quinta-feira, 20 de maio de 2010

O SENADO, O VERBO E A FICHA


Uma emenda de plenário ao projeto Ficha Limpa, apresentada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), estabelece que a proibição para que pessoas com condenações por colegiados se candidatem a cargos eletivos só valerá para sentenças proferidas após a promulgação da lei.

Com essa interpretação, mesmo os poucos casos que seriam atingidos pela proposta poderão se candidatar, como o deputado Paulo Maluf (PP-SP), que é do mesmo partido de Dornelles.

O pulo do gato dos fichas sujas foi dado pelo senador Francisco Dorneles, mas não devemos culpar só ele.

Vejam a manobra: alegando emenda de redação para não ter de retornar à Câmara, Dorneles trocou simplesmente o tempo do verbo. Onde estava escrito: "os que foram condenados", ele trocou para: "os que forem condenados...", só isso liberou todos os ficha sujas para candidatar a essa eleição, inclusive Romero Jucá, que eu vi sem entender, votando a favor do projeto. Porisso eu estava desconfiado ontem e disse que tinha coisa aí. E tem, o Ficha Limpa como está, só vale para processos iniciados a partir da promulgação da lei. Portanto não se preocupem, Lula vai promulgar sem problema!

Todos os 81 senadores devem ser responsabilizados por essa manobra. Será que nenhum desses senhores tão experientes notaram uma manobra tão primária quanto essa?

Isso frustra todo o povo brasileira que colocou toda sua esperança nesse projeto e foi enganado pelo Senado da República.

Um comentário:

  1. Waldeir,

    Viu só como essa gente é esperta ? Trocaram "foram" por "forem" para passar despercebido. Isto é que dá sermos um povo com maioria absoluta de ignorantes, sem instrução.
    Onde está a lista de endereços eletrônicos desses senadores safados no seu blog com url completo ?

    ResponderExcluir