sexta-feira, 13 de agosto de 2010

VOX POPULI E DATAFOLHA ESTÃO CONFLITANTES EM MINAS

Eu sempre acreditei mais no Datafolha, mas agora, levando-se em conta Minas Gerais, está difícil saber quem está certo: Vox Populi ou Datafolha? Estão, estranhamente, muito diferentes.

Duas pesquisas eleitorais divulgadas nesta sexta-feira apontam números diferentes na corrida pelo Palácio da Liberdade. Nos dois levantamentos o senador Hélio Costa (PMDB), candidato da coligação “Todos Juntos por Minas”, aparece na liderança, enquanto o governador Antonio Anastasia (PSDB), candidato à reeleição pela chapa “Somos Minas Gerais”, é o segundo colocado.

Na pesquisa Vox Populi/Band/iG, a diferença entre Hélio Costa e Anastasia caiu dez pontos percentuais em relação ao levantamento de 28/07. O peemedebista caiu de 42% para 36% das intenções de voto, enquanto Anastasia cresceu de 18% para 26%. Brancos e nulos somam 6% e o percentual de indecisos é de 27%.

A outra pesquisa mostrou um parâmetro diferente. Hélio Costa manteve a diferença de 26 pontos sobre Anastasia no levantamento Datafolha/TV Globo. O senador lidera as intenções de voto com 43% contra 17% do governador. Brancos e nulos somam 8% e os indecisos respondem por 24%.

A diferença de 10 pontos no Vox Populi e de 26 pontos no Datafolha, trazem consequencias diretas na disputa entre Serra e Dilma, porque seus candidatos em Minas, Anastasia e Hélio Costa, respectivamente, refletem a tendencia de voto. Houve um esforço grande de Aécio e Serra para tirar uma vantagem de 5% de Dilma no estado e é notável nas ruas a reação provocada por esse esforço, tanto que se reflete na pesquisa Vox Populi. Já no Datafolha aparece uma situação que para quem está no dia a dia parece inacreditável!

Estou com um pé atrás com essas pesquisas, realmente não sei em quem acreditar!

Um comentário:

  1. Waldeir, a gente já viu tanta coisa esquisita na comparação resultado de pesquisa X urnas que tem boas razões p dizer "não acredito em ninguém"! O resultado da pesquisa pode variar MUITO conforme o dia em que é realizada e o lugar pesquisado - sem nem falar na possível má fé do instituto... Eu acredito é na urna. E, se não for pedir demais, no bom senso dos eleitores...

    ResponderExcluir