quarta-feira, 9 de setembro de 2009

QUEM É QUE MANDA?


O Brasil é um país sério? Dizem que De Gaulle certa vez duvidou. Mas será o que Sarkozy, atual presidente da França, está pensando a respeito?
Sim, porque, depois de participar das comemorações do Dia da Pátria e dar declaração pública conjunta com Lula anunciando a compra pelo Brasil de 32 caças franceses, da Dassault, parece que não é bem assim.
O ministro da Defesa, Carlos Jobim, deu declaração à imprensa dizendo que a compra dos aviões seguirá o rito normal da concorrencia, que além da França, inclui Estados Unidos e Suécia. Isso práticamente desautoriza o fechamento de negócio anunciado por Lula.
Lula se apegava na "transferencia de tecnologia" prometida pela França, porém EUA e Suécia também propõem transferencia de tecnologia. E a FAB parece que torce o nariz para os aviões franceses.
Para mim isso é uma enorme gafe cometida por Lula e que a imprensa em geral está deixando passar batido. A imprensa nacional está cada vez mais na carteirinha do governo. Como é que um presidente dá declarações públicas conjuntas com outro chefe de estado, anunciando um negócio de bilhões de reais e logo em seguida é desmentido por seu ministro, aliás, corretamente desmentido em nome dos interesses nacionais.
Lula engoliu o desmentido e meteu o rabo no meio das pernas.
Ainda bem que nesse caso, quem está mandando é o ministro da defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário