domingo, 26 de junho de 2011

DESCOBERTO GÁS NATURAL EM MINAS GERAIS


O governador Antonio Anastasia anunciou, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o potencial de produção do gás natural encontrado no município de Morada Nova de Minas, na região Central do Estado. Os estudos apontam para um volume estimado entre 176,5 bilhões e 194,6 bilhões de metros cúbicos de gás natural, o que representa uma capacidade de produção para 25 anos. A expectativa é que a produção do gás se inicie em dois anos.

O governador Antonio Anastasia afirmou que a economia mineira será ainda mais alavancada com a descoberta feita pelo Consórcio Cebasf, liderado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), empresa vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

O governador Antonio Anastasia ressaltou que o potencial de produção de gás natural no Estado significará uma revolução econômica, a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro e São Paulo, estados que têm no petróleo e no gás uma importante fonte de receita.

“Isso é uma verdadeira revolução econômica. Aqui, passamos a ter a confirmação absoluta que a reserva de gás da bacia do São Francisco é economicamente viável. Sinaliza que teremos em Minas Gerais, felizmente, uma outra grande indústria, que é a indústria do gás, numa região do Estado que ainda sofre com muitos fatores de desigualdade”, reiterou o governador de Minas Gerais.

O gás está localizado numa área com extensão aproximada de 400 km², de um total de 2.918 km² do Bloco 132. Estão em curso os estudos para estabelecer o valor da reserva e a forma mais adequada e econômica de produção e utilização do gás. O insumo pode ser destinado ao uso industrial, residencial e veicular, além da produção de energia (por meio de termelétricas) e de fertilizantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário