reserve. Numa panela, coloque 1/2 xícara (chá) de adoçante (ou 1
xícara de chá de açúcar) e 2/4 xícara (chá) de água.

Leve ao fogo e cozinhe até a calda ficar em ponto de fio. Ao
colocar um pouco da calda, entre o polegar e o indicador se forma
um fio fino e firme ao separar os dedos.

Na batedeira, bata 2 claras em neve e junte a calda quente,
mexendo sem parar. Acrescente a gelatina reservada e continue
batendo de 8 a 10 min até formar um suspiro firme. Misture
delicadamente 2 copos de iogurte (400 g) e 1 colher (sopa) de
suco de limão.


Coloque numa tigela e leve ao congelador até ficar firme (por
cerca de 2 h), sem endurecer demais.