segunda-feira, 23 de novembro de 2009

LULA DÁ COTOVELADA EM OBAMA


Uma reportagem publicada nesta segunda-feira no jornal americano The New York Times afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "está dando cotoveladas" no seu colega americano, Barack Obama, ao receber o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em Brasília nesta segunda-feira.

"As ambições brasileiras de se tornar um ator importante no palco diplomático global batem de cabeça nos esforços dos Estados Unidos e outras potências mundiais de controlar o programa de armas nucleares do Irã", afirma o NYT.

Para os críticos do encontro entre Lula e Ahmadinejad, a visita "pode enfraquecer os esforços para pressionar o Irã no seu programa nuclear, e consequentemente esfriar as relações do Brasil com os Estados Unidos e arranhar sua crescente reputação como potência global".

Da Espanha, o jornal El País escreve que a chegada de Ahmadinejad a Brasília é "uma arriscada operação diplomática" de Lula, que "tenta reforçar seu papel como protagonista internacional (…), mas pode ficar em uma posição difícil se a visita acabar em fiasco". Em meio a uma "busca desesperada por apoio internacional", diz o jornal, "a América Latina se tornou cenário de um importante esforço de penetração diplomática iraniana".

Para o britânico Financial Times, a visita de Ahmadinejad é um "sério teste diplomático" para o "status do Brasil como uma potência mundial emergente". O jornal acredita que a recepção será um "reconhecimento" do regime iraniano por parte do maior país da região.

Isso é resultado do imenso ego do operário presidente, aquele que acha que diploma é bobagem e que qualquer um pode ser presidente desse país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário