sexta-feira, 29 de maio de 2009

O PAC EMPACOU


O PAC que é tão falado por Lula e é o carro chefe da campanha da ministra Dilma tem mais lero lero do que ação.
De um total de 10.914 empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) distribuídos nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal, 3% foram concluídos e 74% não saíram do papel até dezembro do ano passado. O balanço foi realizado pelo site Contas Abertas, com base em relatórios divulgados pelo comitê gestor do programa.

Segundo o site, os dados são referentes a investimentos previstos pela União, empresas estatais e iniciativa privada nos períodos de 2007 a 2010 e pós 2010. O Estado de São Paulo é o que tem maior número de projetos do PAC concluídos: 39, de um total de 1.051. Destes, 725 ainda estão no papel - entre eles o do trem de alta velocidade que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas (SP), assim como quatro projetos para o aeroporto de Viracopos, também em Campinas, e dois para o aeroporto de Guarulhos (SP).

Mato Grosso do Sul aparece em segundo lugar, com 25 obras finalizadas. Em Minas Gerais, estado de origem da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o quadro é semelhante. Apenas 25 obras foram concluídas. Na Bahia, um dos Estados mais favorecidos pelo PAC, apenas 2% dos projetos foram entregues à população. De um total de 917 ações, somente 16 chegaram a ser concluídas. Do todo, 80% não passaram da fase de planejamento. Já Maranhão apresenta o pior quadro, com apenas 3 projetos finalizados entre 385 prometidos. O total de empreendimentos concluídos no Estado chega a apenas 0,8%. Há ainda 56 obras em andamento. A região Norte, segundo o levantamento, conta com apenas 53 obras realizadas. Nos sete Estados que a compõem - Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins - está prevista a construção de 1.309 empreendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário