quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MINAS VAI PRODUZIR VACINA CONTRA MENINGITE C


Meio mililitro que pode salvar vidas. A partir do dia 28, uma simples picada de agulha vai imunizar crianças de até 2 anos contra um mal que deixa sequelas permanentes: a meningite tipo C. Numa parceria com um laboratório internacional, Minas vai ser o primeiro estado do país a produzir a vacina contra a doença, via Fundação Ezequiel Dias, e já no último sábado de novembro deve começar a aplicação de doses em 540 mil crianças.

Antes da assinatura do convênio, a medicação só era oferecida na rede privada , custando, em média, R$ 150 a dose. Em Minas, o investimento de R$ 16 milhões na compra da tecnologia e construção de uma fábrica, no Bairro Gameleira, Oeste de BH, vai permitir a autossuficiência na produção. A expectativa é de que, a partir do segundo semestre de 2010, esteja pronto o primeiro lote de 1 milhão de doses, para atender o calendário de imunização. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual, Luiz Felipe Caram, primeiro será imunizada a faixa etária de maior risco. “É uma garantia de qualidade de vida para as crianças, que não correm o risco de ter sequelas que muitas vezes dificultam a fala, a audição e a locomoção.”

Antes da vacinação maciça, a imunização só era ofertada em casos emergenciais de surto. Com os investimentos em Minas, a expectativa é fornecê-la para outros estados e até para outros países a custo reduzido. A estimativa é de que a dose custe até cinco vezes menos do que o valor cobrado por laboratórios. “Os recursos da comercialização podem ser reinvestidos na área da saúde, o que permite novas pesquisas em outras vacinas”, diz Caram. Além de proteger contra a meningite C, a Funed deve produzir remédios para o tratamento da hepatite C, de doentes renais crônicos e transplantados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário