sexta-feira, 14 de maio de 2010

"LULA DESAFIA POLÍTICA EXTERNA AMERICANA"


Ás vésperas da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital iraniana, Teerã, a viagem se tornou o foco de "esforços diplomáticos intensos, em meio à esperança brasileira de encontrar um meio termo na disputa e temores americanos de que ele (Lula) possa complicar os esforços para chegar a uma resolução estabelecendo sanções nas Nações Unidas".

"As autoridades americanas reconhecem que a tentativa brasileira de seguir um caminho diplomático próprio – assim como esforços parecidos de outras 'potências emergentes', como a Turquia – são um novo desafio para a política externa americana", diz o Financial Times.

O embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon(foto), disse que "à medida que o Brasil se torna mais afirmativo globalmente e começa a afirmar sua influência, vamos trombar com o Brasil em novos temas – como o Irã, o Oriente Médio, o Haiti".

Shannon disse que, embora "positiva de uma maneira geral", esta postura brasileira "está nos desafiando porque significa que temos de repensar a forma como entendemos nosso relacionamento".

Lula agora só tem um caminho, conseguir fazer o Irã aceitar as condições americanas, qualquer outro resultado será taxado de fracasso dele e se daí resultar uma crise, ela será creditada a Lula. Um risco desnecessário que Lula resolveu assumir para si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário