sexta-feira, 21 de maio de 2010

VALE A PENA SE A MULTA É PEQUENA


Nunca na história desse país houve um presidente que desrespeitasse tanto a lei eleitoral quanto Lula. Ele e sua candidata Dilma, vem sendo multados seguidamente por infringir as regras eleitorais, isso também é história, isso também vai para o currículo. Para Lula, tudo vale a pena se a multa é pequena.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de Pernambuco protocolou ontem, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff; o governador do Estado, Eduardo Campos; e os presidentes da Petrobras, Sérgio Gabrielli; da Transpetro, José Sérgio de Oliveira Machado; e do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, Alberto Alves dos Santos, por prática de propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidatura de Dilma à Presidência.

A Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) somente permite a propaganda eleitoral a partir do dia 6 de julho do ano da eleição. Aquele que descumprir pode ter de pagar uma multa, cujo valor solicitado na representação dos promotores é de R$ 25 mil. Segundo o MPE, os cinco citados no documento teriam feito propaganda eleitoral antecipada durante a solenidade de lançamento do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro, realizada em Ipojuca (PE) no último dia 7.

Segundo o MPE, a própria idealização do evento "denuncia a irrecusável configuração de ato de campanha eleitoral antecipada", que estaria confirmada nos discursos proferidos na cerimônia. No documento, o órgão cita um trecho do discurso do presidente Lula, que, ao lado de Dilma, teria dito: "E eu vou dizer uma coisa: eu acho que o que nós fizemos no Brasil não pode mudar. Se a gente deixar este país regredir, nós sabemos que para fazer é difícil, mas para derrubar é fácil. Vocês viram o que aconteceu com a Grécia agora ."

Em seguida, informa o MPE, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco teria discursado afirmando que "aqui, presidente, o seu mandato seria igual ao de Fidel Castro". "Como Vossa Excelência não quer, nós temos a obrigação de votar em quem o senhor indicar. Seu projeto não é só de desenvolvimento, mas de inclusão social. Bom Dilma para todos." O ministro Joelson Dias é o relator da representação no TSE.

2 comentários:

  1. Waldeir ... o brasileiro precisa se mobilizar , sair desse estado de espectador... a maioria acha que alguem ir... Ver maisá mudar as coisas necessarias, mas não se inclui como agende de mudança , por isso sempre são os outros o culpado dos problemas ... quando na prática somos nós os verdadeiros culpados de aceitar essas maluquices como quase normais. Vamos exigir que o Judiciario cumpra o seu papel Constitucional e julgue toda a quadrilha do mensalão ... fartamente divulgadada pela imprensa como um dos maiores escandalos da Republica. o TSE julgue os interesses dos Eleitores a começar pela validade do FICHA LIMPA a partir desta eleição..... ACORDA BRASIL .... tome vergonha na CARA... http://twitter.com/parrajose

    ResponderExcluir
  2. Waldeir ... o brasileiro precisa se mobilizar , sair desse estado de espectador... a maioria acha que alguem irá mudar as coisas necessarias, mas não se inclui como agende de mudança , por isso sempre são os outros o culpado dos problemas ... quando na prática somos nós os verdadeiros culpados de aceitar essas maluquices como quase normais. Vamos exigir que o Judiciario cumpra o seu papel Constitucional e julgue toda a quadrilha do mensalão ... fartamente divulgadada pela imprensa como um dos maiores escandalos da Republica. o TSE julgue os interesses dos Eleitores a começar pela validade do FICHA LIMPA a partir desta eleição..... ACORDA BRASIL .... toma vergonha na CARA...

    ResponderExcluir