quinta-feira, 15 de setembro de 2011

UM SETE DE SETEMBRO INESQUECÍVEL


As manifestações, mais que cívicas, verdadeiramente cidadãs nesse 7 de Setembro de 2011, fizeram aflorar os sentimentos mais profundos de amor à Pátria Brasileira, expressos na bela letra do Hino Nacional.

PÁTRIA
Todo mundo usa a palavra pátria para designar o Brasil, como se ela tivesse o significado idêntico ao de ‘país’. Mas ‘país’ está muito mais associado ao território físico, delimitado pelas fronteiras. Pátria, entretanto, representa uma relação afetiva do(s) indivíduo(s) com a nação. Usando o termo pátria estamos afirmando um caráter sentimental da relação indivíduo-país. Podemos perceber essa afirmação bastante evidente na letra do Hino Nacional, já que na mesma estrofe estão os adjetivos ‘amada’ e ‘adorada’, além da expressão ‘mãe gentil’: ‘Terra adorada / Entre outras mil / És tu, Brasil, / Ó PÁTRIA amada! / Dos filhos deste solo / És mãe gentil, / PÁTRIA amada, Brasil!’. Antes já aparecera o adjetivo ‘idolatrada’ relacionado à PÁTRIA.

IMPÁVIDO
‘Gigante pela própria natureza / és belo, és forte, IMPÁVIDO colosso / e o teu futuro espelha essa grandeza’. Nesses versos, nossa pátria recebe adjetivos de carga bastante positiva, entre eles IMPÁVIDO. IMPÁVIDO quer dizer destemido, valente, corajoso. Podemos ver que Joaquim Osório Duque Estrada exaltou o Brasil na composição do Hino Nacional. Quando o letrista chama o Brasil de IMPÁVIDO, ele estende o adjetivo ao povo.. Toda a nação se sentiria bela, forte e IMPÁVIDA.
FULGURAR
‘Deitado eternamente em berço esplêndido, / Ao som do mar e à luz do céu profundo, / FULGURAS, ó Brasil, florão da América, / Iluminado ao sol do Novo Mundo!’. Mais uma vez exaltando o Brasil, dessa vez a letra do hino quer passar a ideia de que o país ocupa uma posição de destaque na América e no mundo. FULGURAR quer dizer emitir ou refletir um brilho. E também se destacar em relação aos outros. Dessa forma, o hino dedica uma estrofe da sua composição para glorificar o brilho e o destaque do nosso país, que FULGURA na América, iluminado pelo Sol deste Novo Mundo.
PLÁCIDO
Todo mundo sabe cantar pelo menos a primeira parte do Hino Nacional Brasileiro. E o primeiro verso dele talvez esteja no inconsciente coletivo: ‘Ouviram do Ipiranga as margens PLÁCIDAS’. Quando o autor do hino, Joaquim Osório Duque Estrada, adjetivou as margens do rio Ipiranga de PLÁCIDAS, quis dizer que elas estavam serenas, calmas, sossegadas. PLÁCIDO, é tudo aquilo que transmite uma sensação de mansidão e paz de espírito. Mas, foi um 7 de Setembro nada plácido e nenhum pouco manso para a classe política, que hoje murmura pelos porões de Brasília!!

BRADO
BRADO significa grito, uma fala enérgica, que seja ouvida a distância e inspire respeito ou temor. A palavra BRADO aparece já na primeira estrofe do hino: ‘Ouviram do Ipiranga as margens plácidas / De um povo heróico o BRADO retumbante, / E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, / Brilhou no céu da pátria nesse instante’. Podemos perceber que a letra atribui ao povo brasileiro o grito. Isso pode significar uma tentativa de incluir o povo nas lutas pela independência do Brasil, além de passar a idéia de uma população valente, sem medo, heróica, que luta pelos seus desejos. BRADO também pode ser visto como um clamor, um protesto, uma reclamação. Nesse 7 de setembro o povo soltou seu BRADO nas ruas contra a corrupção patrocinada pelos petistas que vilipendiam a Pátria!

As faixas pipocaram nas ruas, veja algumas:
PAÍS RICO, É PAÍS SEM CORRUPÇÃO!
"Kadafi, não importa o seu passado, no Brasil você pode ser deputado."
(...) As faixas levadas à manifestação tinham frases fortes e bem- humoradas. Havia dizeres como: "País rico é país sem corrupção" (referência ao slogan do governo federal; "País rico é país sem pobreza"); “Dilmão, seu governo só tem ladrão!”; "Fim do voto secreto"; "Corrupto safado, pede para sair" (referência bem-humorada ao filme Tropa de Elite); "Contra Sarney e sua gangue"; "Menos ratos e mais ratoeiras"; "Deus, salve o Brasil"; "Não precisa de CPMF, basta não roubar", e "Jack horroriza" (alusão à deputada Jaqueline Roriz, flagrada em vídeo recebendo maços de dinheiro do esquema de corrupção no Distrito Federal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário