quinta-feira, 21 de maio de 2009

GAFE NA TURQUIA


O presidente Lula está acostumado a fazer piadinhas nos seus discursos e ser brindado, aqui no Brasil, com aplausos e gargalhadas da plateia. Mas, lá fora é diferente. Durante a visita a Istambul, Turquia, quis fazer 'gracinha" com a palavra turco:
"No Brasil, tem uma coisa interessante que vocês precisam conhecer", disse Lula em um seminário com empresários locais. "Apareceu alguém vendendo algo na porta de um brasileiro, ele sabe que é um turco que está vendendo", afirmou, sem qualquer reação da plateia.
Insistiu, talvez querendo ser mais claro:
"Qualquer vendedor que for vender um produto na casa das pessoas, prontamente ele é chamado de turco. Eu não sei se é o turco nascido em Istambul ou no tempo do Império Otomano, nascido na Arábia Saudita ou no Líbano". E nada de reação.

"É preciso fazer jus a essa especialidade de comercializar do povo turco para que possamos estreitar as relações comerciais entre o Brasil e a Turquia", disse. A platéia continuou muda.

Aqui no Brasil, realmente temos o costume de generalizar a palavra turco no trato com pessoas de origem árabe.

Não existe turco nascido no Líbano e nem na Arábia Saudita, turco é da Turquia.

Para completar, Lula afirmou diante de uma platéia boquiaberta que o Brasil tem 17 milhões de kilometros de fronteira terrestre. Só para ter uma idéia de grandeza, a distância da Terra à Lua é 384.000 kilômetros. Veja o quanto Lula esticou a fronteira terrestre brasileira que na verdade tem 15.791 kilômetros.

Tá na hora de voltar, presidente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário