sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ZELAYA É PASSADO


Os partidários do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, já não marcham todos os dias pelas ruas para exigir o retorno de seu líder ao poder.
"Encerramos esse capítulo de lutas nas ruas após a decisão do Congresso de não restituir Zelaya, o que foi um golpe no ânimo de nossa gente", disse hoje o líder da Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado, Juan Barahona. "Já não pedimos o regresso de Zelaya, porque no dia 27 de janeiro, vence seu mandato de quatro anos e um novo governo de Porfirio Lobo vai assumir. Mas nossa luta é pela Constituinte", afirmou Barahona.

Ontem, o Congresso se recusou a restituir Zelaya, refugiado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa desde 21 de setembro, após voltar secretamente à capital. A votação dos 128 deputados teve 111 votos contra a volta de Zelaya e 14 a favor. Três deputados não participarão da sessão.

Dessa forma, o Congresso cumpriu o quinto ponto do Acordo Tegucigalpa-San José, negociado por Zelaya no dia 30 de outubro com o presidente interino Roberto Micheletti, com o aval dos Estados Unidos e da Organização dos Estados Americanos (OEA). Lobo, do opositor Partido Nacional, venceu seu adversário liberal Elvin Santos nas eleições gerais do domingo.

Assim, só Lula continua teimando em assuntos dos outros, os hondurenhos já desistiram. Lula vai ter que levar Zelaya para sua casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário