sexta-feira, 2 de outubro de 2009

BH NA OLIMPÍADA RIO 2016


Primeira cidade sul-americana a ser escolhida para sediar uma Olimpíada, o Rio sustenta seu projeto em alguns pilares que foram decisivos para a vitória nesta sexta-feira sobre Chicago, Madri e Tóquio. O apoio da população, o engajamento governamental, as belezas naturais da cidade e a possibilidade de utilizar o evento como ferramenta de transformação e inclusão social foram os principais pontos utilizados pela candidatura brasileira para ganhar os votos na eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O Rio aposta em instalações com amplo reconhecimento mundial, como o Maracanã, em algumas estruturas já construídas para a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e em novos empreendimentos. Mas são as belezas naturais que se destacam no projeto carioca, com competições nas praias, na Baía de Guanabara e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Para deixar tudo isso pronto até 2016, as três esferas de governo prometem apoio irrestrito. Assim, a cidade receberá a Olimpíada entre os dias 5 e 21 de agosto e a Paraolimpíada entre 7 e 18 de setembro.

Os eventos da Olimpíada de 2016 vão se concentrar em quatro regiões do Rio: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã. Mas as obras devem atingir toda a cidade, com melhoria do transporte público, modernização dos aeroportos, ampliação da rede hoteleira e as novas instalações esportivas, entre muitas outras coisas que ficam como legado para quem recebe os Jogos Olímpicos.

Vitória do Rio inclui BH no mapa olímpico

Governo de Minas
Mineirão será um dos palcos da competição de futebol dos Jogos Olímpicos 2016

A escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 colocou Belo Horizonte no roteiro da competição. A capital mineira será uma das subsedes dos torneios masculino e feminino de futebol.

Após o anuncio oficial, o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, afirmou que a capital mineira vai usar a estrutura da Copa do Mundo de Futebol de 2014 para receber também a competição Olímpica. “Não teremos que fazer um grande investimento, pois já nos comprometemos com a Copa de 2014. Sem dúvida, foi uma grande vitória”, afirmou.

Mesmo sem demandar um grande investimento, Corrêa acredita que os Jogos de 2016 serão mais uma oportunidade para incrementar o setor turístico em Belo Horizonte. O governador Aécio Neves (PSDB) também destacou a escolha e fez questão de ressaltar os benefícios que a organização do evento trará ao país. “Acho que todos nós vivemos a mesma emoção. Uma grande vitória do Rio de Janeiro, mas uma vitória maior ainda do Brasil”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário