sexta-feira, 30 de outubro de 2009

EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL


Técnicas e produtos reduzem em 14% consumo de energia e 40% o volume de água
O Brasil ainda engatinha na construção de prédios verdes. Porém, em se tratando de uma iniciativa tão nobre e impulsionada pela comprovação das vantagens financeiras a longo prazo, o conceito cresce a passos largos. Minas Gerais começa a participar desse esforço em prol do planeta com o primeiro prédio inteiramente sustentável do estado, que vai sediar a Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz). O desafio coube aos arquitetos Alexandre Bragança e Gustavo Penna, que assinam o projeto de 52 mil metros quadrados, distribuídos em 29 andares e com capacidade para abrigar 2.850 pessoas.

A Forluz foi o primeira a entrar com o pedido em Minas para o edifício e está prestes a receber a certificação pelo Green Building Council do Brasil (GBC Brasil). Para tanto, foi preciso adotar técnicas e produtos visando a reduzir em 14% o consumo de energia e em 40% o volume de água. A busca é pela certificação ouro do selo Leed, sigla em inglês para Liderança em design ambiental e energético.

O prédio contará com sistema inteligente de reaproveitamento de água, automação de persianas, sensores de luminosidade nos andares, sistema de ventilação noturna e elevadores inteligentes com separação para grupos internos e externos. Um sistema avançado de condicionamento de ar também foi contemplado no desenvolvimento do prédio, que será, ainda, adaptado para receber portadores de necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário