terça-feira, 18 de janeiro de 2011

SHELTERBOX E ROTARY DOAM 2.000 BARRACAS AOS DESABRIGADOS DA REGIÃO SERRANA DO RIO



As milhares de pessoas que perderam suas casas após a tragédia na Região Serrana do Rio receberão, a partir desta semana, tendas como as que foram usadas após o tsunami na Indonésia e o terremoto no Haiti. Cada barraca tem capacidade para dez pessoas e possui equipamentos de sobrevivência, cozinha separada, fogareiro, panelas, talheres, pratos, cobertor, purificador e armazenador de água. Elas serão doadas pela ONG inglesa Shelterbox, que trabalha em parceria com o Rotary Internacional.

O presidente da ONG no Brasil, Conrado Orsatti, estima que cerca de duas mil tendas chegarão, nos próximos dias, da Inglaterra aos municípios prejudicados pela chuva. Desde terça-feira (11), mais de 600 mortos foram resgatados na Região Serrana. Segundo Orsatti, a cidade com os trabalhos mais avançados é Teresópolis, onde um empresário que prefere não se identificar doou um terreno de sua fazenda para a instalação das barracas.

O presidente da ONG no Brasil informou que cerca de 56 barracas, que já estavam no país, deverão chegar até quarta-feira (19) à Serra.

“As equipes vão acompanhar o trabalho do começo ao fim, para se certificarem de que a tenda vai chegar para quem precisa, para não haver nenhum desvio”, contou Conrado. Ele também explicou que toda a ação é realizada através de voluntários, além das prefeituras. “Hoje começou a limpeza dos terrenos e os primeiros que estiverem prontos vamos instalar as tendas”, afirmou.

As tendas são projetadas para suportar temperaturas extremas, fortes ventos e temporais. Além da estrutura básica, a barraca também possui livros infantis de desenho, lápis e canetas, para as crianças que perderam seus bens. Os kits incluem cobertores térmicos, isolamento impermeável de solo e mosquiteiros, além de martelo, machado, serra, pá de escavação, cabeça da enxada, alicates e cortadores de fio.

A caixa que transporta todo o material da tenda - inclusive a barraca - é leve e impermeável. Segundo a ONG, ela também é usada para armazenamento de água e alimentos ou até como berço de bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário