quinta-feira, 21 de outubro de 2010
AS PESQUISAS NÃO BATEM
As pesquisas que tanto erraram no primeiro turno ensaiam de novo sua atuação nefasta no segundo turno.
A Vox Populi, contratada do PT, puxando a fila e o Ibope seguindo seus passos, abriram o segundo turno com uma diferença discreta pró-Dilma e uma semana depois já abrem para 12 pontos, num indicativo que as próximas serão sempre crescentes a favor da candidata.
E isso, sem que nenhum fato novo acontecesse, desfavorávelmente a Serra, pelo contrário, a propaganda dele melhorou, foi melhor nos dois debates e na entrevista do Jornal Nacional, da Globo. E tudo que se vê é uma onda crescente a favor de Serra, que virou a eleição em Goiás(Serra 51% e Dilma 40%) e em Minas Gerais(Serra 45% e Dilma 35%).
Já o instituto Sensus, na contra mão, abriu o segundo turno com uma diferença de 6 pontos a favor de Dilma e ontem publicou nova pesquisa, no mesmo dia do Ibope, trazendo a diferença para 5,8% nos votos válidos. Dilma (PT), com 46,8% das intenções de votos contra 41,8% de Serra (PSDB).Votos nulos e aqueles que não souberam responder somam 11,3 %.
Ao se verificar apenas os votos válidos (descontados os nulos e brancos), Dilma tem 52,8% contra 47,2% de Serra.
Ao par disso, veio a público que as ramificações do grupo da Erenice Guerra não se restringiam apenas à Casa Civil, mas se espalhavam dentro do Palácio do Planalto por outros órgãos ligados à Presidencia da República. A Polícia Federal chegou ao responsável pela quebra de sigilo dos tucanos e parentes de Serra, é um jornalista contratado pela pré-campanha de Dilma Rousseff. Descobriu-se o tal de Cardeal, ligado a Dilma, que fazia o mesmo trabalho de Erenice, só que na área de energia.
Como o PT reagiu? Com a tal história de Paulo Preto! Mas já teve de recuar. A campanha de Dilma Rousseff teme ressuscitar o assunto Castelo deAreia, operação que atinge o ex-diretor da Dersa e outros tucanos, mas tem também potencial de dano para a aliança PT-PMDB. Dois
exemplos: Adhemar Palocci, irmão do ex-ministro Antonio Palocci e diretor da Eletronorte, é citado no relatório da PF, e o nome do vice Michel Temer apareceria em planilha apreendida na casa de executivo da Camargo Corrêa. Na tentativa de evitar retaliações, emissários foram enviados ao QG serrista para dizer que Paulo Preto sumirá do programa de TV.
Quer dizer, quando o PT tenta nivelar os outros com sua corrupção, descobre aliados seus naquilo que pretendia imputar ao adversário. Realmente sobre corrupção, o PT não pode abrir a boca.
A verdade é que a eleição, nesse momento, está rigorosamente empatada. Detalhes como a agressão sofrida por Serra, no Rio, pela tropa de choque petista e os próximos debates trarão reflexos nas próximas pesquisas, embora o Vox e o Ibope estejam determinados a manter vantagem para Dilma, aconteça o que acontecer.
Um detalhe interessante na pesquisa Sensus, entre o eleitorado feminino, que é maior que o masculino, Serra é o candidato preferido. Portanto as mulheres são o grande empecilho para uma mulher chegar à presidencia nessa eleição.
Contraditório? Não. As mulheres percebem com muita clareza, detalhes do universo feminino que os homens não conseguem perceber em Dilma Rousseff. Mulher não engana mulher!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei,muito boa a análise.
ResponderExcluirAdorei,muito boa a análise.[2]
ResponderExcluir