domingo, 4 de outubro de 2009

NAMORADEIRA DE VARANDA






Nas cidades coloniais brasileiras era comum, em tempos passados, a moça na janela ficar para ver o moço passar, a dona de casa, da labuta do lar, exausta para a janela se dirigia a relaxar, o menino e a menina, para não ouvirem conversas alheias, à janela eram mandados, já as velhas, muito ao contrário, na janela, da vida alheia se inteiravam, enquanto de rosário na mão, rezavam. Era um tal de janelar, que não tinha pedra pôme, limão e açúcar, almofadinha ou coxim, que desse um jeito de proteger os cotovelos, dos calos que fatalmente denunciavam as janeleiras.

Hoje, embora nossas janelas, com grades muito altas ou muito grandes, não mais sirvam para se debruçar, a tradição se mantém viva nas namoradeiras, todas bem pintadinhas, loiras ou morenas, nas janelas ficam e esperam ser vistas sem sentirem o tempo passar.

Em Minas Gerais, a tradição ainda perdura através das bonecas namoradeiras que são colocadas nas varandas das casas. A cidade de Raposos se destaca na fabricação das namoradeiras que chamam a atenção dos turistas que não conhecem a tradição.

Vinícius Rosa Rios, coordena o atelier Produção Nacional na cidade de Tiradentes e é um dos nomes importantes entre os artesãos que trabalham em madeira maciça esculpindo as namoradeiras, e outras peças mais, além de painéis de madeiras de demolição.

São vários ateliês que trabalham com namoradeiras mas são as habilidades do artesão que determinam o encanto de cada uma. Uma onda de namoradeiras passou por Tiradentes e estas foram produzidas em série, em gesso.

3 comentários:

  1. pra se pintar com espresao do onhar depende de cada artista ou artesao.

    ResponderExcluir
  2. vc poderia fazer um anucio pra mim com meu contato ja que seu blog tem muito acesso eas namoradeiras sao minhas ! atelieraposos@yahoo.com.br ou 31 91141346

    ResponderExcluir
  3. Onde posso comprar uma boneca?Eu moro em Porto Alegre

    ResponderExcluir