quinta-feira, 10 de setembro de 2009

TRAPALHADA


A Comissão de Relações Exteriores do Senado vai ouvir na próxima quarta-feira o ministro Nelson Jobim (Defesa) sobre a decisão do governo brasileiro de comprar 36 aviões de combate para aumentar o patrulhamento das fronteiras do país --especialmente na Amazônia e na região do pré-sal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a anunciar a compra de 36 caças Rafale do governo francês, mas Jobim recuou ao afirmar que o processo de seleção das aeronaves ainda não está concluído.
Na segunda-feira, Lula anunciou ao lado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, a disposição do governo brasileiro de negociar a compra dos 36 aviões franceses. Em troca, o governo do país compraria 10 aeronaves brasileiras de transporte de cargas que serão construídas pela Embraer até 2015.
Lula, ao anunciar antes do esperado a definição do Brasil pelos caças da francesa Dassault, provocou constrangimento no seu próprio governo, que teve de recuar ontem, informando que o processo de seleção não está concluído e que o F-18 dos EUA e o Gripen sueco ainda estão na disputa.
Lula se precipitou no jantar com Sarkozy no domingo à noite e queimou etapas do processo de seleção, o que irritou o Comando da Aeronáutica e deixou Jobim no fogo cruzado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário