sábado, 24 de julho de 2010

PESQUISAS CRÍVEIS E PESQUISAS INCRÍVEIS


Os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) continuam tecnicamente empatados, como mostra pesquisa Datafolha. O tucano aparece com 37% das intenções de voto, contra 36% de Dilma. Marina Silva (PV) tem 10%. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Menos de 48 horas depois da divulgação da pesquisa Vox Populi que trazia Dilma com 8 pontos na frente de Serra, vem o desmentido através do Datafolha.

Sistemáticamente, os institutos Sensus e Vox Populi sempre trazem a candidata Dilma com vantagem sobre Serra em suas pesquisas e logo depois são desmentidos nas pesquisas do Datafolha e do IBOPE.

Numa eleição extremamente equilibrada como essa, até o momento, é incrível que uma pesquisa encontre uma diferença de 8 pontos percentuais, se até visualmente qualquer pessoa concorde que existe empate técnico entre os dois principais candidatos.

Antes mesmo da Vox Populi ser divulgada, a petezada infestava as redes sociais com comentários e insultos aos adversários, dando os números da pesquisa um dia antes de sua divulgação. Parece um estratégia ensaiada para tentar intimidar no grito a oposição.

O resultado disso é que os números do Vox Populi e do Sensus não estão sendo levados a sério por ninguém mais. A reação depois que saem as pesquisas desses dois institutos é a de expectativa com os números que virão no Datafolha e no IBOPE, só aí, as pessoas conseguem formar uma opinião sobre os números da disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário