terça-feira, 3 de agosto de 2010

OFERTA COMPENSATÓRIA OU ELEITOREIRA?


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma "personalidade emotiva" e fez sua proposta de conceder asilo à iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani sem "informação suficiente" sobre o caso, segundo afirmou nesta terça-feira o porta-voz do Ministério do Exterior iraniano, Ramin Mehmanparast.

"O presidente (Lula) da Silva tem uma personalidade muito emotiva e humana, mas provavelmente não tem informação suficiente sobre o caso", declarou o porta-voz.

Mehmanparast disse que a Ashtiani "cometeu um crime" segundo a lei iraniana e que o governo iraniano pode passar mais informações ao presidente Lula "para que ele entenda o caso". O porta-voz respondia, durante uma entrevista coletiva, à pergunta de um jornalista que havia questionado se havia ou não interferência do presidente brasileiro nessa questão.

Assim que seu amigo Ahmadinejad passar informações "suficientes" sobre o "crime" de Sakineh, o que acontecerá? Lula voltará atrás?

A presidenciável Marina Silva (PV) disse hoje que a oferta brasileira de asilo à iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani é uma forma de reparar a política de aproximação do governo brasileiro com o país dos aiatolás.

Para a candidata do PV, o alinhamento entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o colega iraniano Mahmoud Ahmadinejad causou "estranhamento" dentro e fora do Brasil, mas que o gesto da diplomacia brasileira - de oferecer asilo à iraniana - pode ser interpretado como uma tentativa de reposicionar o Brasil "frente à necessária afirmação de defesa dos direitos humanos como valor inegociável".

Ou é um gesto eleitoreiro, já que foi feito em cima de um palanque em Curitiba? Aí vem aquele problema levantado pela vice-Procuradora Eleitoral, Sandra Cureau: Lula diz que faz campanha fora de expediente, então como promete asilo em cima do palanque? Está dentro ou fora de expediente?

Sandra Cureau diz que Lula sempre está em expediente, porque nunca pode desvestir o cargo de presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário