sábado, 15 de janeiro de 2011

SORRIDENTES INCOMPETENTES!

Me causou espanto essa senhora presidente, comandar uma reunião de ministros, em plena catástrofe da região serrana do Rio, com esse sorriso estampado no rosto e igualmente seus ministros, todos sorridentes. Será que esse pessoal não se toca?

Se não tivesse a responsabilidade que tem na tragédia, junto com Lula e Cabral de não terem usados recursos necessários para prever o desastre, já seria um acinte, mas a senhora presidente é uma das autoridades que não cumpriram seu papel no governo anterior, desaguando literalmente nessa desgraça que se abate sobre o Rio de Janeiro.

Quando a vejo, junto com seus ministros, sorrindo assim diante de uma tragédia, me vem o adágio popular: "Quem nunca comeu mel..."

Dilma admitiu à Organização das Nações Unidas (ONU) que grande parte do sistema de defesa civil do País vive um 'despreparo' e que não tem condições sequer de verificar a eficiência de muitos dos serviços existentes. O Estado obteve um documento enviado em novembro de 2010 por Ivone Maria Valente, da Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), fazendo um raio X da implementação de um plano nacional de redução do impacto de desastres naturais. Suas conclusões mostram que a tragédia estava praticamente prevista pelas próprias autoridades.

O próprio governo também aponta suas limitações em criar um sistema para monitorar e disseminar dados sobre vulnerabilidade no território. O governo também reconhece que a situação é cada vez mais delicada para a população. 'A falta de planejamento da ocupação e/ou da utilização do espaço geográfico, desconsiderando as áreas de risco, somada à deficiência da fiscalização local, têm contribuído para aumentar a vulnerabilidade das comunidades locais urbanas e rurais, com um número crescente de perdas de vidas humanas e vultosos prejuízos econômicos e sociais', diz o documento assinado por Ivone Maria.

Consequência. 'A não implementação do Programa (de redução de riscos) contribuirá para o aumento da ocorrência dos desastres naturais, antropogênicos e mistos e para o despreparo dos órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela execução das ações preventivas de defesa civil, aumentando a insegurança das comunidades locais', afirmou o relatório.

Conclusão: Não espere nada de bom desse sorriso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário