terça-feira, 29 de setembro de 2009

FESTIVAL DA BANANA DE SABARÁ



Culinária e artesanato feitos com uma das bananas mais saborosas de Minas Gerais vão mudar a rotina do distrito de Ravena, em Sabará, na Grande BH, que realiza o primeiro Festival da Banana do município. O objetivo do evento é incentivar a produção agrícola, gerar trabalho e renda e preservar o meio ambiente, freando o crescimento desordenado na região. Um tripé que resgata a auto-estima dos moradores e cria mecanismos para aumentar a qualidade de vida do distrito.

Além de causos e música, o visitante encontrará, nos três dias do evento, pães e roscas feitas com a fruta, banana chips, caldo de banana verde, vários doces, culinária regional e o umbigo de bananeira, de onde se extrai um palmito que, cozido com carne, é recheio de várias iguarias. O artesanato inclui itens como embalagens, anjos, bruxas, bonecas e reproduções da Santa Ceia.

A artista plástica e publicitária Maria Tereza Penna, presidente da ONG Mineiridade em Pencas, à frente do festival, conta que mesmo sem apoio financeiro do poder público, foi possível capacitar 250 mulheres para trabalhar com a palha da bananeira e gerar renda para a região. Ela acredita que o festival vai abrir caminho para um projeto maior, que é criar o minicircuito da banana dentro da Estrada Real. Uma trajetória ao inverso, que prevê o incremento da produção local para atrair o turismo e movimentar a economia. Os municípios envolvidos são Sabará, Caeté, Taquaraçu de Minas, Barão de Cocais, Catas Altas, Santa Bárbara, Bom Jesus do Amparo, Santa Bárbara, Nova União e provavelmente Itabira.


O Buraco Quente e o Coração de Banana
O buraco quente

Buraco quente é apenas o nome de um sanduíche brasileiro, feito apenas com carne desfiada bem molhadinha, recheando um pãozinho francês, do qual retira-se o miolo fazendo um buraco, daí o nome do sanduíche. Apresentamos um buraco quente diferente, recheado com legumes, carne e coração de banana.
O coração de banana é conhecido por vários outros nomes: umbigo de banana, coração de bananeira, flor de bananeira, gema floral de bananeira, botão floral da bananeira ou palmito de bananeira.
É do coração da bananeira (roxo e alongado) que nascem as pencas de flores que ao amadurecerem transformam-se em pencas de frutos.
É um ingrediente muito comum em Minas, onde entra em refogados de costelinha ou linguiça. Pode ser preparado até com bacalhau - deve ser uma combinação realmente interessante. Como recheio do buraco quente, o coração de banana deixa um sabor bem característico, difícil de ser explicado, lembra o sabor de verdura, e não de banana, como alguns poderiam pensar.
Pesquisadoras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desenvolveram recentemente o produto "Coração de bananeira em conserva". O coração de bananeira em conserva apresentou aroma, sabor e textura semelhantes aos apresentados pelo “palmito em conserva”. Está aí uma ótima alternativa para um produto que é eliminado da bananeira, para que os frutos fiquem com uma aparência melhor, e acaba sendo usado como adubo orgânico ou na alimentação animal.


Os legumes do recheio: cebola, tomate, pimentão, repolho e o coração de banana

O coração de banana

Preparo do coração de banana com cheiro verde

O recheio completo sendo preparado na chapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário