“Aprendi a contar até dez, apesar de só ter nove dedos, que é para não cometer erros” ou “O governo tenta fazer o simples, porque o difícil é difícil” .
Amarrando piadas assim, o ex-presidente Lula estreia nesta semana em São Paulo o espetáculo “Crescimento!” no Teatro Petrobrás.
Dono de um humor escrachado, Lula está de volta aos palcos paulistanos para uma curta temporada após oito anos excursionando pelo Brasil e pelo mundo.
Com um visual mais despojado e sem figurino de chefe de Estado, “Crescimento!” revela a veia satírica de Luís Inácio em um texto com traços autobiográficos e os habituais erros de português.
Apontado como precursor do gênero da comédia stand-up no país, Lula dá uma repaginada nas suas melhores frases de efeito e as transforma num espetáculo divertido de quase duas horas de duração.
“Olha, desde 2003, quando comecei a fazer comédia, tinha a ideia de pegar o que eu fazia nos discursos e colocar um espetáculo. Poucas coisas do texto são inéditas mesmo”, conta Lula.
Todas as piadas clássicas de Lula estão garantidas no repertório, como a fábula da marolinha e as incontáveis anedotas de pobre que consagraram as falas do ex-governante.
O bordão “Você viu, Dilma?” é repetido inúmeras vezes na apresentação. A frase, que virou hit na internet, aparece no quadro em que ele dialoga com uma boneca de ventríloquo da atual Presidenta da República.
Apesar da expectativa, a estreia do show de Lula não poderia ocorrer sem provocar polêmicas. Questionado sobre se recebeu incentivos financeiros para fazer tantas piadas sobre o medicamento Viagra, Lula disse não saber de nada e desconversou.
“Nunca antes na minha carreira eu tive a chance de ampliar meu público assim”, explica Lula, cujo humor agora é direcionado para adolescentes e jovens adultos. “Agora ninguém me segura. Eu só quero saber se o público está na merda, porque eu quero tirar ele da merda com muitas risadas”, promete.
Lula se apresenta em São Paulo até o início do Carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário