sábado, 17 de outubro de 2009

MALDITO HORÁRIO DE VERÃO


À meia-noite deste sábado vai ser hora de adiantar os ponteiros dos relógios em uma hora, e mantê-los assim até a 0h de 21 de fevereiro de 2010. Este ano será o primeiro em que o horário de verão começa a vigorar em um período fixo, conforme decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008. Até então, era publicado, anualmente, um decreto para definir o período da mudança. Agora, o horário de verão começará sempre a partir da zero hora do terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão será transferido para o domingo seguinte.

A alteração chega trazendo descontentamento para parte da população, principalmente para aqueles que precisam acordar mais cedo para trabalhar ou estudar. A reclamação é geral: uma hora a menos de sono, sair para trabalhar ainda no escuro e ter o dia mais curto lideram a lista de lamúrias. O horário de verão vigora durante 126 dias nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, afetando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Os estados do Norte e Nordeste ficam de fora da medida.

Não acredito na propalada "economia de energia", pois a maioria do população acorda cedo e é obrigada a acender as luzes da casa, coisa que não seria necessário no horário normal. Quem inventou o horário de verão só tinha um motivo: encher o saco do povo!

Se aparecer um candidato a presidente prometendo acabar com o horário de verão, terá meu voto incondicional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário