segunda-feira, 18 de maio de 2009

ENFIM, LULA CHEGA À CHINA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Pequim nesta segunda-feira, para o início de sua visita oficial de à China, com a difícil missão de aprofundar o comércio entre os países e atrair investimentos chineses ao Brasil. A visita de Lula já é alvo de preocupação de empresários brasileiros que vêem pouco empenho do governo do Brasil em pressionar a China por uma maior abertura para os produtos brasileiros.
A importância do Brasil para a China ainda é pequena. As exportações brasileiras representam apenas 1,3% das importações chinesas.
Muitos empresários que acompanhariam a visita de Lula para participar de encontros com empresários chineses acabaram desistindo, reclamando da falta de empenho brasileiro para convencer as autoridades chinesas a abrir seu mercado.
O roteiro inicial que incluia Xangai e Shenzhen foi mudado e vai se limitar apenas a Pequim, onde haverá encontro de autoridades e o encerramento num encontro empresarial.
Muitos componentes da delegação do Governo Lula já retornaram ao Brasil, ficaram apenas dois ministros e o Sr. Sergio Gabrielli, presidente da Petrobrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário