terça-feira, 5 de outubro de 2010

SERRA: ESCUTE ITAMAR!


O senador eleito por Minas Gerais, ex-presidente da República Itamar Franco (PPS), deu o que acredita ser a fórmula para a vitória do candidato José Serra (PSDB) no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto. Na primeira entrevista depois de anunciados os resultados das urnas, concedida nesta terça-feira, Itamar disse que o tucano precisa "sair do casulo", deixar de lado o marketing, assumir sua sensibilidade política e colocar o ex-governador e também senador eleito, Aécio Neves (PSDB), na coordenação da campanha contra a candidata do PT, a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Itamar não quis confirmar se, caso sua lista de apontamentos seja atendida, pedirá votos para Serra. "Tudo vai depender de Aécio Neves, com quem tenho profundas relações hoje", argumentou. O ex-presidente, que chegou a ser cotado para ser vice de Marina Silva (PV), a terceira colocada na disputa presidencial no primeiro turno, disse que não fará papel de ponte para união de Serra com a candidata do PV. "Não tenho liberdade com Marina nem com o Zé Fernando (o candidato derrotado do PV ao governo de Minas)", afirmou.

Para o senador eleito, o abandono do marketing e o apego à sensibilidade política deveriam ocorrer com a apresentação de temas que, conforme Itamar, ficaram de fora da campanha tucana no primeiro turno, como energia e tecnologia, e com o estabelecimento de um confronto direito com o governo federal. "O candidato deveria olhar o que aconteceu em Minas. Mesmo com as investidas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fomos eleitos", disse, se referindo também à vitória de Aécio e do governador Antonio Anastasia (PSDB), que disputou a reeleição.

Itamar disse ainda que Serra não pode ter medo do confronto contra o presidente Lula. "O que queremos ouvir é o que ele pensa para o Brasil, em quê ele é diferente dela (Dilma Rousseff). Chegou a hora da verdade", afirmou. Conforme o senador eleito, caso Serra não adote um novo discurso, "será muito difícil para ele". O senador eleito disse ainda que não adianta o candidato Serra "ficar falando que foi isso, que foi aquilo". "Tem que falar o que vai fazer", pontuou. Itamar disse que chegou a dar conselhos nesse sentido ao tucano. "Mas me chamaram a atenção." Com o desfecho da conversa, Itamar disse que, pessoalmente, não deu mais sugestões ao candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário