sábado, 21 de agosto de 2010

O APRESSADO COME CRU


A imprensa apressadinha começou o dia anunciando a vitória de Dilma no primeiro turno. Repercutem com uma facilidade tremenda qualquer vantagem a favor de Lula e sua candidata, o que difícilmente fariam em favor de Serra.

Toda vez que Serra acerta, é divulgado com alguma ressalva. Todos sabiam, principalmente Serra, que seria uma campanha difícil e que a imprensa, a maior parte, a favor do governo Lula, na defesa de interesses próprios, não seria simpática ao tucano, a menos que obtivesse uma vantagem inexorável sobre a candidata oficial.

Nisso tudo há um outro elemento estratégico de campanha, que é minar a confiança do eleitorado de Serra, buscando uma confortável solução de primeiro turno para o governo Lula.

Essa vantagem momentânea de Dilma é altamente volátil, não são votos que se garantam propriedade, como o dos petistas de carteirinha. Isso serve a Serra, ainda a tempo, para colocar também estratégias de migração desses votos para si.

Reprovar a campanha de Serra na TV? De jeito nenhum, ela vem sendo bem feita, mostrando o que ele pretende fazer e melhorar, nas principais questões, uma delas a saúde.

O problema é que, a principal questão hoje para a maioria do eleitorado, não é saúde, educação ou segurança, como deveria ser. O que move o eleitorado nas classes C e D é o consumo! Esse eleitorado, que representa a maioria do povo brasileiro, quer garantias de que seguirá consumindo.

Se Serra, colocar de maneira clara, formas de garantir e até aumentar o poder de consumo das classes C e D, trará para si parcela considerável desse eleitorado e há tempo para isso.

Se nem Lula conseguiu vitória em primeiro turno contra Alckmin, na época, considerado um adversário fraco para Lula, não vejo hipótese de uma candidata como Dilma vencer Serra em primeiro turno.

E mais, essa situação colocada pela imprensa de certeza de vitória no primeiro turno por Dilma, poderá se voltar contra ela, caso não se confirme e dar mais força ainda para Serra no segundo turno.

"O apressado, come cru!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário