Primeira cidade sul-americana a ser escolhida para sediar uma Olimpíada, o Rio sustenta seu projeto em alguns pilares que foram decisivos para a vitória nesta sexta-feira sobre Chicago, Madri e Tóquio. O apoio da população, o engajamento governamental, as belezas naturais da cidade e a possibilidade de utilizar o evento como ferramenta de transformação e inclusão social foram os principais pontos utilizados pela candidatura brasileira para ganhar os votos na eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI).
O Rio aposta em instalações com amplo reconhecimento mundial, como o Maracanã, em algumas estruturas já construídas para a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e em novos empreendimentos. Mas são as belezas naturais que se destacam no projeto carioca, com competições nas praias, na Baía de Guanabara e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Para deixar tudo isso pronto até 2016, as três esferas de governo prometem apoio irrestrito. Assim, a cidade receberá a Olimpíada entre os dias 5 e 21 de agosto e a Paraolimpíada entre 7 e 18 de setembro.
Os eventos da Olimpíada de 2016 vão se concentrar em quatro regiões do Rio: Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã. Mas as obras devem atingir toda a cidade, com melhoria do transporte público, modernização dos aeroportos, ampliação da rede hoteleira e as novas instalações esportivas, entre muitas outras coisas que ficam como legado para quem recebe os Jogos Olímpicos.
Vitória do Rio inclui BH no mapa olímpico
| ||||
A escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 colocou Belo Horizonte no roteiro da competição. A capital mineira será uma das subsedes dos torneios masculino e feminino de futebol.
Após o anuncio oficial, o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, afirmou que a capital mineira vai usar a estrutura da Copa do Mundo de Futebol de 2014 para receber também a competição Olímpica. “Não teremos que fazer um grande investimento, pois já nos comprometemos com a Copa de 2014. Sem dúvida, foi uma grande vitória”, afirmou.
Mesmo sem demandar um grande investimento, Corrêa acredita que os Jogos de 2016 serão mais uma oportunidade para incrementar o setor turístico em Belo Horizonte. O governador Aécio Neves (PSDB) também destacou a escolha e fez questão de ressaltar os benefícios que a organização do evento trará ao país. “Acho que todos nós vivemos a mesma emoção. Uma grande vitória do Rio de Janeiro, mas uma vitória maior ainda do Brasil”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário